Formação profissional e mercado de trabalho : estudo exploratório das suas relações para arquitetos e urbanistas na região de Santa Maria/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Adriano da Silva
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10132
Resumo: O mercado de trabalho do profissional arquiteto tem sofrido influências significativas em conseqüência da efemeridade do conhecimento frente às intensas transformações do mundo contemporâneo. Na busca incessante por acesso imediato a este mercado, os egressos das escolas de ensino superior têm enfrentado dificuldades para se adequar às novas exigências e anseios da sociedade, pois estas estão, a princípio, calcadas nas demandas sociais e não na realidade proveniente da academia. Explorar esta relação para buscar referenciais entre as reais carências encontradas nesta formação e o papel primeiro de uma universidade, no concernente a educação profissional, embasa a defensabilidade do estudo. Um recorte imaginário na população foi pensado com o intuito de se conhecer a realidade particular dos acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria e o seu acesso ao mercado regional. Neste sentido, a necessidade de uma pesquisa exploratória com o grupo envolvido parecia evidente, onde se intentou formar um panorama da profissão do arquiteto e urbanista, aos olhos da sociedade, representada aqui pelos ingressantes no ensino superior, e na visão dos próprios arquitetos, egressos ou não do curso objeto do trabalho. Nas análises dos instrumentos de pesquisa são demonstradas as carências e dificuldades percebidas pelo público-alvo ao se depararem com as múltiplas realidades a que a atividade profissional está exposta. Em estudos comparativos entre os projetos e currículos existentes e as avaliações periódicas realizadas no CAU/UFSM percebe-se uma preocupação constante em tentar vincular o discurso e a prática, relacionando realidade das demandas e possibilidades educativas, objetivando um diálogo possível. Compreender estes novos paradigmas que se apresentam e repensar a formação dos projetos pedagógicos dos cursos pode ser uma forma de melhor reduzir o impacto entre as exigências de um mercado em constante mutação e as respostas coerentes das instituições de ensino do país. Entretanto, a dificuldade no acompanhamento imediato dos planos efetivados pelas IES em concordância com as mudanças da sociedade, entrava, muitas vezes, na morosidade dos processos burocráticos, levando a considerar a elaboração de um PPP mais flexível.
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