Um estudo sobre a criatividade em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giraldi, Olga Cristina Penetra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214289
Resumo: Nesta pesquisa apresentamos um estudo sobre a criatividade em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática, sendo Barbosa (2001) a perspectiva de modelagem adotada. A questão “Quais fatores podem favorecer a criatividade dos alunos em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática?” norteou este estudo que foi dividido em dois momentos, realizados simultaneamente, ambos para coletar e produzir dados: uma análise de seis relatos de experiência da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) e uma prática didática realizada em uma escola pública. Os participantes da prática e o público alvo das experiências relatadas foram alunos do Ensino Fundamental. Elencamos três objetivos para responder à questão de pesquisa: (i) Identificar evidências de criatividade; (ii) Identificar quais foram os fatores importantes para que houvesse esse momento criativo, levando em consideração a literatura consultada; (iii) Apontar, se existirem, novos fatores que possam colaborar para a expressão da criatividade dos alunos. Essa investigação é de caráter qualitativo, descritiva e as análises dos dados foram feitas de forma indutiva. Para dar suporte a este estudo, produzimos quadros-síntese apoiados nas visões de autores que definem criatividade e criatividade em matemática, como Amabile (2012, 2018), Csikszentmihalyi (2015), Kaufman (2016), Fleith e Alencar (2003, 2005), Torrance (1976), Stein (1974), Haylock (1987), Gontijo (2006a), entre outros. Nossa análise indica que, tanto nos relatos de experiência como na prática desenvolvida, o professor é a peça chave para construir um ambiente criativo, uma vez que ele pode ou não permitir a liberdade de expressar ideias em sala de aula, pode ou não elaborar tarefas abertas e de caráter investigativo para explorar o potencial criativo dos alunos, pode ou não se inclinar aos interesses dos alunos para trabalhar temas que motivem a sua participação. Igualmente importante são o interesse e a motivação do aluno, pois ele demonstra sua criatividade na medida em que se envolve com a tarefa. Alguns fatores que podem promover a criatividade e indícios de sua ocorrência já foram apontados em estudos anteriores, com públicos e ambientes diferentes, e nesta pesquisa encontramos algumas correspondências. Porém, considerando o contexto educacional, novas evidências de criatividade e fatores que cooperam para seu surgimento foram revelados, tais como: propor tarefas com temas que despertem empatia e preocupação futura, pois apesar de não proporcionar diretamente a criatividade, este fator pode gerar interesse pela tarefa e, unido à preocupação com o tema, pode promover o engajamento do aluno com a tarefa, podendo resultar em atitudes e pensamentos criativos; além disso, o manuseio de recursos diversos como máquina fotográfica, o acesso a computadores e softwares, artesanato, relógio/cronômetro, etc. pode ter ajudado na expressão criativa dos alunos, pois foram instrumentos usados como meio para achar a resolução de um problema ou como um recurso que sem o qual não poderiam chegar a considerações importantes.
id URGS_e730be36dc288141d3abe00a21646402
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214289
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Giraldi, Olga Cristina PenetraSant'Ana, Alvino Alves2020-10-21T04:00:27Z2020http://hdl.handle.net/10183/214289001117890Nesta pesquisa apresentamos um estudo sobre a criatividade em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática, sendo Barbosa (2001) a perspectiva de modelagem adotada. A questão “Quais fatores podem favorecer a criatividade dos alunos em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática?” norteou este estudo que foi dividido em dois momentos, realizados simultaneamente, ambos para coletar e produzir dados: uma análise de seis relatos de experiência da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) e uma prática didática realizada em uma escola pública. Os participantes da prática e o público alvo das experiências relatadas foram alunos do Ensino Fundamental. Elencamos três objetivos para responder à questão de pesquisa: (i) Identificar evidências de criatividade; (ii) Identificar quais foram os fatores importantes para que houvesse esse momento criativo, levando em consideração a literatura consultada; (iii) Apontar, se existirem, novos fatores que possam colaborar para a expressão da criatividade dos alunos. Essa investigação é de caráter qualitativo, descritiva e as análises dos dados foram feitas de forma indutiva. Para dar suporte a este estudo, produzimos quadros-síntese apoiados nas visões de autores que definem criatividade e criatividade em matemática, como Amabile (2012, 2018), Csikszentmihalyi (2015), Kaufman (2016), Fleith e Alencar (2003, 2005), Torrance (1976), Stein (1974), Haylock (1987), Gontijo (2006a), entre outros. Nossa análise indica que, tanto nos relatos de experiência como na prática desenvolvida, o