Física dos biodigestores : contextualizando o ensino de física para alunos do curso técnico agrícola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarpari, Deivi de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18426
Resumo: A presente dissertação, vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Física, tem como objetivo verificar a possibilidade de desenvolver um ensino de Física contextualizado para alunos que cursam o Ensino Médio concomitante ao curso Técnico Agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) campus Sombrio, a fim de possibilitar uma melhor compreensão do mundo, conforme sugestão dos PCNs. As Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006, p. 49) predizem que cabe ao professor identificar meios de fazer emergir os conhecimentos que os alunos mobilizam para responder a determinadas situações. Tal situação pode consistir, por exemplo, na aprendizagem de determinados conteúdos de Física. Esta dissertação apresenta como referencial teórico a corrente pedagógica sociointeracionista de Vigotski. Nessa concepção, as interações sociais desempenham papel decisivo e determinante para o processo ensinoaprendizagem. A metodologia utilizada para implementação e contextualização da proposta foi a denominada ilhas de racionalidade. mensuráveis associadas aos conteúdos programáticos de Hidrostática, Calorimetria e Gases, a partir da confecção e funcionamento de um Biodigestor. O estudo foi desenvolvido no campus Sombrio e direcionado ao 2º ano do Ensino Médio. Como apoio à proposta, foi elaborado um material didático cuja finalidade é servir de suporte às aulas de Física. Foram 13 encontros que consistiram na contextualização do tema, elaboração de clichês, panorama espontâneo, abertura das caixas pretas, visita a uma propriedade rural na qual há um biodigestor implantado e síntese final da ilha de racionalidade produzida.
id URGS_e2ccdb56ab2841533c7706ba56ae58e1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18426
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Scarpari, Deivi de OliveiraPrado, Sandra DeniseSilveira, Fernando Lang da2010-01-29T04:16:03Z2009http://hdl.handle.net/10183/18426000728433A presente dissertação, vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Física, tem como objetivo verificar a possibilidade de desenvolver um ensino de Física contextualizado para alunos que cursam o Ensino Médio concomitante ao curso Técnico Agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) campus Sombrio, a fim de possibilitar uma melhor compreensão do mundo, conforme sugestão dos PCNs. As Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006, p. 49) predizem que cabe ao professor identificar meios de fazer emergir os conhecimentos que os alunos mobilizam para responder a determinadas situações. Tal situação pode consistir, por exemplo, na aprendizagem de determinados conteúdos de Física. Esta dissertação apresenta como referencial teórico a corrente pedagógica sociointeracionista de Vigotski. Nessa concepção, as interações sociais desempenham papel decisivo e determinante para o processo ensinoaprendizagem. A metodologia utilizada para implementação e contextualização da proposta foi a denominada ilhas de racionalidade. mensuráveis associadas aos conteúdos programáticos de Hidrostática, Calorimetria e Gases, a partir da confecção e funcionamento de um Biodigestor. O estudo foi desenvolvido no campus Sombrio e direcionado ao 2º ano do Ensino Médio. Como apoio à proposta, foi elaborado um material didático cuja finalidade é servir de suporte às aulas de Física. Foram 13 encontros que consistiram na contextualização do tema, elaboração de clichês, panorama espontâneo, abertura das caixas pretas, visita a uma propriedade rural na qual há um biodigestor implantado e síntese final da ilha de racionalidade produzida.This dissertation, linked to the Professional Masters in Physics Teaching, examines the possibility of developing a contextualized teaching method for Physics students enrolled in a Secondary School and in the Agricultural Technical Course within the Federal Institute of Education, Science and Technology Catarinense (IFC) at Sombrio Campus. This new syllabus should make possible for students to have a better understanding of the world, in line with the recommendations of the National Curriculum Directives. The Directives for Secondary Education (2006, p. 49) asserts that it is up to teachers to find means to bring about the knowledge that students will need when responding to specific situations, such as the learning of certain Physics concepts. The conceptual framework used to ground this dissertation is Vygotsky’s sociointeractionist perspective. According to this perspective, social interactions play a primary and fundamental role in the teaching-learning process. The methodology used to implement and contextualize the research project was the socalled islands of rationality. The project aims to teach physical concepts, equations and quantities that can be measured, in association with the syllabus of Hydrostatic, Calorimetry and Gases, based on the building and operating of a Biodigester. The research was developed in Campus Sombrio and aimed at students in grade eleven. Instructive material was especially prepared to be used as a means to support Physics