Dinâmicas do conhecimento e a emergência de novidades na agricultura de base ecológica no litoral norte do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pettenon, Lauren da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132938
Resumo: Produzir novidades conjuga inúmeros processos de aprendizagens, envolvendo cognições diversas, além de dinâmicas identificáveis como processos de construção de conhecimento. Este trabalho, à luz da Perspectiva Orientada ao Ator e da Perspectiva Multinível identifica novos sentidos dados às práticas cotidianas por agricultores familiares e outros atores sociais do rural; que abrem espaço para a emergência de processos inovadores relacionados à agricultura de base ecológica. A interface dessas duas perspectivas aponta um conjunto analítico que sugere que as transformações tecnológicas são, acima de tudo, transformações sociais.As limitações do modelo de desenvolvimento linear e homogêneo, proposto a partir da década de 1950,implicaram numa série de crises de cunho social e ambiental, amplamente percebidos nas comunidades rurais do mundo e do Brasil. Acerca deste cenário, tais problemáticas foram identificas nas encostas e vales de morros do Litoral Norte, mais precisamente pelas restrições de uso do bioma Mata Atlântica, a partir dos anos 1990, através do estabelecimento de Unidades de Conservação (UC) na região. Este controle efetivo dos órgãos ambientais corroborou para o processo de evasão das zonas de encostas pelos agricultores. Concomitantemente a isso, neste período, também, que se acirram as críticas acerca dos impactos do modelo de desenvolvimento produtivista moderno. Assim, a preservação como o uso da floresta faz parte do discurso das entidades ambientalistas presentes na região do Litoral Norte. Essa discussão leva a pensar que ações para conservação ambiental implicam necessariamente em incluir as comunidades locais. Os grupos que não se adequaram ao processo desenvolvimentista e/ou às normas ambientais passaram a se sentir desamparados e, de certa forma, iniciaram uma busca de formas para a superação da crise. O estudo de caso formado por quatro famílias inseridas no Vale de Três Forquilhas no Litoral Norte do RS, juntamente com a observação prévia em um período de pesquisa exploratória, que identificou aproximadamente 30 famílias de agricultores ecológicos, compreenderam o recorte empírico da pesquisa realizada a partir de metodologias qualitativas com viés etnográfico. Este trabalho teve o objetivo de compreender como a ação e a interação social contribuem para os processos de aprendizagem relacionados à emergência de novidades na agricultura de base ecológica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, foi identificado que a emergência de novidades está relacionada à articulação entre técnicos das ONGs, da extensão rural e agricultores; e que existe um processo de aprendizagem e de mudanças de comportamento associado a dinâmicas de internalização, recombinação,socialização e externalização do conhecimento. Portanto, a agricultura de base ecológica no Litoral Norte, entendida com uma novidade, uma vez que rompe com os padrões do regime dominante (a agricultura convencional), gera uma série de novidades decorrentes. Duas delas foram evidenciadas, sendo a introdução dos Sistemas Agroflorestais e o estabelecimento do OPAC – Litoral Norte como resultado de ações em rede. Tais novidades estão intimamente relacionadas à contextualização local do conhecimento. Uma análise crítica levanta a necessidade de ampliar o compromisso de organizações de P&D com processos contextualizados localmente para a geração de conhecimento e, assim, também com o desenvolvimento rural.