professor é a peça chave para construir um ambiente criativo, uma vez que ele pode ou não permitir a liberdade de expressar ideias em sala de aula, pode ou não elaborar tarefas abertas e de caráter investigativo para explorar o potencial criativo dos alunos, pode ou não se inclinar aos interesses dos alunos para trabalhar temas que motivem a sua participação. Igualmente importante são o interesse e a motivação do aluno, pois ele demonstra sua criatividade na medida em que se envolve com a tarefa. Alguns fatores que podem promover a criatividade e indícios de sua ocorrência já foram apontados em estudos anteriores, com públicos e ambientes diferentes, e nesta pesquisa encontramos algumas correspondências. Porém, considerando o contexto educacional, novas evidências de criatividade e fatores que cooperam para seu surgimento foram revelados, tais como: propor tarefas com temas que despertem empatia e preocupação futura, pois apesar de não proporcionar diretamente a criatividade, este fator pode gerar interesse pela tarefa e, unido à preocupação com o tema, pode promover o engajamento do aluno com a tarefa, podendo resultar em atitudes e pensamentos criativos; além disso, o manuseio de recursos diversos como máquina fotográfica, o acesso a computadores e softwares, artesanato, relógio/cronômetro, etc. pode ter ajudado na expressão criativa dos alunos, pois foram instrumentos usados como meio para achar a resolução de um problema ou como um recurso que sem o qual não poderiam chegar a considerações importantes.In this research, we present a study on creativity in a mathematical modeling learning environment, with Barbosa (2001) being the modeling perspective adopted. The question "What factors can promote students' creativity in a mathematical modeling learning environment?" guided this study that was divided into two moments, carried out simultaneously, both to collect and to produce data: an analysis of six experience reports from the Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) and a didactic practice carried out in a public school. The participants in the practice and the target audience of the reported experiences were elementary school students. We present three objectives to answer the research question: (i) Identify evidence of creativity; (ii) Identify what were the important factors for there to be this creative moment, taking into account the literature consulted; (iii) Point out, if any, new factors that could contribute to the expression of students' creativity. This investigation is of qualitative character, descriptive and the data analysis was done in an inductive way. To support this study, we produced summary tables based on the conceptions of authors who define creativity and creativity in mathematics, such as Amabile (2012, 2018), Csikszentmihalyi (2015), Kaufman (2016), Fleith and Alencar (2003, 2005), Torrance (1976), Stein (1974), Haylock (1987), Gontijo (2006a), among others. Our analysis indicates that, both in experience reports and in developed practice, the teacher is key to building a creative environment, since he/she may or may not allow the freedom to express ideas in the classroom, he/she may or may not elaborate open and investigative tasks to explore students' creative potential, he/she may or may not be inclined to students' interests to work on themes that motivate their participation. Equally important are the student's interest and motivation, as he/she demonstrates his/her creativity as he/she gets involved with the task. Some factors that can promote creativity and evidence of its occurrence have already been pointed out in previous studies, with different participants and environments, and in this research, we found some correspondences. However, considering the educational context, new evidence of creativity and factors that cooperate for its emergence were revealed, such as: proposing tasks with themes that arouse empathy and future concern, because although it does not directly provide creativity, this factor can generate interest in the task and, together with the concern with the theme, it can promote student engagement with the task, which may result in creative attitudes and thoughts; besides, handling with diverse resources such as a camera, computers and software, handicraft, clock/timer, etc. may have helped to the students' creative expression, since those instruments were used as a mean to find the solution of a problem or as a resource that without which the students could not reach important considerations.application/pdfporModelagem matemáticaAmbiente de aprendizagemEducação MatemáticaUm estudo sobre a criatividade em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117890.pdf.txt001117890.pdf.txtExtracted Texttext/plain291489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214289/2/001117890.pdf.txt4715ea9b52c9157b68a6798930ea046aMD52ORIGINAL001117890.pdfTexto completoapplication/pdf3588900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214289/1/001117890.pdf175e6b2128afc55651def530ce8c0b4aMD5110183/2142892020-10-22 04:06:35.540506oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214289Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-10-22T07:06:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre a criatividade em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática
