Formação internacional de terapeutas do esquema e percepções de terapeutas sobre a formação brasileira em terapia esquemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kamazaki, Daniely Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229857
Resumo: A Terapia do Esquema (TE) é uma abordagem psicoterapêutica integrativa no âmbito das terapias cognitivo-comportamentais. A TE vem sendo aplicada para diversos públicos, incluindo crianças, adolescentes e casais. Os terapeutas do esquema enfrentam um grande desafio em relação à formação teórica e prática no contexto brasileiro. Por isso, essa dissertação tem como objetivo investigar a formação realizada em TE. Este trabalho conta com dois artigos. O primeiro tem como objetivo discutir as diretrizes da Sociedade Internacional da Terapia do Esquema (ISST) para a formação e certificação internacional de terapeutas do Esquema. Trata-se de um estudo de análise documental a partir de documentos encontrados no site do ISST e Google Acadêmico. A análise temática das informações encontradas nesses documentos resultou em três temas que orientam a formação do terapeuta do esquema, a saber: conteúdo e estrutura da formação; supervisão de atendimentos; e realização de terapia pessoal. O primeiro tema refere-se ao conhecimento de conteúdos teóricos e técnicos exigidos aos terapeutas, assim como a estrutura recomendada pela ISST sobre a formação do terapeuta voltado ao atendimento de diferentes públicos. Os dois outros se referem à importância da realização contínua de supervisão de atendimento e da necessidade da terapia pessoal para o desenvolvimento de habilidades e competências do terapeuta. Esses processos qualificam o trabalho realizado pelo terapeuta. Conclui-se que o processo de formação teórico e técnico é fundamental. Contudo, a formação e prática dos terapeutas podem ser aperfeiçoadas através da realização tanto de supervisão como de terapia pessoal. O segundo artigo tem como objetivo explorar a opinião de terapeutas sobre a formação em TE e as dificuldades encontradas por eles em suas práticas. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório realizado a partir de entrevistas semiestruturadas desenvolvidas através de videoconferência. Participaram do estudo 20 terapeutas do esquema. As entrevistas, após transcritas, foram submetidas à análise temática. Seis temas principais foram identificados, a saber: dificuldades enfrentadas na prática clínica, estratégias de enfrentamento frente às dificuldades encontradas, perfil do terapeuta do esquema, relação terapêutica, experiência clínica do terapeuta e adaptação. A formação em TE é vista pelos terapeutas como suficiente para o atendimento de adultos, mas há necessidade de uma formação específica para o trabalho com crianças e adolescentes. Sugere-se a incorporação de supervisão pelas formações em TE e a recomendação para terapia pessoal.
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A análise temática das informações encontradas nesses documentos resultou em três temas que orientam a formação do terapeuta do esquema, a saber: conteúdo e estrutura da formação; supervisão de atendimentos; e realização de terapia pessoal. O primeiro tema refere-se ao conhecimento de conteúdos teóricos e técnicos exigidos aos terapeutas, assim como a estrutura recomendada pela ISST sobre a formação do terapeuta voltado ao atendimento de diferentes públicos. Os dois outros se referem à importância da realização contínua de supervisão de atendimento e da necessidade da terapia pessoal para o desenvolvimento de habilidades e competências do terapeuta. Esses processos qualificam o trabalho realizado pelo terapeuta. Conclui-se que o processo de formação teórico e técnico é fundamental. Contudo, a formação e prática dos terapeutas podem ser aperfeiçoadas através da realização tanto de supervisão como de terapia pessoal. O segundo artigo tem como objetivo explorar a opinião de terapeutas sobre a formação em TE e as dificuldades encontradas por eles em suas práticas. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório realizado a partir de entrevistas semiestruturadas desenvolvidas através de videoconferência. Participaram do estudo 20 terapeutas do esquema. As entrevistas, após transcritas, foram submetidas à análise temática. Seis temas principais foram identificados, a saber: dificuldades enfrentadas na prática clínica, estratégias de enfrentamento frente às dificuldades encontradas, perfil do terapeuta do esquema, relação terapêutica, experiência clínica do terapeuta e adaptação. A formação em TE é vista pelos terapeutas como suficiente para o atendimento de adultos, mas há necessidade de uma formação específica para o trabalho com crianças e adolescentes. Sugere-se a incorporação de supervisão pelas formações em TE e a recomendação para terapia pessoal.Schema Therapy (ST) is an integrative psychotherapeutic approach within the scope of cognitive-behavioral therapies. The ST has been applied to several populations, including children, adolescents, and couples. Schema therapists face a major challenge concerning theoretical and practical training in the brazilian context. Therefore, this thesis aims to investigate the training carried out in ST. Wherefore, this work has two articles. The first article aims to discuss the guidelines of the International Society of Schema Therapy (ISST) for the training and international certification of schema therapists. This work is a document analysis study based on documents found on the ISST and the Google Academic website. The thematic analysis of the information found in these documents resulted in three themes that guide the training of the therapist of the schema, namely: content and structure of the training; supervision; and personal therapy. The first theme refers to the knowledge of theoretical and technical content required to the therapists, as well as the structure recommended by ISST on the training of the therapist aimed to care for different populations. The other two themes refer to the importance of continued supervision of care and the need for personal therapy for the development of skills and competencies of the therapist. These processes qualify the work done by the therapist. It is concluded that the theoretical and technical training process is fundamental. However, the training and practice of therapists can be improved through both supervision and personal therapy. The second article aims to explore the opinion of therapists about training in ST and the difficulties they find in their practices. This is a qualitative exploratory study carried out from semi-structured interviews developed through videoconference. Twenty schema therapists participated in the study. The interviews were submitted to thematic analysis, after being transcribed. We identified six main themes, namely: difficulties faced in clinical practice, coping strategies in the face of difficulties faced, profile of the schema therapist, therapeutic relationship, clinical experience of the therapist, and adaptation. The therapists see the training in ST as sufficient for adult care, but there is a need for specific training for working with children and adolescents. We suggest the incorporation of supervision by the training in ST and the recommendation for personal therapy.application/pdfporTerapia do esquemaFormação profissionalTerapeutasSchema therapySchema therapy trainingSchema therapistsFormação internacional de terapeutas do esquema e percepções de terapeutas sobre a formação brasileira em terapia esquemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131438.pdf.txt001131438.pdf.txtExtracted Texttext/plain143609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229857/2/001131438.pdf.txt1a4879600e8c260721d193b714b52bc3MD52ORIGINAL001131438.pdfTexto parcialapplication/pdf4455034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229857/1/001131438.pdf5c6fafd7979ab78acfa47ec3da0acf53MD5110183/2298572023-09-23 03:35:55.103917oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-23T06:35:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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