Autoria adaptativa de hipermidia educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Veronice de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/11486
Resumo: Este trabalho está inserido no projeto AdaptWeb, voltado para autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. Esta pesquisa visa colaborar na definição de uma sistemática para autoria adaptativa e na especificação de uma ferramenta para autoria. Está ferramenta possibilita ao autor oferecer um mesmo conteúdo adaptado para diferentes perfis de usuários. Através da sistemática de autoria, o autor organiza e reestrutura o material instrucional de forma hierárquica, onde inicialmente classifica o material como uma estrutura de conceitos. Após a organização dos conceitos, define-se uma lista de conteúdos adicionais classificados como exemplos adicionais, exercícios e material complementar para cada conceito. Ao termino da organização do material, o autor faz uso da ferramenta de autoria, onde efetua o cadastro da disciplina e dos cursos relacionados. Na próxima etapa ele cria a estrutura de conteúdo organizado através da sistemática de autoria e relaciona o material identificado para cada conceito. Para cada item da estrutura o autor especifica para quais cursos deseja disponibilizar acesso ao conteúdo. Durante a fase de autoria toda a estrutura do conteúdo programático é armazenada em estrutura de dados em memória, sendo posteriormente armazenada em formato XML, onde são aplicados filtros para apresentação do conteúdo adaptado ao modelo do usuário. Através da sistemática e da ferramenta de autoria, é possível apresentar o conteúdo adaptados na apresentação e durante a navegação. Esta proposta foi validada através de um estudo de caso real, envolvendo a disciplina de Computação Algébrica e Numérica da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O conteúdo desta disciplina é oferecido para três cursos universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Para cada curso, o autor configura uma seqüência de conceitos, com seus respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e material complementar apropriado.
id URGS_e5b147c0d7d1f143461feb9e1d306f2e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11486
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Freitas, Veronice deOliveira, Jose Palazzo Moreira deBrunetto, Maria Angelica Oliveira Camargo2008-01-12T05:10:25Z2003http://hdl.handle.net/10183/11486000615801Este trabalho está inserido no projeto AdaptWeb, voltado para autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. Esta pesquisa visa colaborar na definição de uma sistemática para autoria adaptativa e na especificação de uma ferramenta para autoria. Está ferramenta possibilita ao autor oferecer um mesmo conteúdo adaptado para diferentes perfis de usuários. Através da sistemática de autoria, o autor organiza e reestrutura o material instrucional de forma hierárquica, onde inicialmente classifica o material como uma estrutura de conceitos. Após a organização dos conceitos, define-se uma lista de conteúdos adicionais classificados como exemplos adicionais, exercícios e material complementar para cada conceito. Ao termino da organização do material, o autor faz uso da ferramenta de autoria, onde efetua o cadastro da disciplina e dos cursos relacionados. Na próxima etapa ele cria a estrutura de conteúdo organizado através da sistemática de autoria e relaciona o material identificado para cada conceito. Para cada item da estrutura o autor especifica para quais cursos deseja disponibilizar acesso ao conteúdo. Durante a fase de autoria toda a estrutura do conteúdo programático é armazenada em estrutura de dados em memória, sendo posteriormente armazenada em formato XML, onde são aplicados filtros para apresentação do conteúdo adaptado ao modelo do usuário. Através da sistemática e da ferramenta de autoria, é possível apresentar o conteúdo adaptados na apresentação e durante a navegação. Esta proposta foi validada através de um estudo de caso real, envolvendo a disciplina de Computação Algébrica e Numérica da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O conteúdo desta disciplina é oferecido para três cursos universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Para cada curso, o autor configura uma seqüência de conceitos, com seus respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e material complementar apropriado.This work is included in the AdaptWeb project, focussed toward authoring and adaptive presentation of disciplines in different courses for Web learning. This research defines a systematic for adaptive authoring and for the specification of an authoring tool, which enables the author to offer a learning content adapted for different user's profiles. Through this authoring systematic, the author organizes the learning material in a hierarchical form, classifying the material as a concepts structure. After the concepts organization, the author defines a list of additional material, as examples, exercises and supplementary material for each concept. Finally, the author uses the authoring tool, registering disciplines and courses. In the next stage, he or she creates the structure of organized content and relates the material identified for each concept. For each course structure element identified the author specifies to which courses the access to the specific content will be avaliable. The educational content structure is stored in XML format, presentation filters associated with the specific user model are applied. With