Aplicação da análise multidimensional e da análise de agrupamentos hierárquicos ao mapeamento cognitivo de conceitos físicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1978 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29922 |
Resumo: | Investigou-se a influência da organização do conteúdo de Termodinâmica na estrutura cognitiva do aluno. O experimento foi realizado com estudantes de Física Geral da UFRGS. Testes de associação de conceitos foram usados como instrumentos de medida, e analisados através de técnicas de análise multidimensional (AMD) e análise de agrupamentos hierárquicos (AAH), as quais fornecem um "mapeamento cognitivo" dos conceitos usados na pesquisa. Os resultados obtidos sugerem que a influência de diferentes organizações dadas ao conteúdo da matéria de ensino sobre a estrutura cognitiva detectada pela AMD e AAH. |
id |
URGS_e1b706ab7d25b50035b45b54743c9b1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29922 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Santos, Carlos Alberto dosMoreira, Marco Antonio2011-07-05T06:00:19Z1978http://hdl.handle.net/10183/29922000129346Investigou-se a influência da organização do conteúdo de Termodinâmica na estrutura cognitiva do aluno. O experimento foi realizado com estudantes de Física Geral da UFRGS. Testes de associação de conceitos foram usados como instrumentos de medida, e analisados através de técnicas de análise multidimensional (AMD) e análise de agrupamentos hierárquicos (AAH), as quais fornecem um "mapeamento cognitivo" dos conceitos usados na pesquisa. Os resultados obtidos sugerem que a influência de diferentes organizações dadas ao conteúdo da matéria de ensino sobre a estrutura cognitiva detectada pela AMD e AAH.The effect of different approaches to content organization on the learner's cognitive structure was investigatel. Subject matter was thermodynamics at introductory college level and the experiment was carried out at UFRGS. Concept association tests were used as measurement instruments, and analysed through multidimensional scaling (MDS) and hierarquical clustering analysis (HCA), which provided a "cognitive mapping" of the concepts used in the investigation. The obtained resulte suggest that the effect, on the learner's cognitive structure, of different content organizations given to the subject matter is detected by MDS and AAH.application/pdfporEnsino de físicaEnsino de ciênciasMapeamento cognitivoTermodinâmicaFísica geralAplicação da análise multidimensional e da análise de agrupamentos hierárquicos ao mapeamento cognitivo de conceitos físicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaCurso de Pos Graduação em FísicaPorto Alegre, BR-RS1978mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000129346.pdf000129346.pdfTexto completoapplication/pdf3517536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29922/1/000129346.pdf3fcd4f9347034c2af14571835705220aMD51TEXT000129346.pdf.txt000129346.pdf.txtExtracted Texttext/plain279742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29922/2/000129346.pdf.txt5d5176f888fcd6cbceacfb5d623de41cMD52THUMBNAIL000129346.pdf.jpg000129346.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29922/3/000129346.pdf.jpgd56d685bc92152f2d2acd00444cad717MD5310183/299222018-10-10 08:10:44.469oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29922Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T11:10:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicação da análise multidimensional e da análise de agrupamentos hierárquicos ao mapeamento cognitivo de conceitos físicos |
title |
Aplicação da análise multidimensional e da análise de agrupamentos hierárquicos ao mapeamento cognitivo de conceitos físicos |
spellingShingle |
Aplicação da análise multidimensional e da análise de agrupamentos hierárquicos ao mapeamento cognitivo de conceitos físicos Santos, Carlos Alberto dos Ensino de física Ensino de ciências Mapeamento cognitivo Termodinâmica Física geral |
title_short |
Aplicação da análise multidimensional e da análise de agrupamentos hierárquicos ao mapeamento cognitivo de conceitos físicos |
title_full |
Aplicação da análise multidimensional e da análise de agrupamentos hierárquicos ao mapeamento cognitivo de conceitos físicos |
title_fullStr |
Aplicação da análise multidimensional e da análise de agrupamentos hierárquicos ao mapeamento cognitivo de conceitos físicos |
title_full_unstemmed |
Aplicação da análise multidimensional e da análise de agrupamentos hierárquicos ao mapeamento cognitivo de conceitos físicos |
title_sort |
Aplicação da análise multidimensional e da análise de agrupamentos hierárquicos ao mapeamento cognitivo de conceitos físicos |
author |
Santos, Carlos Alberto dos |
author_facet |
Santos, Carlos Alberto dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carlos Alberto dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moreira, Marco Antonio |
contributor_str_mv |
Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ensino de ciências Mapeamento cognitivo Termodinâmica Física geral |
topic |
Ensino de física Ensino de ciências Mapeamento cognitivo Termodinâmica Física geral |
description |
Investigou-se a influência da organização do conteúdo de Termodinâmica na estrutura cognitiva do aluno. O experimento foi realizado com estudantes de Física Geral da UFRGS. Testes de associação de conceitos foram usados como instrumentos de medida, e analisados através de técnicas de análise multidimensional (AMD) e análise de agrupamentos hierárquicos (AAH), as quais fornecem um "mapeamento cognitivo" dos conceitos usados na pesquisa. Os resultados obtidos sugerem que a influência de diferentes organizações dadas ao conteúdo da matéria de ensino sobre a estrutura cognitiva detectada pela AMD e AAH. |
publishDate |
1978 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1978 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-07-05T06:00:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29922 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000129346 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29922 |
identifier_str_mv |
000129346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29922/1/000129346.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29922/2/000129346.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29922/3/000129346.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3fcd4f9347034c2af14571835705220a 5d5176f888fcd6cbceacfb5d623de41c d56d685bc92152f2d2acd00444cad717 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085201819205632 |