id URGS_e7aef3c668211c3b604de6ef4f586ae4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132938
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pettenon, Lauren da SilvaMarques, Flávia Charão2016-02-26T02:05:23Z2015http://hdl.handle.net/10183/132938000981264Produzir novidades conjuga inúmeros processos de aprendizagens, envolvendo cognições diversas, além de dinâmicas identificáveis como processos de construção de conhecimento. Este trabalho, à luz da Perspectiva Orientada ao Ator e da Perspectiva Multinível identifica novos sentidos dados às práticas cotidianas por agricultores familiares e outros atores sociais do rural; que abrem espaço para a emergência de processos inovadores relacionados à agricultura de base ecológica. A interface dessas duas perspectivas aponta um conjunto analítico que sugere que as transformações tecnológicas são, acima de tudo, transformações sociais.As limitações do modelo de desenvolvimento linear e homogêneo, proposto a partir da década de 1950,implicaram numa série de crises de cunho social e ambiental, amplamente percebidos nas comunidades rurais do mundo e do Brasil. Acerca deste cenário, tais problemáticas foram identificas nas encostas e vales de morros do Litoral Norte, mais precisamente pelas restrições de uso do bioma Mata Atlântica, a partir dos anos 1990, através do estabelecimento de Unidades de Conservação (UC) na região. Este controle efetivo dos órgãos ambientais corroborou para o processo de evasão das zonas de encostas pelos agricultores. Concomitantemente a isso, neste período, também, que se acirram as críticas acerca dos impactos do modelo de desenvolvimento produtivista moderno. Assim, a preservação como o uso da floresta faz parte do discurso das entidades ambientalistas presentes na região do Litoral Norte. Essa discussão leva a pensar que ações para conservação ambiental implicam necessariamente em incluir as comunidades locais. Os grupos que não se adequaram ao processo desenvolvimentista e/ou às normas ambientais passaram a se sentir desamparados e, de certa forma, iniciaram uma busca de formas para a superação da crise. O estudo de caso formado por quatro famílias inseridas no Vale de Três Forquilhas no Litoral Norte do RS, juntamente com a observação prévia em um período de pesquisa exploratória, que identificou aproximadamente 30 famílias de agricultores ecológicos, compreenderam o recorte empírico da pesquisa realizada a partir de metodologias qualitativas com viés etnográfico. Este trabalho teve o objetivo de compreender como a ação e a interação social contribuem para os processos de aprendizagem relacionados à emergência de novidades na agricultura de base ecológica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, foi identificado que a emergência de novidades está relacionada à articulação entre técnicos das ONGs, da extensão rural e agricultores; e que existe um processo de aprendizagem e de mudanças de comportamento associado a dinâmicas de internalização, recombinação,socialização e externalização do conhecimento. Portanto, a agricultura de base ecológica no Litoral Norte, entendida com uma novidade, uma vez que rompe com os padrões do regime dominante (a agricultura convencional), gera uma série de novidades decorrentes. Duas delas foram evidenciadas, sendo a introdução dos Sistemas Agroflorestais e o estabelecimento do OPAC – Litoral Norte como resultado de ações em rede. Tais novidades estão intimamente relacionadas à contextualização local do conhecimento. Uma análise crítica levanta a necessidade de ampliar o compromisso de organizações de P&D com processos contextualizados localmente para a geração de conhecimento e, assim, também com o desenvolvimento rural.Producing news conjugates many learning processes, involving much cognition, in addition to the identifiable dynamics such as the knowledge construction processes. This study, lightning the Oriented Perspective to the Actor and the Multilevel Perspective that gives support to the approach of the News Production in agriculture, identifies new meanings to the everyday practical of family farmers and other social actors, that open space to the emergency of innovating processes related to the based ecological agriculture. The interface of these two perspectives points out an analytical set which suggests that technological emergencies are, above all, social transformations and occur from the emergency of news. The limitations of the model of the linear and homogeneous development proposed from the 1950’s implicate in a series of social and environmental crises, largely percepted in the rural communities in the world and in Brazil. Concerning this scenery, these problematical were identified in the slopes and valleys in the hills of North Seashore, more