the help of the authoring system and the authoring tool, it is possible to present the adapted content in the presentation mode and to customize the navigation. This proposal was validated through a real case study, involving disciplines of Algebraic and Numerical Computation at Universidade Estadual de Londrina (UEL). These disciplines are offered to three university courses: Mathematics, Engineering and Computer science.application/pdfporEnsino a distânciaEnsino-aprendizagemInformática : EducaçãoHipermídiaPre-authoringAuthoringDistance educationAdaptive hypermediaUser modelWeb courseAutoria adaptativa de hipermidia educacionalAdaptive authoring the educational hypermedia info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000615801.pdf.txt000615801.pdf.txtExtracted Texttext/plain226236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11486/2/000615801.pdf.txt0c09b616ea9a588a12a290acb11bf89aMD52ORIGINAL000615801.pdf000615801.pdfTexto completoapplication/pdf2033637http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11486/1/000615801.pdf167733dd1f771c9d88604b0339bb5c15MD51THUMBNAIL000615801.pdf.jpg000615801.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11486/3/000615801.pdf.jpgdd091265040765e512946f98d0fa9ca6MD5310183/114862021-12-06 05:36:29.487184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11486Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:36:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autoria adaptativa de hipermidia educacional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Adaptive authoring the educational hypermedia
title Autoria adaptativa de hipermidia educacional
spellingShingle Autoria adaptativa de hipermidia educacional
Freitas, Veronice de
Ensino a distância
Ensino-aprendizagem
Informática : Educação
Hipermídia
Pre-authoring
Authoring
Distance education
Adaptive hypermedia
User model
Web course
title_short Autoria adaptativa de hipermidia educacional
title_full Autoria adaptativa de hipermidia educacional
title_fullStr Autoria adaptativa de hipermidia educacional
title_full_unstemmed Autoria adaptativa de hipermidia educacional
title_sort Autoria adaptativa de hipermidia educacional
author Freitas, Veronice de
author_facet Freitas, Veronice de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Veronice de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Brunetto, Maria Angelica Oliveira Camargo
contributor_str_mv Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
Brunetto, Maria Angelica Oliveira Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ensino-aprendizagem
Informática : Educação
Hipermídia
topic Ensino a distância
Ensino-aprendizagem
Informática : Educação
Hipermídia
Pre-authoring
Authoring
Distance education
Adaptive hypermedia
User model
Web course
dc.subject.eng.fl_str_mv Pre-authoring
Authoring
Distance education
Adaptive hypermedia
User model
Web course
description Este trabalho está inserido no projeto AdaptWeb, voltado para autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. Esta pesquisa visa colaborar na definição de uma sistemática para autoria adaptativa e na especificação de uma ferramenta para autoria. Está ferramenta possibilita ao autor oferecer um mesmo conteúdo adaptado para diferentes perfis de usuários. Através da sistemática de autoria, o autor organiza e reestrutura o material instrucional de forma hierárquica, onde inicialmente classifica o material como uma estrutura de conceitos. Após a organização dos conceitos, define-se uma lista de conteúdos adicionais classificados como exemplos adicionais, exercícios e material complementar para cada conceito. Ao termino da organização do material, o autor faz uso da ferramenta de autoria, onde efetua o cadastro da disciplina e dos cursos relacionados. Na próxima etapa ele cria a estrutura de conteúdo organizado através da sistemática de autoria e relaciona o material identificado para cada conceito. Para cada item da estrutura o autor especifica para quais cursos deseja disponibilizar acesso ao conteúdo. Durante a fase de autoria toda a estrutura do conteúdo programático é armazenada em estrutura de dados em memória, sendo posteriormente armazenada em formato XML, onde são aplicados filtros para apresentação do conteúdo adaptado ao modelo do usuário. Através da sistemática e da ferramenta de autoria, é possível apresentar o conteúdo adaptados na apresentação e durante a navegação. Esta proposta foi validada através de um estudo de caso real, envolvendo a disciplina de Computação Algébrica e Numérica da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O conteúdo desta disciplina é oferecido para três cursos universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Para cada curso, o autor configura uma seqüência de conceitos, com seus respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e material complementar apropriado.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-01-12T05:10:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/11486
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000615801
url http://hdl.handle.net/10183/11486
identifier_str_mv 000615801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11486/2/000615801.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11486/1/000615801.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11486/3/000615801.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c09b616ea9a588a12a290acb11bf89a
167733dd1f771c9d88604b0339bb5c15
dd091265040765e512946f98d0fa9ca6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085109032812544