Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kierniew, Janniny Gautério
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/152997
Resumo: Este trabalho é composto por três ensaios que buscam investigar, por meio de textos literários, elementos sobre a transmissão de um saber-fazer-com o impossível, na interface entre educação e psicanálise. Os ensaios decantam das experiências com o Armazém de Histórias Ambulantes e o Setor de Cuidados Paliativos do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre (RS). O primeiro ensaio aborda os livros que compõem o projeto O Bairro, de Gonçalo M. Tavares, e traz a noção de errância para estabelecer uma proposição metodológica. O segundo ensaio retoma a obra de Herman Melville, Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street, articulando a ideia de paragem como um espaço que suspende um tempo e uma urgência no fazer, interrompendo a consequência antecipada e deixando surgir o que é contingente. Já o terceiro ensaio atualiza elementos da obra A desumanização, do escritor português Valter Hugo Mãe, e tem a alteridade como chave de leitura, alteridade que imanta um campo onde emerge a possibilidade de inventar um saber-fazer-com. Esses ensaios operam como um laboratório de experiências em que a ficção, o ato e a criação seguem na direção de pensar a literatura como um modo de transmissão de um saber- -fazer-com diante do impossível.
id URGS_e3a9c6444282b3a4e6f32d7aa0fed874
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152997
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Kierniew, Janniny GautérioMoschen, Simone Zanon2017-02-23T02:25:50Z2016http://hdl.handle.net/10183/152997001013919Este trabalho é composto por três ensaios que buscam investigar, por meio de textos literários, elementos sobre a transmissão de um saber-fazer-com o impossível, na interface entre educação e psicanálise. Os ensaios decantam das experiências com o Armazém de Histórias Ambulantes e o Setor de Cuidados Paliativos do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre (RS). O primeiro ensaio aborda os livros que compõem o projeto O Bairro, de Gonçalo M. Tavares, e traz a noção de errância para estabelecer uma proposição metodológica. O segundo ensaio retoma a obra de Herman Melville, Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street, articulando a ideia de paragem como um espaço que suspende um tempo e uma urgência no fazer, interrompendo a consequência antecipada e deixando surgir o que é contingente. Já o terceiro ensaio atualiza elementos da obra A desumanização, do escritor português Valter Hugo Mãe, e tem a alteridade como chave de leitura, alteridade que imanta um campo onde emerge a possibilidade de inventar um saber-fazer-com. Esses ensaios operam como um laboratório de experiências em que a ficção, o ato e a criação seguem na direção de pensar a literatura como um modo de transmissão de um saber- -fazer-com diante do impossível.This work consists of three essays that seek to investigate, through literary texts, elements that can transmit a know-how-with the impossible, at the interface between education and psychoanalysis. The essays enhance from experiences with the Itinerant Stories Warehouse and the palliative care sector of Hospital Nossa Senhora da Conceição in Porto Alegre – RS. The first essay explores the books that compose the project The Neighborhood, by Gonçalo M Tavares, and explores the notion of wandering to establish a methodological proposition. The second incorporates the work of Herman Melville, Bartleby, the scribe: a story of Wall Street, to articulate the idea of stopping time as a space-time that suspends the time and the urgency in doing, interrupting the early consequence and letting arise what is contingent. The third explores elements in Valter Hugo´s The dehumanization, and suggests the otherness as a key reading; otherness that connects to the field where emerges the possibility of inventing a know-how-with. These essays operate as a laboratory of experiments in which the fiction, the act and creation, follow in the direction of thinking about the literature as a way of transmitting a know-how-with towards the impossible.application/pdfporPsicanáliseLiteraturaEducationPsychoanalysisLiteratureTransmissionImpossibleEnsaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013919.pdf001013919.pdfTexto completoapplication/pdf15468358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152997/1/001013919.pdf7cc9af6e2b03ccac0250592aec08487bMD51TEXT001013919.pdf.txt001013919.pdf.txtExtracted Texttext/plain220334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152997/2/001013919.pdf.txt270d43f7715fa942a743103a54bcccc0MD5210183/1529972019-08-21 02:30:25.039716oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152997Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-21T05:30:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura
title Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura
spellingShingle Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura
Kierniew, Janniny Gautério
Psicanálise
Literatura
Education
Psychoanalysis
Literature
Transmission
Impossible
title_short Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura
title_full Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura
title_fullStr Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura
title_full_unstemmed Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura
title_sort Ensaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literatura
author Kierniew, Janniny Gautério
author_facet Kierniew, Janniny Gautério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kierniew, Janniny Gautério
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moschen, Simone Zanon
contributor_str_mv Moschen, Simone Zanon
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Literatura
topic Psicanálise
Literatura
Education
Psychoanalysis
Literature
Transmission
Impossible
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Psychoanalysis
Literature
Transmission
Impossible
description Este trabalho é composto por três ensaios que buscam investigar, por meio de textos literários, elementos sobre a transmissão de um saber-fazer-com o impossível, na interface entre educação e psicanálise. Os ensaios decantam das experiências com o Armazém de Histórias Ambulantes e o Setor de Cuidados Paliativos do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre (RS). O primeiro ensaio aborda os livros que compõem o projeto O Bairro, de Gonçalo M. Tavares, e traz a noção de errância para estabelecer uma proposição metodológica. O segundo ensaio retoma a obra de Herman Melville, Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street, articulando a ideia de paragem como um espaço que suspende um tempo e uma urgência no fazer, interrompendo a consequência antecipada e deixando surgir o que é contingente. Já o terceiro ensaio atualiza elementos da obra A desumanização, do escritor português Valter Hugo Mãe, e tem a alteridade como chave de leitura, alteridade que imanta um campo onde emerge a possibilidade de inventar um saber-fazer-com. Esses ensaios operam como um laboratório de experiências em que a ficção, o ato e a criação seguem na direção de pensar a literatura como um modo de transmissão de um saber- -fazer-com diante do impossível.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-23T02:25:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/152997
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013919
url http://hdl.handle.net/10183/152997
identifier_str_mv 001013919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152997/1/001013919.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152997/2/001013919.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7cc9af6e2b03ccac0250592aec08487b
270d43f7715fa942a743103a54bcccc0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309100697878528