Dança Zouk : trajetórias do aprendiz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Willadino, Isabel Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49841
Resumo: Esta pesquisa trata do aprendizado da dança Zouk. Tem como objetivo descrever e analisar como o aprendiz se orienta a partir das informações recebidas, em resposta ao modelo e às solicitações do professor, em relação ao ajuste do movimento corporal ao tempo proposto e característico da Dança Zouk, assim como, explicar de que modo ocorre a independência desse aprendiz com relação ao modelo. Participaram da pesquisa 23 sujeitos adultos iniciantes em dança Zouk, com idade entre 19 e 61 anos, que frequentavam aulas de dança em três instituições privadas da cidade de Porto Alegre, sendo duas escolas de dança e uma universidade que oferece curso de dança na modalidade de extensão. Os dados empíricos provêm de 9 sessões de observação de aulas de dança Zouk e de 23 entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes, colhidos nos meses de agosto e setembro de 2011. A base teórica ampara-se em Braun, Rebouças e Ranvaud (2009) e Rocha (2008) a respeito de aprendizagem motora, Caregnato (2011) sobre aprendizado do ritmo, Fraisse (1974) sobre ritmo e percepção e Wachowicz (2010) a respeito do ensino de dança. A partir dos resultados encontrados, entende-se que a aprendizagem da dança Zouk depende da construção da representação mental do gesto. Até que ocorra a construção da imagem interna, o aprendiz necessita eleger fontes de informação para realizar as tarefas. Destaca-se a informação visual, indicada pelos aprendizes como a principal fonte de informação no momento de aprender, e a importância do professor como modelo e referência. Quanto aos aspectos rítmicos, foi constatado que a voz do professor, empregando sílabas e ênfases, concretiza para os aprendizes os detalhes do ritmo. Na aprendizagem dos movimentos característicos da dança, o ajuste do corpo ao tempo forte da música antecede a compreensão do tempo musical. Os resultados da pesquisa poderão contribuir na construção de uma pedagogia da dança, oferecendo aporte teórico e reflexões acerca dos modos de ensinar e aprender a movimentação característica da dança Zouk.
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Os dados empíricos provêm de 9 sessões de observação de aulas de dança Zouk e de 23 entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes, colhidos nos meses de agosto e setembro de 2011. A base teórica ampara-se em Braun, Rebouças e Ranvaud (2009) e Rocha (2008) a respeito de aprendizagem motora, Caregnato (2011) sobre aprendizado do ritmo, Fraisse (1974) sobre ritmo e percepção e Wachowicz (2010) a respeito do ensino de dança. A partir dos resultados encontrados, entende-se que a aprendizagem da dança Zouk depende da construção da representação mental do gesto. Até que ocorra a construção da imagem interna, o aprendiz necessita eleger fontes de informação para realizar as tarefas. Destaca-se a informação visual, indicada pelos aprendizes como a principal fonte de informação no momento de aprender, e a importância do professor como modelo e referência. Quanto aos aspectos rítmicos, foi constatado que a voz do professor, empregando sílabas e ênfases, concretiza para os aprendizes os detalhes do ritmo. Na aprendizagem dos movimentos característicos da dança, o ajuste do corpo ao tempo forte da música antecede a compreensão do tempo musical. Os resultados da pesquisa poderão contribuir na construção de uma pedagogia da dança, oferecendo aporte teórico e reflexões acerca dos modos de ensinar e aprender a movimentação característica da dança Zouk.This study is about the learning of the Zouk dance and has the aim to understand how the student coordinate the information at the moment of learning as well as to observe the way he reacts and orientates himself from the received information. The observations involve the way how the student tries to adequate the body to the gestual to accomplish the movement of the feet as well as to move with the music. The subjects of this study were 23 adults that were attending Zouk dance classes within two private schools and an university situated in Porto Alegre, Brazil. Data were collected during the months of August and September, 2011. The present research is supported by some theoreticians like Braun, Rebouças and Ranvaud (2009), Caregnato (2011), Fraisse (1974), Rocha (2008) and Wachowicz (2010). From the results, it is understood that the Zouk dance learning depends on the construction of the mental representation of gesture. Until the construction of the internal image occurs, the learner needs to choose sources of information to accomplish the tasks. I highlight the visual information indicated by the learners as the main source of information at the time of learning and the importance of the teacher as model and reference. Regarding the rhythmic aspects, it was found that the teacher's voice, using syllables and emphases, solidifies details of the rhythm. To learn the characteristic movements of the dance, the learner adjust the body to the downbeat of the music before understanding the musical time. The results of this study should contribute with reflections about the way to teach dance, using the specific Zouk music in a way to optimize the learning of the characteristic movement.application/pdfporDançaRitmoPercepçãoZouk danceDancing learningRhithimPerceptionDança Zouk : trajetórias do aprendizinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000850593.pdf000850593.pdfTexto completoapplication/pdf4007093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49841/1/000850593.pdfe81d67b4e984b95f430388f02d3a5a89MD51TEXT000850593.pdf.txt000850593.pdf.txtExtracted Texttext/plain341761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49841/2/000850593.pdf.txt2f21809d85acb4b923cf085ed47f3862MD52THUMBNAIL000850593.pdf.jpg000850593.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49841/3/000850593.pdf.jpg53c9404de8b3488df31ce76287ba41baMD5310183/498412018-10-10 07:46:50.628oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:46:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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