Marketing para o turismo rural : um novo olhar sobre a oferta e a demanda no roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Natália Salvate
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109249
Resumo: O planejamento do marketing tem se destacado como importante ferramenta no desenvolvimento do turismo, uma vez que permite a definição de um produto turístico e de estratégias para atingir um público desejado. Contudo, ressalta-se o desafio dos gestores na aplicação de conceitos e ferramentas do marketing para um destino de turismo rural, devido às suas especificidades, como a predominância de pequenos empreendimentos e a escassez de recursos financeiros, técnicos e humanos; e às fragilidades encontradas neste ambiente. Portanto, novas abordagens do marketing destacam-se na literatura por incorporar não somente as dimensões econômicas do planejamento e possuir um viés mais cooperativo e sustentável, compatível com a realidade de pequenos empreendedores no meio rural. Desta forma, esta dissertação propôs-se a analisar as ações de marketing promocional desenvolvidas no Roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves (RS), sob uma abordagem mais cooperativa e sustentável do marketing, e conhecer o perfil e as motivações da demanda interessada neste roteiro. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e abertas com empreendedores locais, Associação Caminhos de Pedra e turistas. A análise dos dados foi feita a partir da categorização das respostas e da técnica de contagem de palavras. Os resultados revelaram que a Associação Caminhos de Pedra se configura como um importante elo de união entre os empreendedores locais de turismo, centralizando as ações de marketing do roteiro e permitindo maior aproveitamento das sinergias. Verificou-se que, apesar de seguir numa perspectiva cooperativa do marketing, faz-se necessário uma maior base de sustentação em suas estratégias e a inclusão de outras dimensões, que não somente econômicas. Além disso, a pesquisa da demanda no roteiro permitiu delinear o perfil e as motivações do turista que procura o local, caracterizado, em sua maioria, por mulheres, adultas, com alto nível de instrução, provenientes do estado do Rio Grande do Sul, viajando tanto em pequenos grupos como em grandes excursões, e motivadas, principalmente, pelo conhecimento histórico-cultural, lazer, gastronomia e indicação de amigos e familiares, o que poderá trazer implicações no planejamento do marketing turístico local.
id URGS_e20448f230578055eb1c98c5ce137fb1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109249
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Brasil, Natália SalvateSouza, Marcelino de2015-01-28T02:12:51Z2014http://hdl.handle.net/10183/109249000944399O planejamento do marketing tem se destacado como importante ferramenta no desenvolvimento do turismo, uma vez que permite a definição de um produto turístico e de estratégias para atingir um público desejado. Contudo, ressalta-se o desafio dos gestores na aplicação de conceitos e ferramentas do marketing para um destino de turismo rural, devido às suas especificidades, como a predominância de pequenos empreendimentos e a escassez de recursos financeiros, técnicos e humanos; e às fragilidades encontradas neste ambiente. Portanto, novas abordagens do marketing destacam-se na literatura por incorporar não somente as dimensões econômicas do planejamento e possuir um viés mais cooperativo e sustentável, compatível com a realidade de pequenos empreendedores no meio rural. Desta forma, esta dissertação propôs-se a analisar as ações de marketing promocional desenvolvidas no Roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves (RS), sob uma abordagem mais cooperativa e sustentável do marketing, e conhecer o perfil e as motivações da demanda interessada neste roteiro. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e abertas com empreendedores locais, Associação Caminhos de Pedra e turistas. A análise dos dados foi feita a partir da categorização das respostas e da técnica de contagem de palavras. Os resultados revelaram que a Associação Caminhos de Pedra se configura como um importante elo de união entre os empreendedores locais de turismo, centralizando as ações de marketing do roteiro e permitindo maior aproveitamento das sinergias. Verificou-se que, apesar de seguir numa perspectiva cooperativa do marketing, faz-se necessário uma maior base de sustentação em suas estratégias e a inclusão de outras dimensões, que não somente econômicas. Além disso, a pesquisa da demanda no roteiro permitiu delinear o perfil e as motivações do turista que procura o local, caracterizado, em sua maioria, por mulheres, adultas, com alto nível de instrução, provenientes do estado do Rio Grande do Sul, viajando tanto em pequenos grupos como em grandes excursões, e motivadas, principalmente, pelo conhecimento histórico-cultural, lazer, gastronomia e indicação de amigos e familiares, o que poderá trazer implicações no planejamento do marketing turístico local.The marketing planning has emerged as an important tool in the tourism development, since it allows the definition of a product and strategies to achieve a desired audience. However, it must be emphasized the managers’ challenge in the application of marketing concepts and tools for a rural tourism destination due to its specific characteristics, such as the predominance of small enterprises and the lack of human, financial and technical resources; and weaknesses found in this environment. Therefore, new marketing approaches stand out in the literature by incorporating not only the economic dimensions of planning and having a more cooperative and sustainable bias, compatible with the reality of small entrepreneurs in rural areas. Thus, this work aimed to analyze the promotional marketing actions developed in Roteiro Caminhos de Pedra, in Bento Gonçalves (RS), underneath a more cooperative and sustainable marketing approach, and explore the profile and motivations of tourists interested in this itinerary. For this, open and semi-structured interviews with local entrepreneurs, Caminhos de Pedra Association and tourists were conducted. Data analysis was taken from the categorization of responses and word count technique. The results revealed that the Caminhos de Pedra Association configures as an important connecting link between the local tourism entrepreneurs, centralizing its marketing script and allowing better use of synergies. It was found that, though