A educação em saúde apoiada por um sistema mHealth : foco no tratamento da obesidade em adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202356 |
Resumo: | A educação em saúde é considerada uma prática social que visa contribuir para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas de saúde, a partir da sua realidade, e estimula a busca de soluções para ações individuais e coletivas. O apoio das tecnologias da informação atualmente disponíveis, como o uso dos dispositivos móveis no contexto da saúde (mHealth), vem aumentando ao longo do tempo e, quando bem aplicadas, tais tecnologias auxiliam no processo de aprendizagem, favorecendo as relações sociais, o compartilhamento de experiências, a aprendizagem informal e colaborativa. A obesidade é uma doença crônica e seu avanço tem se dado de forma acelerada em todo o mundo nos últimos anos. No Brasil, 55,7% da população sofre com o excesso de peso, e destes, 19,8% atingiu a obesidade. O objetivo desta Tese foi analisar de que forma um sistema mHealth propicia a educação em saúde para adoção de hábitos saudáveis, com foco no tratamento da obesidade em adultos. Esta pesquisa tem sua fundamentação teórica no Modelo Transteórico de Mudança do Comportamento, nas tecnologias persuasivas visando a adoção de hábitos saudáveis e em heurísticas de design para dispositivos móveis touchscreen. Sua validação foi efetuada através da implementação de um sistema composto de aplicativo móvel e servidor web, com apoio de redes sociais. A pesquisa constituiu-se inicialmente como descritiva e posteriormente explicativa, com natureza aplicada e abordagem quali-quantitativa. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, caracteriza-se uma pesquisa quaseexperimental. Foi realizado um estudo piloto com amostra final de 58 usuários, divididos em dois grupos com graus diferenciados de intervenção, G1 (interação via aplicativo) e G2 (interação via aplicativo + grupo fechado em rede social). O tempo de uso do aplicativo, idade dos grupos, medidas de peso, de cintura e de quadril foram muito próximos entre os dois grupos, validando estatisticamente a amostra escolhida. Em ambos os grupos, foi observada redução nas medidas consideradas na intervenção. No G1, a média de perda de peso foi de 5,010 kg e no G2, a média de perda de peso foi de 6,150kg. Verificou-se também melhoria na qualidade de vida de 90 usuários ativos do sistema por meio do questionário WHOQOL-bref. Em torno de 30 dias após a coleta de dados da intervenção, foi enviado aos participantes um8 questionário semiaberto com o propósito de avaliar a efetividade do uso do sistema como apoio à educação em saúde. Com base nos resultados, verificou-se o potencial que existe no sistema implementado, propiciando a formação de uma consciência mais crítica e de autocuidado. Entre as contribuições da Tese, encontrase o sistema desenvolvido, que pode ser utilizado de forma individual ou em ações de saúde pública que visam a promoção da saúde. |
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O objetivo desta Tese foi analisar de que forma um sistema mHealth propicia a educação em saúde para adoção de hábitos saudáveis, com foco no tratamento da obesidade em adultos. Esta pesquisa tem sua fundamentação teórica no Modelo Transteórico de Mudança do Comportamento, nas tecnologias persuasivas visando a adoção de hábitos saudáveis e em heurísticas de design para dispositivos móveis touchscreen. Sua validação foi efetuada através da implementação de um sistema composto de aplicativo móvel e servidor web, com apoio de redes sociais. A pesquisa constituiu-se inicialmente como descritiva e posteriormente explicativa, com natureza aplicada e abordagem quali-quantitativa. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, caracteriza-se uma pesquisa quaseexperimental. Foi realizado um estudo piloto com amostra final de 58 usuários, divididos em dois grupos com graus diferenciados de intervenção, G1 (interação via aplicativo) e G2 (interação via aplicativo + grupo fechado em rede social). O tempo de uso do aplicativo, idade dos grupos, medidas de peso, de cintura e de quadril foram muito próximos entre os dois grupos, validando estatisticamente a amostra escolhida. Em ambos os grupos, foi observada redução nas medidas consideradas na intervenção. No G1, a média de perda de peso foi de 5,010 kg e no G2, a média de perda de peso foi de 6,150kg. Verificou-se também melhoria na qualidade de vida de 90 usuários ativos do sistema por meio do questionário WHOQOL-bref. Em torno de 30 dias após a coleta de dados da intervenção, foi enviado aos participantes um8 questionário semiaberto com o propósito de avaliar a efetividade do uso do sistema como apoio à educação em saúde. Com base nos resultados, verificou-se o potencial que existe no sistema implementado, propiciando a formação de uma consciência mais crítica e de autocuidado. Entre as contribuições da Tese, encontrase o sistema desenvolvido, que pode ser utilizado de forma individual ou em ações de saúde pública que visam a promoção da saúde.Health education is considered a social practice that aims to contribute to the formation of critical awareness of people regarding their health problems and considering their reality and seeks solutions for individual and collective awareness. The use of information technologies, such as mobile devices, in the context of health (mHealth) has been increasing over time. When well applied, such technologies help in the learning process, favoring social relations, sharing experiences, informal and collaborative learning. Obesity is a chronic disease and its progress has been accelerating worldwide in recent years. In Brazil, 55,7% of the population suffers from being overweight, and of these, 19,8% reached obesity. The objective of this thesis was to analyze how a mHealth system provides health education for the adoption of healthy habits, focusing on the treatment of obesity in adults. This research has its theoretical foundation in the Transtheoretical Model of Behavior Change, in the persuasive technologies aiming at the adoption of healthy habits and in the principles of design for mobile devices. Its validation was performed through the implementation of a system composed of a mobile application and a web server, with the support of social networks. The research was initially descriptive and later explanatory, with an applied nature and a qualitative-quantitative approach. From the point of view of technical procedures, a quasi-experimental research is characterized. A pilot study was conducted with a final sample of 58 users, divided into two groups with different degrees of intervention, G1 (interaction via application) and G2 (interaction via application + closed group in social network). The application usage time, age of the groups, weight, waist and hip measurements were very close between the two groups, statistically validating the chosen sample. In both groups, a reduction in the measures considered in the intervention was observed. In G1, the mean weight loss was 5.010 kg and in G2, the mean weight loss was 6.150kg. There was also an improvement in the quality of life of 90 active users of the system through the WHOQOL-bref questionnaire. Approximately 30 days after the data collection of the intervention, the participants were sent a semi-open questionnaire with the purpose of evaluating the effectiveness of the use of the system as support for health education. Based on the results, the potential that exists in the implemented system10 was verified, allowing the formation of a more critical and self-care awareness in the users of the proposed mHealth system. Among the contributions of the Thesis is the developed system, which can be used individually or in public health actions aimed at health promotion.application/pdfporObesidadeEducação em saúdeTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)persuasive technologiesmobile learningobesitymHealthhealth educationA educação em saúde apoiada por um sistema mHealth : foco no tratamento da obesidade em adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107805.pdf.txt001107805.pdf.txtExtracted Texttext/plain313216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202356/2/001107805.pdf.txtb1b58eafd05ec3de884a3aba0ba3a2b0MD52ORIGINAL001107805.pdfTexto completoapplication/pdf6651678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202356/1/001107805.pdfb1eec0f0ca2de0788e1301dc212db3a4MD5110183/2023562019-12-08 05:03:16.782538oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-08T07:03:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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