Democracia e entropia: uma teoria decolonial dos sistemas sociais e um estudo empírico sobre desigualdade no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zorzi, Felipe Bortoncello
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241771
Resumo: Por que democracias representativas reproduzem violentas assimetrias sociais, que oferecem riscos à conservação de sua própria estabilidade, se democracias almejam, como ideal, a unidade da opinião pública do povo na deliberação política? Uma crise sistêmica ocorre no mundo globalizado pelo capitalismo que se manifesta na desigualdade social e na desarmonia ecológica do Sistema Terra. Desigualdades emergem de um ciclo vicioso de exclusão e privilégio. Há assimetrias entre ricos e pobres, no acesso à educação de qualidade, no processo de representação política, no controle sobre o meio-ambiente. A maioria dos cidadãos está descontente com a forma como as decisões de seus representantes eleitos ignoram as contradições de sua realidade existencial. As deliberações institucionais parecem capturadas por grupos hegemônicos alheios à maioria. Em paralelo, há crise de legitimidade nas instituições democráticas. Esta tese constrói um pensamento sistêmico através da teoria dos sistemas complexos, especificamente da teoria dos sistemas sociais autopoiéticos (autoprodutivos), para analisar a interpenetração não-linear entre três subsistemas da organização social: educação, economia e política. Busca-se entender, através do estudo da cultura política de um país colonizado, o Brasil, como as assimetrias sistêmicas podem resultar da corporificação mental de uma ideologia hegemônica que colonizou o mundo: a doutrina liberal de pensamento. As ideias desta tese de doutorado se sintetizam na “hipótese da entropia cultural”: Como resultado da expansão imperial do capitalismo, uma ideologia hegemônica, a doutrina liberal ou o individualismo, colonizou a sociedade brasileira com a ideia de privatização dos recursos escassos da natureza, determinando a reprodução histórica de um sistema social autopoiético que insula institucionalmente, através das diferenças na qualidade da educação (privada e pública), a enculturação política das redes de jovens abastados em condições de baixa entropia (organização, ordem, orientação) e marginaliza as redes de jovens pobres em condições de alta entropia (desorganização, desordem, desorientação). Para testá-la, desenvolve-se uma metodologia ecológica. Questionários de pesquisa survey foram aplicados em grupos naturais (clusters/turmas) de jovens estudantes de ensino médio de modo a mensurar o efeito das classes econômicas (escolas públicas, escolas privadas e escola militar) e da qualidade da educação (desempenho da escola no Exame Nacional do Ensino Médio) sobre suas orientações políticas. Evidencia-se um insulamento institucional entorno de grupos dominantes que se beneficiam da desorientação caótica dos alienados pelas regras do sistema.
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Em paralelo, há crise de legitimidade nas instituições democráticas. Esta tese constrói um pensamento sistêmico através da teoria dos sistemas complexos, especificamente da teoria dos sistemas sociais autopoiéticos (autoprodutivos), para analisar a interpenetração não-linear entre três subsistemas da organização social: educação, economia e política. Busca-se entender, através do estudo da cultura política de um país colonizado, o Brasil, como as assimetrias sistêmicas podem resultar da corporificação mental de uma ideologia hegemônica que colonizou o mundo: a doutrina liberal de pensamento. As ideias desta tese de doutorado se sintetizam na “hipótese da entropia cultural”: Como resultado da expansão imperial do capitalismo, uma ideologia hegemônica, a doutrina liberal ou o individualismo, colonizou a sociedade brasileira com a ideia de privatização dos recursos escassos da natureza, determinando a reprodução histórica de um sistema social autopoiético que insula institucionalmente, através das diferenças na qualidade da educação (privada e pública), a enculturação política das redes de jovens abastados em condições de baixa entropia (organização, ordem, orientação) e marginaliza as redes de jovens pobres em condições de alta entropia (desorganização, desordem, desorientação). Para testá-la, desenvolve-se uma metodologia ecológica. Questionários de pesquisa survey foram aplicados em grupos naturais (clusters/turmas) de jovens estudantes de ensino médio de modo a mensurar o efeito das classes econômicas (escolas públicas, escolas privadas e escola militar) e da qualidade da educação (desempenho da escola no Exame Nacional do Ensino Médio) sobre suas orientações políticas. Evidencia-se um insulamento institucional entorno de grupos dominantes que se beneficiam da desorientação caótica dos alienados pelas regras do sistema.Why do representative democracies reproduce violent social asymmetries that pose risks to the conservation of their own stability if democracy has as a guiding ideal the unity of people’s public opinion in political deliberation? A systemic crisis is taking place in a world globalized by capitalism, which manifests itself both in social inequalities and in the ecological disharmony of the Earth System. Inequalities emerge of a vicious cycle of exclusion and privilege. There are asymmetries between the rich and the poor, in the access to quality education, in the process of political representation, in control over the environment. Citizens’ public opinion is unhappy with how the decisions taken by elected representatives ignore contradictions in their existential reality. Political deliberations seem captured by hegemonic interests that are alien to the majority. In parallel, there is lack of legitimacy in established political institutions. This thesis builds systems thinking through complex systems theory, specifically through autopoietic (self-producing) social systems theory, to analyze the nonlinear interpenetration of three subsystems of social organization: education, economics and politics. It seeks to understand, by studying the political culture of a colonized country, Brazil, how systemic asymmetries can result from the mental embodiment of a hegemonic ideology that colonized the world: the liberal doctrine of thought. The ideas of this doctoral thesis are synthesized in the “cultural entropy hypothesis”: As a result of the imperial expansion of capitalism, a hegemonic ideology, the liberal doctrine of thought or individualism, colonized Brazilian society with the idea of privatizing the scarce resources of nature, determining the historical reproduction of an autopoietic social system that institutionally insulates, through asymmetries in the quality of private and public education, the intergenerational political enculturation of rich students’ social networks in low entropy conditions (organization, order, orientation) while marginalizing poor students’ social networks under conditions of high entropy (disorganization, disorder, disorientation). To test it, an ecological methodology is developed. Survey research questionnaires were applied to natural groups (clusters/classes) of Brazilian high school students in order to capture the effect of the economic classes (public schools, private schools and military school) and of the quality of education (school performance in the National High School Exam) on their political orientations. Evidence is found of an institutional insulation around the dominant groups who benefit of the chaotic disorientation presented by the liberal system’s alienated people.application/pdfporSistemas complexosAutopoieseCultura políticaDemocraciaEntropiaCiência políticaComplex systemsAutopoiesisPolitical cultureDemocracyEntropyDemocracia e entropia: uma teoria decolonial dos sistemas sociais e um estudo empírico sobre desigualdade no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143696.pdf.txt001143696.pdf.txtExtracted Texttext/plain903183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241771/2/001143696.pdf.txtcde7db7f0a2784491a50231f174e0c14MD52ORIGINAL001143696.pdfTexto completoapplication/pdf6404887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241771/1/001143696.pdf8348ad195ea66e01cd036668e10d6162MD5110183/2417712022-07-06 04:58:25.712297oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241771Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-06T07:58:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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