following a cooperative marketing perspective, it is necessary a greater support base in their strategies and inclusion of other dimensions, not only economic ones. Furthermore, the demand research allowed to define the profile and motivations of the tourist looking for the place, characterized mostly by women, adults, with high level of education, from the state of Rio Grande do Sul, traveling both in small groups and in large excursions, and motivated mainly by the historical-cultural knowledge, leisure, gastronomy and indication of friends and family, which may have implications in the planning of the local tourism marketing.application/pdfporTurismo ruralDesenvolvimento localMarketingBento Gonçalves (RS)Rural tourismMarketingMotivationRural developmentMarketing para o turismo rural : um novo olhar sobre a oferta e a demanda no roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento RuralPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000944399.pdf000944399.pdfTexto completoapplication/pdf2568756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109249/1/000944399.pdfde0ef3d9d6761230097f6127671df15fMD51TEXT000944399.pdf.txt000944399.pdf.txtExtracted Texttext/plain230003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109249/2/000944399.pdf.txt6559a71d6e4779d3d68fab0dbf87ddcfMD52THUMBNAIL000944399.pdf.jpg000944399.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109249/3/000944399.pdf.jpge027e2abf3d00447fbe8e2802b4f683aMD5310183/1092492018-10-23 08:44:57.954oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T11:44:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing para o turismo rural : um novo olhar sobre a oferta e a demanda no roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves - RS
title Marketing para o turismo rural : um novo olhar sobre a oferta e a demanda no roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves - RS
spellingShingle Marketing para o turismo rural : um novo olhar sobre a oferta e a demanda no roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves - RS
Brasil, Natália Salvate
Turismo rural
Desenvolvimento local
Marketing
Bento Gonçalves (RS)
Rural tourism
Marketing
Motivation
Rural development
title_short Marketing para o turismo rural : um novo olhar sobre a oferta e a demanda no roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves - RS
title_full Marketing para o turismo rural : um novo olhar sobre a oferta e a demanda no roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves - RS
title_fullStr Marketing para o turismo rural : um novo olhar sobre a oferta e a demanda no roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves - RS
title_full_unstemmed Marketing para o turismo rural : um novo olhar sobre a oferta e a demanda no roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves - RS
title_sort Marketing para o turismo rural : um novo olhar sobre a oferta e a demanda no roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves - RS
author Brasil, Natália Salvate
author_facet Brasil, Natália Salvate
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Natália Salvate
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Marcelino de
contributor_str_mv Souza, Marcelino de
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo rural
Desenvolvimento local
Marketing
Bento Gonçalves (RS)
topic Turismo rural
Desenvolvimento local
Marketing
Bento Gonçalves (RS)
Rural tourism
Marketing
Motivation
Rural development
dc.subject.eng.fl_str_mv Rural tourism
Marketing
Motivation
Rural development
description O planejamento do marketing tem se destacado como importante ferramenta no desenvolvimento do turismo, uma vez que permite a definição de um produto turístico e de estratégias para atingir um público desejado. Contudo, ressalta-se o desafio dos gestores na aplicação de conceitos e ferramentas do marketing para um destino de turismo rural, devido às suas especificidades, como a predominância de pequenos empreendimentos e a escassez de recursos financeiros, técnicos e humanos; e às fragilidades encontradas neste ambiente. Portanto, novas abordagens do marketing destacam-se na literatura por incorporar não somente as dimensões econômicas do planejamento e possuir um viés mais cooperativo e sustentável, compatível com a realidade de pequenos empreendedores no meio rural. Desta forma, esta dissertação propôs-se a analisar as ações de marketing promocional desenvolvidas no Roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves (RS), sob uma abordagem mais cooperativa e sustentável do marketing, e conhecer o perfil e as motivações da demanda interessada neste roteiro. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e abertas com empreendedores locais, Associação Caminhos de Pedra e turistas. A análise dos dados foi feita a partir da categorização das respostas e da técnica de contagem de palavras. Os resultados revelaram que a Associação Caminhos de Pedra se configura como um importante elo de união entre os empreendedores locais de turismo, centralizando as ações de marketing do roteiro e permitindo maior aproveitamento das sinergias. Verificou-se que, apesar de seguir numa perspectiva cooperativa do marketing, faz-se necessário uma maior base de sustentação em suas estratégias e a inclusão de outras dimensões, que não somente econômicas. Além disso, a pesquisa da demanda no roteiro permitiu delinear o perfil e as motivações do turista que procura o local, caracterizado, em sua maioria, por mulheres, adultas, com alto nível de instrução, provenientes do estado do Rio Grande do Sul, viajando tanto em pequenos grupos como em grandes excursões, e motivadas, principalmente, pelo conhecimento histórico-cultural, lazer, gastronomia e indicação de amigos e familiares, o que poderá trazer implicações no planejamento do marketing turístico local.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-28T02:12:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109249
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000944399
url http://hdl.handle.net/10183/109249
identifier_str_mv 000944399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109249/1/000944399.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109249/2/000944399.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109249/3/000944399.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv de0ef3d9d6761230097f6127671df15f
6559a71d6e4779d3d68fab0dbf87ddcf
e027e2abf3d00447fbe8e2802b4f683a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309059530784768