Longevidade de produtos de vestuário com base na experiência do amor : ferramenta de auxílio ao consumo de peças de roupa longevas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/277096 |
Resumo: | Explorando continuamente o desejo do consumidor por novidades, incitando-o ao consumo efêmero e ao descarte prematuro, a indústria da moda vem configurando-se como uma das instâncias que mais tem comprometido a sustentabilidade. Percebe-se a urgente necessidade de redefinição de seus padrões, a partir de soluções mais abrangentes que atuem em outras causas dos problemas, para além de soluções técnicas ou materiais. Assim, entendemos relevante a ideia de produtos de vestuário que venham a durar mais em função, especialmente, de seu valor afetivo e que possam contribuir para a desaceleração dos ciclos de descarte e substituição. Neste sentido, esta tese tem como objetivo geral compreender as motivações do processo de longevidade dos produtos de vestuário com base na experiência do amor, a fim de desenvolver uma ferramenta de auxílio ao consumo de peças de roupa longevas. Valemo-nos de fundamentos teóricos referentes à moda, à sustentabilidade e ao campo de estudo do Design Emocional, sobretudo, os pressupostos teóricos-metodológicos da Teoria da Experiência do Amor por Produtos (RUSSO, 2010), por sua adequação com a proposta de longevidade. Com base em uma abordagem predominantemente qualitativa, por meio de survey, entrevistas em profundidade, workshop e grupo focal, foi possível verificarmos que as relações longevas, no âmbito do vestuário, surgem e se desenvolvem, em geral, com base em experiências afetivas positivas, memoráveis, estáveis e com produtos, sobretudo, atrativos, versáteis e de boa qualidade material. Constatamos que a longevidade de peças de roupa é ainda motivada por valores pessoais, sociais, materiais e/ou emocionais, bem como por características da proprietária, do produto e/ou situacionais. A compreensão destes fatores viabilizou o desenvolvimento da ferramenta proposta, como um instrumento de auxílio à realização de escolhas mais assertivas pelas consumidoras no tocante à longevidade de vestimentas, em benefício da sociedade, da economia e do meio ambiente. |
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Assunção, Letícia FormosoJacques, Jocelise Jacques dePizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo2024-08-09T06:45:46Z2023http://hdl.handle.net/10183/277096001208065Explorando continuamente o desejo do consumidor por novidades, incitando-o ao consumo efêmero e ao descarte prematuro, a indústria da moda vem configurando-se como uma das instâncias que mais tem comprometido a sustentabilidade. Percebe-se a urgente necessidade de redefinição de seus padrões, a partir de soluções mais abrangentes que atuem em outras causas dos problemas, para além de soluções técnicas ou materiais. Assim, entendemos relevante a ideia de produtos de vestuário que venham a durar mais em função, especialmente, de seu valor afetivo e que possam contribuir para a desaceleração dos ciclos de descarte e substituição. Neste sentido, esta tese tem como objetivo geral compreender as motivações do processo de longevidade dos produtos de vestuário com base na experiência do amor, a fim de desenvolver uma ferramenta de auxílio ao consumo de peças de roupa longevas. Valemo-nos de fundamentos teóricos referentes à moda, à sustentabilidade e ao campo de estudo do Design Emocional, sobretudo, os pressupostos teóricos-metodológicos da Teoria da Experiência do Amor por Produtos (RUSSO, 2010), por sua adequação com a proposta de longevidade. Com base em uma abordagem predominantemente qualitativa, por meio de survey, entrevistas em profundidade, workshop e grupo focal, foi possível verificarmos que as relações longevas, no âmbito do vestuário, surgem e se desenvolvem, em geral, com base em experiências afetivas positivas, memoráveis, estáveis e com produtos, sobretudo, atrativos, versáteis e de boa qualidade material. Constatamos que a longevidade de peças de roupa é ainda motivada por valores pessoais, sociais, materiais e/ou emocionais, bem como por características da proprietária, do produto e/ou situacionais. A compreensão destes fatores viabilizou o desenvolvimento da ferramenta proposta, como um instrumento de auxílio à realização de escolhas mais assertivas pelas consumidoras no tocante à longevidade de vestimentas, em benefício da sociedade, da economia e do meio ambiente.Continuously exploring the consumer's desire for novelties, inducing ephemeral consumption and premature disposal, the fashion industry has been configuring itself as one of the instances that has most compromised socio-environmental sustainability to sustain its commercial activities. Given this, there is an urgent need to redefine its standards, from more comprehensive solutions that work at the root of its problems, in addition to purely technical or material solutions. In this context, we consider relevant the idea of clothing products that will last longer due, especially, to their affective value and, therefore, that can contribute to the deceleration of the disposal and replacement cycles. In this sense, this thesis has the general objective of understanding the motivations of the longevity process of clothing products based on the experience of love, in order to develop a framework to aid the consumption of long lasting clothes. In support of the research, we used theoretical foundations referring to clothing, fashion, sustainability and the field of study of Design and Emotion. Within this field, we use, especially, the theoretical-methodological assumptions of the Experience of Love for Products Theory (RUSSO, 2010), due to their adequacy with the longevity proposal worked on here. Based on a predominantly qualitative approach, through a survey, in-depth interviews, collaborative workshop and a focus group, it was possible to verify that long-lasting relationships, in the context of clothing, arise and develop, in general, based on positive affective experiences, memorable, stable and with products, above all, attractive, versatile and of good material quality. Furthermore, we found that the longevity of clothing items is also motivated by personal, social, material and/or emotional values, as well as by characteristics of the owner, the product and/or situation. Understanding these factors enabled the development of the proposed framework, as an instrument to assist consumers in making more assertive decisions regarding the longevity of clothing for the benefit of society, the economy and the environment.application/pdfporDesignTecnologiaDesign emocionalSustentabilidadeModaDesign and TechnologyDesign and EmotionSustainabilityExperience of loveFashionLongevityLongevidade de produtos de vestuário com base na experiência do amor : ferramenta de auxílio ao consumo de peças de roupa longevasClothing products longevity based on the experience of love : framework to aid the consumption of long-lasting clothesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001208065.pdf.txt001208065.pdf.txtExtracted Texttext/plain589649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277096/2/001208065.pdf.txtb73e1edf69cdcd58b45fac5920493b6dMD52ORIGINAL001208065.pdfTexto completoapplication/pdf15239778http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277096/1/001208065.pdfc5b87de9397b1830342825d578a346dbMD5110183/2770962024-08-10 06:32:32.449863oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277096Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-10T09:32:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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