title Um estudo sobre a criatividade em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática
spellingShingle Um estudo sobre a criatividade em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática
Giraldi, Olga Cristina Penetra
Modelagem matemática
Ambiente de aprendizagem
Educação Matemática
title_short Um estudo sobre a criatividade em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática
title_full Um estudo sobre a criatividade em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática
title_fullStr Um estudo sobre a criatividade em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática
title_full_unstemmed Um estudo sobre a criatividade em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática
title_sort Um estudo sobre a criatividade em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática
author Giraldi, Olga Cristina Penetra
author_facet Giraldi, Olga Cristina Penetra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giraldi, Olga Cristina Penetra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
contributor_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Ambiente de aprendizagem
Educação Matemática
topic Modelagem matemática
Ambiente de aprendizagem
Educação Matemática
description Nesta pesquisa apresentamos um estudo sobre a criatividade em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática, sendo Barbosa (2001) a perspectiva de modelagem adotada. A questão “Quais fatores podem favorecer a criatividade dos alunos em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática?” norteou este estudo que foi dividido em dois momentos, realizados simultaneamente, ambos para coletar e produzir dados: uma análise de seis relatos de experiência da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) e uma prática didática realizada em uma escola pública. Os participantes da prática e o público alvo das experiências relatadas foram alunos do Ensino Fundamental. Elencamos três objetivos para responder à questão de pesquisa: (i) Identificar evidências de criatividade; (ii) Identificar quais foram os fatores importantes para que houvesse esse momento criativo, levando em consideração a literatura consultada; (iii) Apontar, se existirem, novos fatores que possam colaborar para a expressão da criatividade dos alunos. Essa investigação é de caráter qualitativo, descritiva e as análises dos dados foram feitas de forma indutiva. Para dar suporte a este estudo, produzimos quadros-síntese apoiados nas visões de autores que definem criatividade e criatividade em matemática, como Amabile (2012, 2018), Csikszentmihalyi (2015), Kaufman (2016), Fleith e Alencar (2003, 2005), Torrance (1976), Stein (1974), Haylock (1987), Gontijo (2006a), entre outros. Nossa análise indica que, tanto nos relatos de experiência como na prática desenvolvida, o professor é a peça chave para construir um ambiente criativo, uma vez que ele pode ou não permitir a liberdade de expressar ideias em sala de aula, pode ou não elaborar tarefas abertas e de caráter investigativo para explorar o potencial criativo dos alunos, pode ou não se inclinar aos interesses dos alunos para trabalhar temas que motivem a sua participação. Igualmente importante são o interesse e a motivação do aluno, pois ele demonstra sua criatividade na medida em que se envolve com a tarefa. Alguns fatores que podem promover a criatividade e indícios de sua ocorrência já foram apontados em estudos anteriores, com públicos e ambientes diferentes, e nesta pesquisa encontramos algumas correspondências. Porém, considerando o contexto educacional, novas evidências de criatividade e fatores que cooperam para seu surgimento foram revelados, tais como: propor tarefas com temas que despertem empatia e preocupação futura, pois apesar de não proporcionar diretamente a criatividade, este fator pode gerar interesse pela tarefa e, unido à preocupação com o tema, pode promover o engajamento do aluno com a tarefa, podendo resultar em atitudes e pensamentos criativos; além disso, o manuseio de recursos diversos como máquina fotográfica, o acesso a computadores e softwares, artesanato, relógio/cronômetro, etc. pode ter ajudado na expressão criativa dos alunos, pois foram instrumentos usados como meio para achar a resolução de um problema ou como um recurso que sem o qual não poderiam chegar a considerações importantes.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T04:00:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/214289
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001117890
url http://hdl.handle.net/10183/214289
identifier_str_mv 001117890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214289/2/001117890.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214289/1/001117890.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4715ea9b52c9157b68a6798930ea046a
175e6b2128afc55651def530ce8c0b4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309171482001408