classes. There were thirteen meetings that consisted of contextualization of the theme, elaboration of clichés, spontaneous panorama, opening of black boxes, fieldtrip to a rural property where there is an operational Biodigester, and final synthesis of the island of rationality.application/pdfporEnsino médioEnsino técnicoEnsino e aprendizagemEnsino de físicaBiodigestorHidrostáticaCalorimetriaFísica dos biodigestores : contextualizando o ensino de física para alunos do curso técnico agrícolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2009mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000728433.pdf000728433.pdfTexto completoapplication/pdf3019295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18426/1/000728433.pdfd07fff4de36bbd0f83b139e0dc1e97a5MD51TEXT000728433.pdf.txt000728433.pdf.txtExtracted Texttext/plain297321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18426/2/000728433.pdf.txtb3acd90169976426fbdc2d375010b92dMD52THUMBNAIL000728433.pdf.jpg000728433.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18426/3/000728433.pdf.jpgf14939b64d163f575ff1029d6edcef2fMD5310183/184262024-09-11 06:18:28.750624oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18426Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-09-11T09:18:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Física dos biodigestores : contextualizando o ensino de física para alunos do curso técnico agrícola
title Física dos biodigestores : contextualizando o ensino de física para alunos do curso técnico agrícola
spellingShingle Física dos biodigestores : contextualizando o ensino de física para alunos do curso técnico agrícola
Scarpari, Deivi de Oliveira
Ensino médio
Ensino técnico
Ensino e aprendizagem
Ensino de física
Biodigestor
Hidrostática
Calorimetria
title_short Física dos biodigestores : contextualizando o ensino de física para alunos do curso técnico agrícola
title_full Física dos biodigestores : contextualizando o ensino de física para alunos do curso técnico agrícola
title_fullStr Física dos biodigestores : contextualizando o ensino de física para alunos do curso técnico agrícola
title_full_unstemmed Física dos biodigestores : contextualizando o ensino de física para alunos do curso técnico agrícola
title_sort Física dos biodigestores : contextualizando o ensino de física para alunos do curso técnico agrícola
author Scarpari, Deivi de Oliveira
author_facet Scarpari, Deivi de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scarpari, Deivi de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prado, Sandra Denise
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silveira, Fernando Lang da
contributor_str_mv Prado, Sandra Denise
Silveira, Fernando Lang da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Ensino técnico
Ensino e aprendizagem
Ensino de física
Biodigestor
Hidrostática
Calorimetria
topic Ensino médio
Ensino técnico
Ensino e aprendizagem
Ensino de física
Biodigestor
Hidrostática
Calorimetria
description A presente dissertação, vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Física, tem como objetivo verificar a possibilidade de desenvolver um ensino de Física contextualizado para alunos que cursam o Ensino Médio concomitante ao curso Técnico Agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) campus Sombrio, a fim de possibilitar uma melhor compreensão do mundo, conforme sugestão dos PCNs. As Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006, p. 49) predizem que cabe ao professor identificar meios de fazer emergir os conhecimentos que os alunos mobilizam para responder a determinadas situações. Tal situação pode consistir, por exemplo, na aprendizagem de determinados conteúdos de Física. Esta dissertação apresenta como referencial teórico a corrente pedagógica sociointeracionista de Vigotski. Nessa concepção, as interações sociais desempenham papel decisivo e determinante para o processo ensinoaprendizagem. A metodologia utilizada para implementação e contextualização da proposta foi a denominada ilhas de racionalidade. mensuráveis associadas aos conteúdos programáticos de Hidrostática, Calorimetria e Gases, a partir da confecção e funcionamento de um Biodigestor. O estudo foi desenvolvido no campus Sombrio e direcionado ao 2º ano do Ensino Médio. Como apoio à proposta, foi elaborado um material didático cuja finalidade é servir de suporte às aulas de Física. Foram 13 encontros que consistiram na contextualização do tema, elaboração de clichês, panorama espontâneo, abertura das caixas pretas, visita a uma propriedade rural na qual há um biodigestor implantado e síntese final da ilha de racionalidade produzida.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-29T04:16:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18426
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000728433
url http://hdl.handle.net/10183/18426
identifier_str_mv 000728433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18426/1/000728433.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18426/2/000728433.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18426/3/000728433.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d07fff4de36bbd0f83b139e0dc1e97a5
b3acd90169976426fbdc2d375010b92d
f14939b64d163f575ff1029d6edcef2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085164316884992