O desenvolvimento de hábitos de pensamento : um estudo de caso a partir de construções geométricas no GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girotto, Naira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151045
Resumo: Esta dissertação apresenta, a partir de atividades de construções geométricas no software GeoGebra, uma proposta de desenvolvimento de hábitos do pensamento matemático no Ensino Fundamental. Nos fundamentos teóricos trazemos, de documentos oficiais, recomendações específicas sobre o trabalho escolar com construções geométricas usando régua e compasso, seguidos de alguns recortes que ilustram a presença de tais construções nos livros didáticos; também tratamos das regras de construção com a régua e o compasso, exemplificando com algumas construções clássicas, seguidas de demonstração; e finalmente apresentamos o potencial do software GeoGebra e, no contexto das construções geométricas, identificamos os diferentes hábitos de pensamento propostos no trabalho de Goldenberg. São com estes fundamentos que concebemos a sequência didática que foi colocada sob experimentação e avaliação em uma turma de 9º ano de uma escola de Ensino Fundamental, no município de Porto Alegre. Na análise do experimento, tendo-se como material as produções dos alunos realizadas no GeoGebra, foi possível observar estratégias que revelam raciocínios que fazem parte dos hábitos do pensamento elencados, especialmente aqueles que dizem respeito a visualização, exploração e experimentação geométrica.
id URGS_e52ee1394930c82480005f665e0fa386
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151045
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Girotto, NairaGravina, Maria Alice2017-01-19T02:30:20Z2016http://hdl.handle.net/10183/151045001010405Esta dissertação apresenta, a partir de atividades de construções geométricas no software GeoGebra, uma proposta de desenvolvimento de hábitos do pensamento matemático no Ensino Fundamental. Nos fundamentos teóricos trazemos, de documentos oficiais, recomendações específicas sobre o trabalho escolar com construções geométricas usando régua e compasso, seguidos de alguns recortes que ilustram a presença de tais construções nos livros didáticos; também tratamos das regras de construção com a régua e o compasso, exemplificando com algumas construções clássicas, seguidas de demonstração; e finalmente apresentamos o potencial do software GeoGebra e, no contexto das construções geométricas, identificamos os diferentes hábitos de pensamento propostos no trabalho de Goldenberg. São com estes fundamentos que concebemos a sequência didática que foi colocada sob experimentação e avaliação em uma turma de 9º ano de uma escola de Ensino Fundamental, no município de Porto Alegre. Na análise do experimento, tendo-se como material as produções dos alunos realizadas no GeoGebra, foi possível observar estratégias que revelam raciocínios que fazem parte dos hábitos do pensamento elencados, especialmente aqueles que dizem respeito a visualização, exploração e experimentação geométrica.Based on geometric constructions activities with GeoGebra software, this dissertation presents a proposal for the development of mathematical thinking in elementary school. The theoretical approach of this work considers three aspects: the recommendations given at official documents about ruler and compass constructions as school activities; principles of the ruler and compass constructions, illustrated with some examples and their mathematical proofs; the potential of the GeoGebra software as a tool for geometric reasoning, in particular as a tool for development of the habits of reasoning proposed by Goldenberg. Based on those theoretical considerations, it was designed a didactic sequence that was placed under experimentation and evaluation in a class of 9th grade of elementary school in the city of Porto Alegre. Using as data base the productions of the students it was possible to observe in their strategies the presence of mathematical reasoning discussed by Goldenberg, especially those concerning to visualization and geometric exploration.application/pdfporGeoGebra : SoftwareConstruções geométricasEnsino de matemáticaGeometria dinâmicaGeometric constructionsGeoGebraDynamic geometryHabits of reasoningO desenvolvimento de hábitos de pensamento : um estudo de caso a partir de construções geométricas no GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2016mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001010405.pdf001010405.pdfTexto completoapplication/pdf6369082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151045/1/001010405.pdf2d7e0eeae160df170d4f8f403c08a8adMD51TEXT001010405.pdf.txt001010405.pdf.txtExtracted Texttext/plain212604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151045/2/001010405.pdf.txtbc66ffede3d195446ccb9d777286c798MD52THUMBNAIL001010405.pdf.jpg001010405.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151045/3/001010405.pdf.jpgf99b470e5910faa006e29fb2cc5f48a4MD5310183/1510452022-02-22 05:06:04.491874oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151045Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:06:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento de hábitos de pensamento : um estudo de caso a partir de construções geométricas no GeoGebra
title O desenvolvimento de hábitos de pensamento : um estudo de caso a partir de construções geométricas no GeoGebra
spellingShingle O desenvolvimento de hábitos de pensamento : um estudo de caso a partir de construções geométricas no GeoGebra
Girotto, Naira
GeoGebra : Software
Construções geométricas
Ensino de matemática
Geometria dinâmica
Geometric constructions
GeoGebra
Dynamic geometry
Habits of reasoning
title_short O desenvolvimento de hábitos de pensamento : um estudo de caso a partir de construções geométricas no GeoGebra
title_full O desenvolvimento de hábitos de pensamento : um estudo de caso a partir de construções geométricas no GeoGebra
title_fullStr O desenvolvimento de hábitos de pensamento : um estudo de caso a partir de construções geométricas no GeoGebra
title_full_unstemmed O desenvolvimento de hábitos de pensamento : um estudo de caso a partir de construções geométricas no GeoGebra
title_sort O desenvolvimento de hábitos de pensamento : um estudo de caso a partir de construções geométricas no GeoGebra
author Girotto, Naira
author_facet Girotto, Naira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Girotto, Naira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gravina, Maria Alice
contributor_str_mv Gravina, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Construções geométricas
Ensino de matemática
Geometria dinâmica
topic GeoGebra : Software
Construções geométricas
Ensino de matemática
Geometria dinâmica
Geometric constructions
GeoGebra
Dynamic geometry
Habits of reasoning
dc.subject.eng.fl_str_mv Geometric constructions
GeoGebra
Dynamic geometry
Habits of reasoning
description Esta dissertação apresenta, a partir de atividades de construções geométricas no software GeoGebra, uma proposta de desenvolvimento de hábitos do pensamento matemático no Ensino Fundamental. Nos fundamentos teóricos trazemos, de documentos oficiais, recomendações específicas sobre o trabalho escolar com construções geométricas usando régua e compasso, seguidos de alguns recortes que ilustram a presença de tais construções nos livros didáticos; também tratamos das regras de construção com a régua e o compasso, exemplificando com algumas construções clássicas, seguidas de demonstração; e finalmente apresentamos o potencial do software GeoGebra e, no contexto das construções geométricas, identificamos os diferentes hábitos de pensamento propostos no trabalho de Goldenberg. São com estes fundamentos que concebemos a sequência didática que foi colocada sob experimentação e avaliação em uma turma de 9º ano de uma escola de Ensino Fundamental, no município de Porto Alegre. Na análise do experimento, tendo-se como material as produções dos alunos realizadas no GeoGebra, foi possível observar estratégias que revelam raciocínios que fazem parte dos hábitos do pensamento elencados, especialmente aqueles que dizem respeito a visualização, exploração e experimentação geométrica.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-19T02:30:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151045
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001010405
url http://hdl.handle.net/10183/151045
identifier_str_mv 001010405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151045/1/001010405.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151045/2/001010405.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151045/3/001010405.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d7e0eeae160df170d4f8f403c08a8ad
bc66ffede3d195446ccb9d777286c798
f99b470e5910faa006e29fb2cc5f48a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085391391260672