Panorama dos recursos pedagógicos utilizados nas publicações do PIBID/Química UFRGS : perspectivas em relação à formação inicial pelos olhos dos atores envolvidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mariane de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212971
Resumo: Esta dissertação apresenta um levantamento do estudo do conhecimento referente aos 80 trabalhos publicados pelo PIBID/Química UFRGS, a partir do ano de 2009 até fevereiro de 2018. Busca-se caracterizar os principais recursos pedagógicos utilizados pelos bolsistas e, discutir as contribuições que o programa traz à formação inicial perante os olhos dos atores envolvidos. Ainda analisa-se quais os principais recursos pedagógicos apresentados em PIBID’s externos ao da UFRGS, através do estudo do conhecimento realizado no ENPEC 2013, 2015 e 2017, bem como na BDTD 2016, 2017 e 2018. Esta análise apresenta uma abordagem quali/quantitativa, com natureza de pesquisa aplicada, pautando os seus objetivos na análise descritiva/exploratória. Nota-se, a partir das categorizações, a grande predominância do recurso oficinas temáticas, frente aos demais, bem como a relevância e contribuições que os recursos apresentam na formação inicial, através do PIBID. Notam-se importantes falas de atores envolvidos, quanto a importância do programa por meio de suas ações, não encobrindo as suas limitações. Tem-se como medidas para as próximas investigações, compreender como está o trabalho e produção do PIBID/ Química UFRGS atualmente, após o novo edital de 2018.
id URGS_e69500b879dd2a1d42428240dec74bb0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212971
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ferreira, Mariane de SouzaRobaina, Jose Vicente Lima2020-08-19T03:39:12Z2020http://hdl.handle.net/10183/212971001117112Esta dissertação apresenta um levantamento do estudo do conhecimento referente aos 80 trabalhos publicados pelo PIBID/Química UFRGS, a partir do ano de 2009 até fevereiro de 2018. Busca-se caracterizar os principais recursos pedagógicos utilizados pelos bolsistas e, discutir as contribuições que o programa traz à formação inicial perante os olhos dos atores envolvidos. Ainda analisa-se quais os principais recursos pedagógicos apresentados em PIBID’s externos ao da UFRGS, através do estudo do conhecimento realizado no ENPEC 2013, 2015 e 2017, bem como na BDTD 2016, 2017 e 2018. Esta análise apresenta uma abordagem quali/quantitativa, com natureza de pesquisa aplicada, pautando os seus objetivos na análise descritiva/exploratória. Nota-se, a partir das categorizações, a grande predominância do recurso oficinas temáticas, frente aos demais, bem como a relevância e contribuições que os recursos apresentam na formação inicial, através do PIBID. Notam-se importantes falas de atores envolvidos, quanto a importância do programa por meio de suas ações, não encobrindo as suas limitações. Tem-se como medidas para as próximas investigações, compreender como está o trabalho e produção do PIBID/ Química UFRGS atualmente, após o novo edital de 2018.This master thesis presents a survey of the study of knowledge in reference to the 80 works published by PIBID/Química UFRGS, from the year 2009 until February 2018. It seeks to characterize the main pedagogical resources used by the fellows and to discuss the contributions that the program brings to initial training in the eyes of the actors involved. It also analyzes the main pedagogical resources presented in external PIBID’s to that of UFRGS, through the study of knowledge carried out at ENPEC 2013, 2015 and 2017, as well as at BDTD 2016, 2017 and 2018. This analysis presents a qualitative/quantitative approach, with the nature of applied research, showing its objectives in the descriptive/exploratory analysis. It is noted, from the categorizations, the great predominance of thematic workshops resource, compared to the others, as well as the relevance and contributions that the resources present in the initial formation, through PIBID. Important statements by the actors involved are noted, regarding the importance of the program through its actions, not covering its limitations. Measures for the next investigations are to understand how the work and production of PIBID/Química UFRGS is currently, after the new announcement of 2018.application/pdfporPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Ensino de quimicaAprendizagem significativaMétodos de ensinoPrática pedagógicaFormação de professoresPIBIDTeacher trainingPedagogical resourcesThematic workshopsStudy of knowledgePanorama dos recursos pedagógicos utilizados nas publicações do PIBID/Química UFRGS : perspectivas em relação à formação inicial pelos olhos dos atores envolvidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117112.pdf.txt001117112.pdf.txtExtracted Texttext/plain323192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212971/2/001117112.pdf.txt021e0c2778abdf982af111309a62c6acMD52ORIGINAL001117112.pdfTexto completoapplication/pdf1989017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212971/1/001117112.pdfff021637388181b32c5da5bd6216caefMD5110183/2129712021-05-07 04:48:23.133202oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212971Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:48:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Panorama dos recursos pedagógicos utilizados nas publicações do PIBID/Química UFRGS : perspectivas em relação à formação inicial pelos olhos dos atores envolvidos