specifically by the restrictions of the Atlantic Forest, from the 1990’s, through the establishment of the Conservation Unities (UC) in the region.This effective control of the environmental organs corroborated to the evasion process of the slope zones by the farmers. Concomitantly, at this moment, the criticism around the impact of the modern productivity development model is strained. So, the preservation as the use of the forest is part of a discourse of the environmental entities located in the North Seashore. This discussion brings the idea that actions to environmental preservation implies mostly in including the local communities. The groups which have been not adequated to the developing process or to the environmental rules started to feel helpless and, somewhat, started to search for new ways of overcoming the crisis. The case study is constituted of four families inserted at Três Forquilhas Valley, North Seashore at Rio Grande do Sul, along with the previous observation in a period of exploratory research, that identified approximately 30 families of ecological farmers, perceiving the empirical profile of the research held from qualitative methodologies with an ethnographic bias. This study has the objective of comprehending how social action and organization contribute to the learning processes related to the emergency of news in the agriculture based on ecology in the North Seashore of Rio Grande do Sul. This way, it was identified that the emergency of news is related to the articulation between the technicians of the ONGs, from rural extension and farmers and that exists a learning process and changes in the behavior related to the internal dynamic, recombination, socialization and knowledge externalization. Therefore, the ecological based on the North Shore, understood as new, once it breaks the patterns of the dominant regime (the conventional agriculture), generating an idea of arising news. Two of them were evidenced, the introduction of Agroflorestal Systems and the establishment of OPAC – North Shore as a result of actions in a network. Such news are deeply related to the contextualization of local knowledge. A critical analysis brings up the necessity of amplifying the commitment of P&D institutions with contextualized processes located to the generation of knowledge and, this way, with the rural development.application/pdfporDesenvolvimento ruralAgricultura familiarAgroecologiaAgricultura ecológicaRio Grande do Sul, Litoral norteAgroecologyEcological agricultureKnowledgeRural developmentDinâmicas do conhecimento e a emergência de novidades na agricultura de base ecológica no litoral norte do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento RuralPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981264.pdf000981264.pdfTexto completoapplication/pdf2202154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132938/1/000981264.pdfa1bca3ff5c8c7c73f39c3a310a95efa7MD51TEXT000981264.pdf.txt000981264.pdf.txtExtracted Texttext/plain311623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132938/2/000981264.pdf.txtbb9e2ee14c1cdb1d51b7f6924e42dd96MD52THUMBNAIL000981264.pdf.jpg000981264.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132938/3/000981264.pdf.jpgf26e2cf617b0a2ad3051a293298d5a99MD5310183/1329382018-10-26 09:48:03.435oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T12:48:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dinâmicas do conhecimento e a emergência de novidades na agricultura de base ecológica no litoral norte do Rio Grande do Sul
title Dinâmicas do conhecimento e a emergência de novidades na agricultura de base ecológica no litoral norte do Rio Grande do Sul
spellingShingle Dinâmicas do conhecimento e a emergência de novidades na agricultura de base ecológica no litoral norte do Rio Grande do Sul
Pettenon, Lauren da Silva
Desenvolvimento rural
Agricultura familiar
Agroecologia
Agricultura ecológica
Rio Grande do Sul, Litoral norte
Agroecology
Ecological agriculture
Knowledge
Rural development
title_short Dinâmicas do conhecimento e a emergência de novidades na agricultura de base ecológica no litoral norte do Rio Grande do Sul
title_full Dinâmicas do conhecimento e a emergência de novidades na agricultura de base ecológica no litoral norte do Rio Grande do Sul
title_fullStr Dinâmicas do conhecimento e a emergência de novidades na agricultura de base ecológica no litoral norte do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Dinâmicas do conhecimento e a emergência de novidades na agricultura de base ecológica no litoral norte do Rio Grande do Sul
title_sort Dinâmicas do conhecimento e a emergência de novidades na agricultura de base ecológica no litoral norte do Rio Grande do Sul
author Pettenon, Lauren da Silva
