História e memória institucional da Escola de Administração da UFRGS : espaço social para a construção do habitus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotta, Evelin Stahlhoefer
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173744
Resumo: A presente pesquisa objetivou investigar a criação de um novo habitus a partir da história e memórias da Escola de Administração (EA) da UFRGS que completou 20 anos em 2016. Para tanto, foi realizado um levantamento documental e fotográfico dos 20 anos da instituição, além de entrevistas de história oral com agentes vinculados a ela durante este período. As falas foram subdivididas nas categorias: história, memória e habitus e analisadas a partir de referencial teórico de Pierre Bourdieu e Joel Candau. Evidenciou-se nas falas que o campo de pesquisa demonstrou as razões práticas de todas as relações sociais e interações junto aos agentes. As mudanças de entendimento e encaminhamento de vida a partir das experiências vivenciadas no campo acadêmico resultaram em transformações práticas, tais como: i) Docentes – aplicação de novas metodologias em sala de aula; descoberta do papel de líder, gerador e inspirador de conhecimento; maior respeito à participação dos alunos em sala de aula. ii) Discentes – descoberta de competências próprias; crescimento profissional e pessoal; vocação acadêmica; entendimento da atuação profissional em áreas como marketing, finanças e outras; responsabilidade por gerir e se relacionar com pessoas; ativismo político. iii) Técnicos – sentido para a vida. Confirma assim, que as estruturas estabelecidas na EA contribuíram para a formação de um novo habitus, considerando os efeitos e os espaços de possibilidades desse campo social, da reprodução, do capital cultural, da conversão do olhar percebida em todos os atores sociais a ela vinculados.
id URGS_e16a0db552a599498103339a3a1008d8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173744
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cotta, Evelin StahlhoeferAraujo, Margarete PaneraiSilva, Gilberto Ferreira da2018-03-23T02:26:24Z2017http://hdl.handle.net/10183/173744001061356A presente pesquisa objetivou investigar a criação de um novo habitus a partir da história e memórias da Escola de Administração (EA) da UFRGS que completou 20 anos em 2016. Para tanto, foi realizado um levantamento documental e fotográfico dos 20 anos da instituição, além de entrevistas de história oral com agentes vinculados a ela durante este período. As falas foram subdivididas nas categorias: história, memória e habitus e analisadas a partir de referencial teórico de Pierre Bourdieu e Joel Candau. Evidenciou-se nas falas que o campo de pesquisa demonstrou as razões práticas de todas as relações sociais e interações junto aos agentes. As mudanças de entendimento e encaminhamento de vida a partir das experiências vivenciadas no campo acadêmico resultaram em transformações práticas, tais como: i) Docentes – aplicação de novas metodologias em sala de aula; descoberta do papel de líder, gerador e inspirador de conhecimento; maior respeito à participação dos alunos em sala de aula. ii) Discentes – descoberta de competências próprias; crescimento profissional e pessoal; vocação acadêmica; entendimento da atuação profissional em áreas como marketing, finanças e outras; responsabilidade por gerir e se relacionar com pessoas; ativismo político. iii) Técnicos – sentido para a vida. Confirma assim, que as estruturas estabelecidas na EA contribuíram para a formação de um novo habitus, considerando os efeitos e os espaços de possibilidades desse campo social, da reprodução, do capital cultural, da conversão do olhar percebida em todos os atores sociais a ela vinculados.The present research aimed to investigate the creation of a new habitus from the history and memories of the School of Administration (EA) of UFRGS, which completed 20 years in 2016. For that, a documentary and photographic survey of the institution's 20 years was carried out. Of oral history interviews with agents linked to her during this period. The lines were subdivided into the categories: history, memory and habitus and analyzed from the theoretical reference of Pierre Bourdieu and Joel Candau. It was evidenced in the speeches that the field of research demonstrated the practical reasons of all the social relations and interactions with the agents. Changes in the understanding and routing of life from the experiences lived in the academic field have resulted in practical transformations, such as: i) Teachers - application of new methodologies in the classroom; discovery of the role of leader, generator and inspirer of knowledge; respect for student participation in the classroom. ii) Students - self-discovery; professional and personal growth; academic vocation; understanding of professional performance in areas such as marketing, finance and others; responsibility for managing and relating to people; political activism. iii) Technicians - meaning for life. It confirms that the structures established in the EA have contributed to the formation of a new habitus, considering the effects and spaces of possibilities of this social field, of reproduction, of cultural capital, of the conversion of the perceived look in all social actors linked to itapplication/pdfporMemória institucionalUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. HistóriaHistory