Youtubers mirins : crianças, práticas de consumo midiático e produção audiovisual no contexto digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178626 |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de compreender a relação entre o consumo midiático e as práticas de produção de canais de youtubers mirins de Porto Alegre (“Como assim???”, “Tudo é para ser assim”, “Fora de Controle” e “Amorim”). O embasamento teórico contempla a criança e sua relação com as mídias eletrônicas e digitais, incluindo as práticas de consumo e de produção no YouTube (através de autores como Buckingham, Corsaro e Livingstone). No âmbito empírico, a metodologia utilizada é qualitativa e adota entrevistas sucessivas com youtubers (meninos e meninas produtoras de um canal, com idades entre 10 e 12 anos, renda associada à classe AB, escolaridade ensino fundamental e residência em Porto Alegre) e seus responsáveis. Como resultados, apresentamos o contexto das crianças nos âmbitos familiar, escolar e social; a sua relação com as TICs (a posse, o uso, o sentimento de participação, o acesso e a relação com a informação); suas práticas de consumo e de produção no YouTube; as relações entre os conteúdos acessados e formalizados nestas práticas; assim como a visão de seus responsáveis sobre o acesso das crianças à informação, os riscos da internet e as suas opiniões sobre a atividade de seus filhos como youtubers. |
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Quintian, Kandice Van GrólPiedras, Elisa Reinhardt2018-05-22T02:25:55Z2018http://hdl.handle.net/10183/178626001064816Esta pesquisa tem o objetivo de compreender a relação entre o consumo midiático e as práticas de produção de canais de youtubers mirins de Porto Alegre (“Como assim???”, “Tudo é para ser assim”, “Fora de Controle” e “Amorim”). O embasamento teórico contempla a criança e sua relação com as mídias eletrônicas e digitais, incluindo as práticas de consumo e de produção no YouTube (através de autores como Buckingham, Corsaro e Livingstone). No âmbito empírico, a metodologia utilizada é qualitativa e adota entrevistas sucessivas com youtubers (meninos e meninas produtoras de um canal, com idades entre 10 e 12 anos, renda associada à classe AB, escolaridade ensino fundamental e residência em Porto Alegre) e seus responsáveis. Como resultados, apresentamos o contexto das crianças nos âmbitos familiar, escolar e social; a sua relação com as TICs (a posse, o uso, o sentimento de participação, o acesso e a relação com a informação); suas práticas de consumo e de produção no YouTube; as relações entre os conteúdos acessados e formalizados nestas práticas; assim como a visão de seus responsáveis sobre o acesso das crianças à informação, os riscos da internet e as suas opiniões sobre a atividade de seus filhos como youtubers.This research aims to understand the relationship between media consumption and the channel production practiced by young youtubers from Porto Alegre (“Como assim???”, “Tudo é para ser assim”, “Fora de Controle” and “Amorim”). Theoretical background contemplates the child and his or her relationship with electronic and digital media, including the consumption and production practices on YouTube (through authors such as Buckingham, Corsaro and Livingstone). In the empirical scope, the methodology used is qualitative and adopts successive interviews with youtubers (boys and girls who produce a channel, aged between 10 and 12, with income associated with AB class, elementary education and residence in Porto Alegre) and their parents. As results, we present the children's context in their family, school and social settings; their relationship with ICTs (ownership, use, feeling of participation, access and relationship with information); their YouTube consumption and production practices; the relations between the contents that are accessed and formalized during these practices; as well as the view of those responsible for the children about their access to information, the internet risks and their opinion about the activity of their children as youtubers.application/pdfporPublicidadeYouTube (Site)CriançaConsumoYouTubeChildhoodChildMedia consumptionAudiovisual productionYoutubers mirins : crianças, práticas de consumo midiático e produção audiovisual no contexto digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064816.pdf001064816.pdfTexto completoapplication/pdf14833195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178626/1/001064816.pdfd92510cc9967b5b8225fa39c949bc104MD51TEXT001064816.pdf.txt001064816.pdf.txtExtracted Texttext/plain337295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178626/2/001064816.pdf.txt8055a710065576420c7704a30bee7cedMD5210183/1786262018-05-23 02:25:18.983102oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178626Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-05-23T05:25:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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