author_facet Pettenon, Lauren da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pettenon, Lauren da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Flávia Charão
contributor_str_mv Marques, Flávia Charão
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento rural
Agricultura familiar
Agroecologia
Agricultura ecológica
Rio Grande do Sul, Litoral norte
topic Desenvolvimento rural
Agricultura familiar
Agroecologia
Agricultura ecológica
Rio Grande do Sul, Litoral norte
Agroecology
Ecological agriculture
Knowledge
Rural development
dc.subject.eng.fl_str_mv Agroecology
Ecological agriculture
Knowledge
Rural development
description Produzir novidades conjuga inúmeros processos de aprendizagens, envolvendo cognições diversas, além de dinâmicas identificáveis como processos de construção de conhecimento. Este trabalho, à luz da Perspectiva Orientada ao Ator e da Perspectiva Multinível identifica novos sentidos dados às práticas cotidianas por agricultores familiares e outros atores sociais do rural; que abrem espaço para a emergência de processos inovadores relacionados à agricultura de base ecológica. A interface dessas duas perspectivas aponta um conjunto analítico que sugere que as transformações tecnológicas são, acima de tudo, transformações sociais.As limitações do modelo de desenvolvimento linear e homogêneo, proposto a partir da década de 1950,implicaram numa série de crises de cunho social e ambiental, amplamente percebidos nas comunidades rurais do mundo e do Brasil. Acerca deste cenário, tais problemáticas foram identificas nas encostas e vales de morros do Litoral Norte, mais precisamente pelas restrições de uso do bioma Mata Atlântica, a partir dos anos 1990, através do estabelecimento de Unidades de Conservação (UC) na região. Este controle efetivo dos órgãos ambientais corroborou para o processo de evasão das zonas de encostas pelos agricultores. Concomitantemente a isso, neste período, também, que se acirram as críticas acerca dos impactos do modelo de desenvolvimento produtivista moderno. Assim, a preservação como o uso da floresta faz parte do discurso das entidades ambientalistas presentes na região do Litoral Norte. Essa discussão leva a pensar que ações para conservação ambiental implicam necessariamente em incluir as comunidades locais. Os grupos que não se adequaram ao processo desenvolvimentista e/ou às normas ambientais passaram a se sentir desamparados e, de certa forma, iniciaram uma busca de formas para a superação da crise. O estudo de caso formado por quatro famílias inseridas no Vale de Três Forquilhas no Litoral Norte do RS, juntamente com a observação prévia em um período de pesquisa exploratória, que identificou aproximadamente 30 famílias de agricultores ecológicos, compreenderam o recorte empírico da pesquisa realizada a partir de metodologias qualitativas com viés etnográfico. Este trabalho teve o objetivo de compreender como a ação e a interação social contribuem para os processos de aprendizagem relacionados à emergência de novidades na agricultura de base ecológica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, foi identificado que a emergência de novidades está relacionada à articulação entre técnicos das ONGs, da extensão rural e agricultores; e que existe um processo de aprendizagem e de mudanças de comportamento associado a dinâmicas de internalização, recombinação,socialização e externalização do conhecimento. Portanto, a agricultura de base ecológica no Litoral Norte, entendida com uma novidade, uma vez que rompe com os padrões do regime dominante (a agricultura convencional), gera uma série de novidades decorrentes. Duas delas foram evidenciadas, sendo a introdução dos Sistemas Agroflorestais e o estabelecimento do OPAC – Litoral Norte como resultado de ações em rede. Tais novidades estão intimamente relacionadas à contextualização local do conhecimento. Uma análise crítica levanta a necessidade de ampliar o compromisso de organizações de P&D com processos contextualizados localmente para a geração de conhecimento e, assim, também com o desenvolvimento rural.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-26T02:05:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132938
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981264
url http://hdl.handle.net/10183/132938
identifier_str_mv 000981264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132938/1/000981264.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132938/2/000981264.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132938/3/000981264.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a1bca3ff5c8c7c73f39c3a310a95efa7
bb9e2ee14c1cdb1d51b7f6924e42dd96
f26e2cf617b0a2ad3051a293298d5a99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085351374454784