of the Administration School of UFRGS Institutional memoryHabitusHistória e memória institucional da Escola de Administração da UFRGS : espaço social para a construção do habitusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCentro Universitário La SallePrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Bens CulturaisCanoas, BR-RS2017mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061356.pdf001061356.pdfTexto completoapplication/pdf6649303http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173744/1/001061356.pdf95f0bc06bd9df0a345808e8fde22930fMD51TEXT001061356.pdf.txt001061356.pdf.txtExtracted Texttext/plain323611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173744/2/001061356.pdf.txtda454d1c863c72175856a05eaaa93914MD52THUMBNAIL001061356.pdf.jpg001061356.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173744/3/001061356.pdf.jpgf95011ccf02b69ccd59cf51269915934MD5310183/1737442018-10-09 08:45:49.101oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173744Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:45:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História e memória institucional da Escola de Administração da UFRGS : espaço social para a construção do habitus
title História e memória institucional da Escola de Administração da UFRGS : espaço social para a construção do habitus
spellingShingle História e memória institucional da Escola de Administração da UFRGS : espaço social para a construção do habitus
Cotta, Evelin Stahlhoefer
Memória institucional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. História
History of the Administration School of UFRGS Institutional memory
Habitus
title_short História e memória institucional da Escola de Administração da UFRGS : espaço social para a construção do habitus
title_full História e memória institucional da Escola de Administração da UFRGS : espaço social para a construção do habitus
title_fullStr História e memória institucional da Escola de Administração da UFRGS : espaço social para a construção do habitus
title_full_unstemmed História e memória institucional da Escola de Administração da UFRGS : espaço social para a construção do habitus
title_sort História e memória institucional da Escola de Administração da UFRGS : espaço social para a construção do habitus
author Cotta, Evelin Stahlhoefer
author_facet Cotta, Evelin Stahlhoefer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cotta, Evelin Stahlhoefer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Margarete Panerai
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Gilberto Ferreira da
contributor_str_mv Araujo, Margarete Panerai
Silva, Gilberto Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Memória institucional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. História
topic Memória institucional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. História
History of the Administration School of UFRGS Institutional memory
Habitus
dc.subject.eng.fl_str_mv History of the Administration School of UFRGS Institutional memory
Habitus
description A presente pesquisa objetivou investigar a criação de um novo habitus a partir da história e memórias da Escola de Administração (EA) da UFRGS que completou 20 anos em 2016. Para tanto, foi realizado um levantamento documental e fotográfico dos 20 anos da instituição, além de entrevistas de história oral com agentes vinculados a ela durante este período. As falas foram subdivididas nas categorias: história, memória e habitus e analisadas a partir de referencial teórico de Pierre Bourdieu e Joel Candau. Evidenciou-se nas falas que o campo de pesquisa demonstrou as razões práticas de todas as relações sociais e interações junto aos agentes. As mudanças de entendimento e encaminhamento de vida a partir das experiências vivenciadas no campo acadêmico resultaram em transformações práticas, tais como: i) Docentes – aplicação de novas metodologias em sala de aula; descoberta do papel de líder, gerador e inspirador de conhecimento; maior respeito à participação dos alunos em sala de aula. ii) Discentes – descoberta de competências próprias; crescimento profissional e pessoal; vocação acadêmica; entendimento da atuação profissional em áreas como marketing, finanças e outras; responsabilidade por gerir e se relacionar com pessoas; ativismo político. iii) Técnicos – sentido para a vida. Confirma assim, que as estruturas estabelecidas na EA contribuíram para a formação de um novo habitus, considerando os efeitos e os espaços de possibilidades desse campo social, da reprodução, do capital cultural, da conversão do olhar percebida em todos os atores sociais a ela vinculados.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-23T02:26:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173744
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061356
url http://hdl.handle.net/10183/173744
identifier_str_mv 001061356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173744/1/001061356.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173744/2/001061356.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173744/3/001061356.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 95f0bc06bd9df0a345808e8fde22930f
da454d1c863c72175856a05eaaa93914
f95011ccf02b69ccd59cf51269915934
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736969928998912