Potencialidades cognitivas, (socio)afetivas e musicais na etapa final de preparação para um recital de flauta tranversal : um estudo multicasos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/214028 |
Resumo: | Uma das exigências presentes em um contexto de formação universitária em música, na habilitação como instrumentista, é a realização de um recital acadêmico. Tal requisito, apesar de ser considerado situação estimuladora e favorável aos estudantes em formação, pode também conter desafios a serem vivenciados a depender de questões pessoais, sociais e mesmo do nível de expertise musical do estudante. Assim, o objetivo principal desta dissertação foi o de investigar as potencialidades cognitivas, (socio)afetivas e musicais na etapa final de preparação para um recital acadêmico de flauta, sob a ótica dos modelos de potencial em música. Como referencial teórico, utilizou-se a abordagem de potencial em música apresentada inicialmente no modelo de Gagné (2003), reformulada, posteriormente, por Williamon e McPherson (2006), contemplando quatro capacidades inerentes ao ser humano, a saber: (i) intelectual; (ii) criativo; (iii) socioafetivo e; (iv) sensório- motor, sendo estas capazes de se distinguir na singularidade do músico (flautista) em função de sua formação musical prévia, aliada a condições (favoráveis ou não) de seu meio e das questões intrapessoais. O delineamento metodológico compreendeu um estudo multicasos com três estudantes de flauta preparando-se para um recital acadêmico, em uma abordagem qualitativa. As técnicas de pesquisas utilizadas foram: (i) entrevista inicial denominada prelúdio seletor; (ii) depoimentos via áudio no decorrer da preparação dos sujeitos, em formato de diário, colocando como critério para início das gravações a data para a qual foi marcado o recital e; (iii) entrevista semiestruturada nas vésperas do recital. As potencialidades cognitivas propostas no modelo foram ilustradas nos casos investigados, evidenciando suas nuanças em termos de modos de pensar e agir para cada flautista investigado, em conexão com seus respectivos níveis de expertise músico- instrumental. As capacidades criativas foram menos evidenciadas ao longo do contexto investigado. Questões afetivas durante a preparação revelaram-se significativas em um dos casos, embora todos os três flautistas demostraram preocupação com aspectos sensório-motores e uma interrelação com os catalisadores intrapessoais e do meio como fatores de constante interferência em sua preparação. |
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Como referencial teórico, utilizou-se a abordagem de potencial em música apresentada inicialmente no modelo de Gagné (2003), reformulada, posteriormente, por Williamon e McPherson (2006), contemplando quatro capacidades inerentes ao ser humano, a saber: (i) intelectual; (ii) criativo; (iii) socioafetivo e; (iv) sensório- motor, sendo estas capazes de se distinguir na singularidade do músico (flautista) em função de sua formação musical prévia, aliada a condições (favoráveis ou não) de seu meio e das questões intrapessoais. O delineamento metodológico compreendeu um estudo multicasos com três estudantes de flauta preparando-se para um recital acadêmico, em uma abordagem qualitativa. As técnicas de pesquisas utilizadas foram: (i) entrevista inicial denominada prelúdio seletor; (ii) depoimentos via áudio no decorrer da preparação dos sujeitos, em formato de diário, colocando como critério para início das gravações a data para a qual foi marcado o recital e; (iii) entrevista semiestruturada nas vésperas do recital. As potencialidades cognitivas propostas no modelo foram ilustradas nos casos investigados, evidenciando suas nuanças em termos de modos de pensar e agir para cada flautista investigado, em conexão com seus respectivos níveis de expertise músico- instrumental. As capacidades criativas foram menos evidenciadas ao longo do contexto investigado. Questões afetivas durante a preparação revelaram-se significativas em um dos casos, embora todos os três flautistas demostraram preocupação com aspectos sensório-motores e uma interrelação com os catalisadores intrapessoais e do meio como fatores de constante interferência em sua preparação.One of the requirements present in a context of music university education, in the qualification as instrumentalist, is the accomplishment of an academic recital. Such a requirement, despite being considered as a stimulating and favorable situation for students in training, can also contain challenges to be experienced depending on personal, social issues and even on the student's level of musical expertise. Thus, the main objective of this dissertation was to investigate the cognitive, (socio) affective and musical potentialities in the final stage of preparation for an academic flute recital, from the perspective of the potential models in music. As a theoretical framework, the potential approach in music used initially in the model of Gagné (2003) was used and later reformulated by Williamon and McPherson (2006), contemplating four capacities inherent to the human being, namely: (i) intellectual; (ii) creative; (iii) affective partner and; (iv) sensory motor and that end up being distinguished in the singularity of the musician (flutist) due to his previous musical training, combined with conditions (favorable or not) of his environment and those of intrapersonal. The methodological design comprised a multi-case study with three flute students preparing for an academic recital in a qualitative approach. The research techniques used were: (i) an initial interview called a selector prelude; (ii) testimonials via audio during its preparation, in a diary format, putting as a criterion for the beginning of recordings the date on which the recital was scheduled and; (iii) a semi-structured interview on the eve of the recital. One of the requirements present in a context of music university education, in the qualification as instrumentalist, is the accomplishment of an academic recital. Such a requirement, despite being considered as a stimulating and favorable situation for students in training, can also contain challenges to be experienced depending on personal, social issues and even on the student's level of musical expertise. Thus, the main objective of this dissertation was to investigate the cognitive, (socio) affective and musical potentialities in the final stage of preparation for an academic flute recital, from the perspective of the potential models in music. As a theoretical framework, the potential approach in music used initially in the model of Gagné (2003) was used and later reformulated by Williamon and McPherson (2006), contemplating four capacities inherent to the human being, namely: (i) intellectual; (ii) creative; (iii) affective partner and; (iv) sensory motor and that end up being distinguished in the singularity of the musician (flutist) due to his previous musical training, combined with conditions (favorable or not) of his environment and those of intrapersonal. The methodological design comprised a multi-case study with three flute students preparing for an academic recital in a qualitative approach. 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