title Panorama dos recursos pedagógicos utilizados nas publicações do PIBID/Química UFRGS : perspectivas em relação à formação inicial pelos olhos dos atores envolvidos
spellingShingle Panorama dos recursos pedagógicos utilizados nas publicações do PIBID/Química UFRGS : perspectivas em relação à formação inicial pelos olhos dos atores envolvidos
Ferreira, Mariane de Souza
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Ensino de quimica
Aprendizagem significativa
Métodos de ensino
Prática pedagógica
Formação de professores
PIBID
Teacher training
Pedagogical resources
Thematic workshops
Study of knowledge
title_short Panorama dos recursos pedagógicos utilizados nas publicações do PIBID/Química UFRGS : perspectivas em relação à formação inicial pelos olhos dos atores envolvidos
title_full Panorama dos recursos pedagógicos utilizados nas publicações do PIBID/Química UFRGS : perspectivas em relação à formação inicial pelos olhos dos atores envolvidos
title_fullStr Panorama dos recursos pedagógicos utilizados nas publicações do PIBID/Química UFRGS : perspectivas em relação à formação inicial pelos olhos dos atores envolvidos
title_full_unstemmed Panorama dos recursos pedagógicos utilizados nas publicações do PIBID/Química UFRGS : perspectivas em relação à formação inicial pelos olhos dos atores envolvidos
title_sort Panorama dos recursos pedagógicos utilizados nas publicações do PIBID/Química UFRGS : perspectivas em relação à formação inicial pelos olhos dos atores envolvidos
author Ferreira, Mariane de Souza
author_facet Ferreira, Mariane de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mariane de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
contributor_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Ensino de quimica
Aprendizagem significativa
Métodos de ensino
Prática pedagógica
Formação de professores
topic Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Ensino de quimica
Aprendizagem significativa
Métodos de ensino
Prática pedagógica
Formação de professores
PIBID
Teacher training
Pedagogical resources
Thematic workshops
Study of knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv PIBID
Teacher training
Pedagogical resources
Thematic workshops
Study of knowledge
description Esta dissertação apresenta um levantamento do estudo do conhecimento referente aos 80 trabalhos publicados pelo PIBID/Química UFRGS, a partir do ano de 2009 até fevereiro de 2018. Busca-se caracterizar os principais recursos pedagógicos utilizados pelos bolsistas e, discutir as contribuições que o programa traz à formação inicial perante os olhos dos atores envolvidos. Ainda analisa-se quais os principais recursos pedagógicos apresentados em PIBID’s externos ao da UFRGS, através do estudo do conhecimento realizado no ENPEC 2013, 2015 e 2017, bem como na BDTD 2016, 2017 e 2018. Esta análise apresenta uma abordagem quali/quantitativa, com natureza de pesquisa aplicada, pautando os seus objetivos na análise descritiva/exploratória. Nota-se, a partir das categorizações, a grande predominância do recurso oficinas temáticas, frente aos demais, bem como a relevância e contribuições que os recursos apresentam na formação inicial, através do PIBID. Notam-se importantes falas de atores envolvidos, quanto a importância do programa por meio de suas ações, não encobrindo as suas limitações. Tem-se como medidas para as próximas investigações, compreender como está o trabalho e produção do PIBID/ Química UFRGS atualmente, após o novo edital de 2018.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-19T03:39:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212971
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001117112
url http://hdl.handle.net/10183/212971
identifier_str_mv 001117112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212971/2/001117112.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212971/1/001117112.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 021e0c2778abdf982af111309a62c6ac
ff021637388181b32c5da5bd6216caef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085531714846720