Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152997 |
Resumo: | Este trabalho é composto por três ensaios que buscam investigar, por meio de textos literários, elementos sobre a transmissão de um saber-fazer-com o impossível, na interface entre educação e psicanálise. Os ensaios decantam das experiências com o Armazém de Histórias Ambulantes e o Setor de Cuidados Paliativos do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre (RS). O primeiro ensaio aborda os livros que compõem o projeto O Bairro, de Gonçalo M. Tavares, e traz a noção de errância para estabelecer uma proposição metodológica. O segundo ensaio retoma a obra de Herman Melville, Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street, articulando a ideia de paragem como um espaço que suspende um tempo e uma urgência no fazer, interrompendo a consequência antecipada e deixando surgir o que é contingente. Já o terceiro ensaio atualiza elementos da obra A desumanização, do escritor português Valter Hugo Mãe, e tem a alteridade como chave de leitura, alteridade que imanta um campo onde emerge a possibilidade de inventar um saber-fazer-com. Esses ensaios operam como um laboratório de experiências em que a ficção, o ato e a criação seguem na direção de pensar a literatura como um modo de transmissão de um saber- -fazer-com diante do impossível. |
id |
URGS_e3a9c6444282b3a4e6f32d7aa0fed874 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152997 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Kierniew, Janniny GautérioMoschen, Simone Zanon2017-02-23T02:25:50Z2016http://hdl.handle.net/10183/152997001013919Este trabalho é composto por três ensaios que buscam investigar, por meio de textos literários, elementos sobre a transmissão de um saber-fazer-com o impossível, na interface entre educação e psicanálise. Os ensaios decantam das experiências com o Armazém de Histórias Ambulantes e o Setor de Cuidados Paliativos do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre (RS). O primeiro ensaio aborda os livros que compõem o projeto O Bairro, de Gonçalo M. Tavares, e traz a noção de errância para estabelecer uma proposição metodológica. O segundo ensaio retoma a obra de Herman Melville, Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street, articulando a ideia de paragem como um espaço que suspende um tempo e uma urgência no fazer, interrompendo a consequência antecipada e deixando surgir o que é contingente. Já o terceiro ensaio atualiza elementos da obra A desumanização, do escritor português Valter Hugo Mãe, e tem a alteridade como chave de leitura, alteridade que imanta um campo onde emerge a possibilidade de inventar um saber-fazer-com. Esses ensaios operam como um laboratório de experiências em que a ficção, o ato e a criação seguem na direção de pensar a literatura como um modo de transmissão de um saber- -fazer-com diante do impossível.This work consists of three essays that seek to investigate, through literary texts, elements that can transmit a know-how-with the impossible, at the interface between education and psychoanalysis. The essays enhance from experiences with the Itinerant Stories Warehouse and the palliative care sector of Hospital Nossa Senhora da Conceição in Porto Alegre – RS. The first essay explores the books that compose the project The Neighborhood, by Gonçalo M Tavares, and explores the notion of wandering to establish a methodological proposition. The second incorporates the work of Herman Melville, Bartleby, the scribe: a story of Wall Street, to articulate the idea of stopping time as a space-time that suspends the time and the urgency in doing, interrupting the early consequence and letting arise what is contingent. The third explores elements in Valter Hugo´s The dehumanization, and suggests the otherness as a key reading; otherness that connects to the field where emerges the possibility of inventing a know-how-with. These essays operate as a laboratory of experiments in which the fiction, the act and creation, follow in the direction of thinking about the literature as a way of transmitting a know-how-with towards the impossible.application/pdfporPsicanáliseLiteraturaEducationPsychoanalysisLiteratureTransmissionImpossibleEnsaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013919.pdf001013919.pdfTexto completoapplication/pdf15468358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152997/1/001013919.pdf7cc9af6e2b03ccac0250592aec08487bMD51TEXT001013919.pdf.txt001013919.pdf.txtExtracted Texttext/plain220334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152997/2/001013919.pdf.txt270d43f7715fa942a743103a54bcccc0MD5210183/1529972019-08-21 02:30:25.039716oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152997Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-21T05:30:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura |
title |
Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura |
spellingShingle |
Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura Kierniew, Janniny Gautério Psicanálise Literatura Education Psychoanalysis Literature Transmission Impossible |
title_short |
Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura |
title_full |
Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura |
title_fullStr |
Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura |
title_full_unstemmed |
Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura |
title_sort |
Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura |
author |
Kierniew, Janniny Gautério |
author_facet |
Kierniew, Janniny Gautério |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kierniew, Janniny Gautério |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moschen, Simone Zanon |
contributor_str_mv |
Moschen, Simone Zanon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise Literatura |
topic |
Psicanálise Literatura Education Psychoanalysis Literature Transmission Impossible |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Psychoanalysis Literature Transmission Impossible |
description |
Este trabalho é composto por três ensaios que buscam investigar, por meio de textos literários, elementos sobre a transmissão de um saber-fazer-com o impossível, na interface entre educação e psicanálise. Os ensaios decantam das experiências com o Armazém de Histórias Ambulantes e o Setor de Cuidados Paliativos do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre (RS). O primeiro ensaio aborda os livros que compõem o projeto O Bairro, de Gonçalo M. Tavares, e traz a noção de errância para estabelecer uma proposição metodológica. O segundo ensaio retoma a obra de Herman Melville, Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street, articulando a ideia de paragem como um espaço que suspende um tempo e uma urgência no fazer, interrompendo a consequência antecipada e deixando surgir o que é contingente. Já o terceiro ensaio atualiza elementos da obra A desumanização, do escritor português Valter Hugo Mãe, e tem a alteridade como chave de leitura, alteridade que imanta um campo onde emerge a possibilidade de inventar um saber-fazer-com. Esses ensaios operam como um laboratório de experiências em que a ficção, o ato e a criação seguem na direção de pensar a literatura como um modo de transmissão de um saber- -fazer-com diante do impossível. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-23T02:25:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/152997 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013919 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/152997 |
identifier_str_mv |
001013919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152997/1/001013919.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152997/2/001013919.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7cc9af6e2b03ccac0250592aec08487b 270d43f7715fa942a743103a54bcccc0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309100697878528 |