O jornalismo e a ciência na revista Ciência Hoje das Crianças (1986-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacobus, Doraci Masiero
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180474
Resumo: A pesquisa investiga a revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), em suas edições do período de 1986 a 2016, com o objetivo de apurar como a ciência é apresentada ao público infantil, tendo em vista áreas de conhecimento, agentes, temas e critérios de seleção de notícias. A CHC é um periódico de divulgação científica brasileiro fundado em 1986, especializado na temática científica e segmentado para crianças de 9 a 12 anos. Foram investigados elementos do projeto editorial e projeto gráfico, a partir das bases teóricas do jornalismo com foco no jornalismo científico e no jornalismo infantil, considerando especificidades do jornalismo de revista. Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo de corpus composto dos exemplares dos anos de 1987, 1996, 2006 e 2016, totalizando 38 edições, tendo como unidades de análise as capas e as reportagens principais As informações apuradas apontam para a intenção da CHC de levar aos leitores informações sobre ciência através de um jornalismo leve e atrativo, valorizado por opções editoriais (temáticas curiosas e familiares, destaque à imagem, informalidade) e componentes gráficos (uso de ilustrações e outros recursos em cores), características herdadas do jornalismo infantil. Já nos critérios para seleção de assuntos e estratégias de produção do texto se evidenciam as características do jornalismo científico. O conjunto da produção é valorizado pelas características próprias do jornalismo de revista, que não se revela apenas por propriedades como formato, periodicidade e portabilidade, mas também pela prerrogativa de produzir sentidos provocando a sinestesia e estabelecendo vínculo emocional. Através de textos verbais e imagens visuais, a CHC propaga uma visão da ciência como divertida, integrada ao dia a dia, atividade prática, sistematizadora e integradora de conhecimentos, consensual, autônoma e independente de contexto social, econômico ou político.
id URGS_e7d85f19e6992c72c9f147b715b10246
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180474
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Jacobus, Doraci MasieroGruszynski, Ana Claudia2018-07-13T02:24:47Z2018http://hdl.handle.net/10183/180474001072255A pesquisa investiga a revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), em suas edições do período de 1986 a 2016, com o objetivo de apurar como a ciência é apresentada ao público infantil, tendo em vista áreas de conhecimento, agentes, temas e critérios de seleção de notícias. A CHC é um periódico de divulgação científica brasileiro fundado em 1986, especializado na temática científica e segmentado para crianças de 9 a 12 anos. Foram investigados elementos do projeto editorial e projeto gráfico, a partir das bases teóricas do jornalismo com foco no jornalismo científico e no jornalismo infantil, considerando especificidades do jornalismo de revista. Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo de corpus composto dos exemplares dos anos de 1987, 1996, 2006 e 2016, totalizando 38 edições, tendo como unidades de análise as capas e as reportagens principais As informações apuradas apontam para a intenção da CHC de levar aos leitores informações sobre ciência através de um jornalismo leve e atrativo, valorizado por opções editoriais (temáticas curiosas e familiares, destaque à imagem, informalidade) e componentes gráficos (uso de ilustrações e outros recursos em cores), características herdadas do jornalismo infantil. Já nos critérios para seleção de assuntos e estratégias de produção do texto se evidenciam as características do jornalismo científico. O conjunto da produção é valorizado pelas características próprias do jornalismo de revista, que não se revela apenas por propriedades como formato, periodicidade e portabilidade, mas também pela prerrogativa de produzir sentidos provocando a sinestesia e estabelecendo vínculo emocional. Através de textos verbais e imagens visuais, a CHC propaga uma visão da ciência como divertida, integrada ao dia a dia, atividade prática, sistematizadora e integradora de conhecimentos, consensual, autônoma e independente de contexto social, econômico ou político.The research investigates the Brazilian magazine Ciência Hoje das Crianças (CHC), from 1986 to 2016, with the objective to observe how science is presented to children, taking into account areas of knowledge, agents, themes and criteria for selection of news. CHC is a Brazilian scientific magazine, first published in 1986. It´s specialized in scientific theme and aimed at children from 9 to 12 years. Elements of the editorial project and graphic design were investigated, based on the theoretical bases of Journalism (Scientific Journalism and Journalism for children) and Magazine Journalism. The methodological procedures included bibliographic and documental research and content analysis of the corpus composed of the years 1987, 1996, 2006 and 2016, totaling 38 editions, analyzed through their covers and main reports. We concluded that CHC intends to provide readers with information about science through attractive journalism, valued by editorial options (curious and familiar themes, featured images, informality) and graphic components (color printing, illustration of quality), characteristics of journalism for children. As for the criteria for selection of