Mulheres deportadas na Assíria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/168999 |
Resumo: | Nesta dissertação são analisadas fontes iconográficas do I milênio a.C. na Assíria representando mulheres deportadas. Examinam-se representações de mulheres na arte assíria, resgatando-se a memória de sujeitos subalternos na historiografia e suas funções no cenário bélico. Realiza-se um catálogo temático das representações de mulheres deportadas na arte assíria, com uso de fontes editadas, contendo ficha técnica, com descrição iconográfica e interpretação. Além de se estudar como eram representadas as mulheres deportadas e quais funções os assírios davam para estas mulheres nas narrativas bélicas, vemos como se representava o outro, o estrangeiro inimigo, vencido e cativo. Nota-se, ademais, que os assírios ressaltavam aspectos da sua compreensão de feminilidade, assim como denotavam a distinção étnica e de gênero que marcava a identidade dessas mulheres, oriundas de diversas regiões sob domínio do impérioassírio (884-631 a.C.). |
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Silva, Simone da SilvaMarshall, Francisco2017-09-28T02:28:12Z2017http://hdl.handle.net/10183/168999001046664Nesta dissertação são analisadas fontes iconográficas do I milênio a.C. na Assíria representando mulheres deportadas. Examinam-se representações de mulheres na arte assíria, resgatando-se a memória de sujeitos subalternos na historiografia e suas funções no cenário bélico. Realiza-se um catálogo temático das representações de mulheres deportadas na arte assíria, com uso de fontes editadas, contendo ficha técnica, com descrição iconográfica e interpretação. Além de se estudar como eram representadas as mulheres deportadas e quais funções os assírios davam para estas mulheres nas narrativas bélicas, vemos como se representava o outro, o estrangeiro inimigo, vencido e cativo. Nota-se, ademais, que os assírios ressaltavam aspectos da sua compreensão de feminilidade, assim como denotavam a distinção étnica e de gênero que marcava a identidade dessas mulheres, oriundas de diversas regiões sob domínio do impérioassírio (884-631 a.C.).This work plan to do an analysis of iconographic sources from the I millennium B.C. in Assyria. The studies of these iconographic sources are widespread among Assyriologists and scholars of Assyrian art. However, little is attentive to the presence of women in Assyrian art. Besides being subaltern historiography subject as a whole, women and their role in war are poorly studied objects. In this paper, I intend to develop a critical and analytical view of how the deported women were represented, and what actions the Assyrians gave to these women in warlike narratives, besides representing the other, the stranger, the Assyrians were concerned to emphasize aspects of their understanding of femininity, as well as emphasized the gender distinction in aspects that marked the identity of these women, coming from different parts that were on the domain of the Assyrianempire.application/pdfporEstudos de gêneroHistória antigaMesopotâmiaAssíriaMulheres na históriaAssyrian EmpireAntiquityDeported and foreign womenAssyrian IconographyMulheres deportadas na AssíriaDeported women in assyria info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046664.pdf001046664.pdfTexto completoapplication/pdf9489449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168999/1/001046664.pdf5a485439bd8e7b8c698e164a316300bdMD51TEXT001046664.pdf.txt001046664.pdf.txtExtracted Texttext/plain260868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168999/2/001046664.pdf.txt326ebb391df820bac333f055a8c7d5f2MD52THUMBNAIL001046664.pdf.jpg001046664.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168999/3/001046664.pdf.jpg490b17e68359d095d326da11aa7b6b6dMD5310183/1689992018-10-29 08:03:31.125oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168999Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Nesta dissertação são analisadas fontes iconográficas do I milênio a.C. na Assíria representando mulheres deportadas. Examinam-se representações de mulheres na arte assíria, resgatando-se a memória de sujeitos subalternos na historiografia e suas funções no cenário bélico. Realiza-se um catálogo temático das representações de mulheres deportadas na arte assíria, com uso de fontes editadas, contendo ficha técnica, com descrição iconográfica e interpretação. Além de se estudar como eram representadas as mulheres deportadas e quais funções os assírios davam para estas mulheres nas narrativas bélicas, vemos como se representava o outro, o estrangeiro inimigo, vencido e cativo. Nota-se, ademais, que os assírios ressaltavam aspectos da sua compreensão de feminilidade, assim como denotavam a distinção étnica e de gênero que marcava a identidade dessas mulheres, oriundas de diversas regiões sob domínio do impérioassírio (884-631 a.C.). |
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