subjects and strategies of production of the text, the characteristics of Scientific Journalism are evidenced, and the the whole set is valued by the characteristics of Magazine Journalism. This isn’t only revealed by characteristics such as format, periodicity and portability, but also by the prerogative to produce meanings provoking synesthesia and establishing emotional bond. CHC propagates, through text and image, a vision of science as fun, integrated to day-by-day, a practical activity, systematizing and integrating knowledge, consensual and autonomous and independent of social, economic or political contexts.application/pdfporJornalismo científicoAnálise de conteúdoCriançaCiência Hoje das Crianças (Revista)Scientific journalismCommunicationMagazineJornalism for childrenO jornalismo e a ciência na revista Ciência Hoje das Crianças (1986-2016)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001072255.pdf001072255.pdfTexto completoapplication/pdf5716091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180474/1/001072255.pdf89f448a06d5a5145bd787bc0afd7ef07MD51TEXT001072255.pdf.txt001072255.pdf.txtExtracted Texttext/plain415246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180474/2/001072255.pdf.txt62f5317070e4e1113c5b11e880be9594MD5210183/1804742018-07-14 03:04:39.167334oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180474Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-07-14T06:04:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jornalismo e a ciência na revista Ciência Hoje das Crianças (1986-2016)
title O jornalismo e a ciência na revista Ciência Hoje das Crianças (1986-2016)
spellingShingle O jornalismo e a ciência na revista Ciência Hoje das Crianças (1986-2016)
Jacobus, Doraci Masiero
Jornalismo científico
Análise de conteúdo
Criança
Ciência Hoje das Crianças (Revista)
Scientific journalism
Communication
Magazine
Jornalism for children
title_short O jornalismo e a ciência na revista Ciência Hoje das Crianças (1986-2016)
title_full O jornalismo e a ciência na revista Ciência Hoje das Crianças (1986-2016)
title_fullStr O jornalismo e a ciência na revista Ciência Hoje das Crianças (1986-2016)
title_full_unstemmed O jornalismo e a ciência na revista Ciência Hoje das Crianças (1986-2016)
title_sort O jornalismo e a ciência na revista Ciência Hoje das Crianças (1986-2016)
author Jacobus, Doraci Masiero
author_facet Jacobus, Doraci Masiero
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacobus, Doraci Masiero
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gruszynski, Ana Claudia
contributor_str_mv Gruszynski, Ana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo científico
Análise de conteúdo
Criança
Ciência Hoje das Crianças (Revista)
topic Jornalismo científico
Análise de conteúdo
Criança
Ciência Hoje das Crianças (Revista)
Scientific journalism
Communication
Magazine
Jornalism for children
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific journalism
Communication
Magazine
Jornalism for children
description A pesquisa investiga a revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), em suas edições do período de 1986 a 2016, com o objetivo de apurar como a ciência é apresentada ao público infantil, tendo em vista áreas de conhecimento, agentes, temas e critérios de seleção de notícias. A CHC é um periódico de divulgação científica brasileiro fundado em 1986, especializado na temática científica e segmentado para crianças de 9 a 12 anos. Foram investigados elementos do projeto editorial e projeto gráfico, a partir das bases teóricas do jornalismo com foco no jornalismo científico e no jornalismo infantil, considerando especificidades do jornalismo de revista. Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo de corpus composto dos exemplares dos anos de 1987, 1996, 2006 e 2016, totalizando 38 edições, tendo como unidades de análise as capas e as reportagens principais As informações apuradas apontam para a intenção da CHC de levar aos leitores informações sobre ciência através de um jornalismo leve e atrativo, valorizado por opções editoriais (temáticas curiosas e familiares, destaque à imagem, informalidade) e componentes gráficos (uso de ilustrações e outros recursos em cores), características herdadas do jornalismo infantil. Já nos critérios para seleção de assuntos e estratégias de produção do texto se evidenciam as características do jornalismo científico. O conjunto da produção é valorizado pelas características próprias do jornalismo de revista, que não se revela apenas por propriedades como formato, periodicidade e portabilidade, mas também pela prerrogativa de produzir sentidos provocando a sinestesia e estabelecendo vínculo emocional. Através de textos verbais e imagens visuais, a CHC propaga uma visão da ciência como divertida, integrada ao dia a dia, atividade prática, sistematizadora e integradora de conhecimentos, consensual, autônoma e independente de contexto social, econômico ou político.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-13T02:24:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180474
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001072255
url http://hdl.handle.net/10183/180474
identifier_str_mv 001072255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180474/1/001072255.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180474/2/001072255.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 89f448a06d5a5145bd787bc0afd7ef07
62f5317070e4e1113c5b11e880be9594
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085448864759808