O Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) : uma estratégia da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre que aproxima Geografia e Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osorio, Andréa Ketzer
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/81222
Resumo: O Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) é uma estratégia de Educação Ambiental adotada pela Rede Municipal de Educação de Porto Alegre desde o ano de 2000. Esse trabalho consiste na análise dos avanços, dos limites e das possibilidades do LIAU em relação à proposta de educação ambiental criada por uma professora da Rede e um professor da UFRGS, e para indicar onde a concepção de Educação Ambiental adotada pelo projeto aproxima-se da Geografia. Para tanto, apresenta uma contextualização do surgimento do projeto, baseado no Atlas Ambiental de Porto Alegre (1998), e um breve histórico do primeiro LIAU que surgiu na Rede (2000). As observações feitas em duas escolas, os relatórios anuais de atividades dos LIAUs, o acompanhamento de algumas atividades das quais outros LIAUs participaram e a formação dos sujeitos que fazem parte do laboratório foram o centro da pesquisa, que teve como resultados a percepção de que não existe uma só educação ambiental sendo praticada na rede. As concepções de Educação Ambiental, mapeadas desde o surgimento do movimento ambientalista, vão desde a simples observação e preservação da natureza até as ações que visam a justiça ambiental e social através do estudo das relações de gênero e do trabalho com povos originários e seus modos de vida. Surgiu assim a necessidade de se pensar quais educações ambientais estão mais próximas do projeto LIAU, quais são as concepções de EA de cada escola e, dentre essas, quais aproximam mais a Educação Ambiental da Geografia.
id URGS_e8423d8b3ad911abace912db7dd46eab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/81222
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Osorio, Andréa KetzerKaercher, Nestor André2013-11-21T01:48:30Z2013http://hdl.handle.net/10183/81222000904723O Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) é uma estratégia de Educação Ambiental adotada pela Rede Municipal de Educação de Porto Alegre desde o ano de 2000. Esse trabalho consiste na análise dos avanços, dos limites e das possibilidades do LIAU em relação à proposta de educação ambiental criada por uma professora da Rede e um professor da UFRGS, e para indicar onde a concepção de Educação Ambiental adotada pelo projeto aproxima-se da Geografia. Para tanto, apresenta uma contextualização do surgimento do projeto, baseado no Atlas Ambiental de Porto Alegre (1998), e um breve histórico do primeiro LIAU que surgiu na Rede (2000). As observações feitas em duas escolas, os relatórios anuais de atividades dos LIAUs, o acompanhamento de algumas atividades das quais outros LIAUs participaram e a formação dos sujeitos que fazem parte do laboratório foram o centro da pesquisa, que teve como resultados a percepção de que não existe uma só educação ambiental sendo praticada na rede. As concepções de Educação Ambiental, mapeadas desde o surgimento do movimento ambientalista, vão desde a simples observação e preservação da natureza até as ações que visam a justiça ambiental e social através do estudo das relações de gênero e do trabalho com povos originários e seus modos de vida. Surgiu assim a necessidade de se pensar quais educações ambientais estão mais próximas do projeto LIAU, quais são as concepções de EA de cada escola e, dentre essas, quais aproximam mais a Educação Ambiental da Geografia.The Intelligence of Urban Environment Laboratory (LIAU) is a Environmental Education strategy adopted by the Network of Education of Porto Alegre city since 2000. This work consists in analyzing the progress, the limits and possibilities of LIAU regarding the proposed environmental education created by a teacher network, and a professor at UFRGS, and to indicate where the view adopted by the Environmental Education project approaches the Geography. It presents a contextualization of the emergence of the project, based on the Environmental Atlas of Porto Alegre (1998), and a brief history of the first LIAU discovered on the network (2000). The observation of the project in two schools, the annual activities of LIAUs, tracking some other activities that LIAUs participated and training for individuals who are part of the lab is the center of research, which had the results of the perception that there is only one environmental education being practiced in the network. Conceptions of Environmental Education, mapped since the emergence of the environmental movement, ranging from simple observation and preservation of nature to actions aimed at environmental and social justice through the study of gender relations and work with native peoples and their ways of life. Thus emerged the need to consider environmental educations which are closest to the project LIAU, what are the conceptions of EA for each school and, among these, which closer Environmental Education and Geography.application/pdfporGeografiaEducação ambientalAmbiente urbanoPorto Alegre (RS)Environmental educationGeographyLIAUO Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) : uma estratégia da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre que aproxima Geografia e Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000904723.pdf000904723.pdfTexto completoapplication/pdf6615788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81222/1/000904723.pdfcc1cf9b8edb2344e897ec302fdc929f0MD51TEXT000904723.pdf.txt000904723.pdf.txtExtracted Texttext/plain314218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81222/2/000904723.pdf.txt98ba0ba5addfd36840d06eaf8735100bMD52THUMBNAIL000904723.pdf.jpg000904723.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81222/3/000904723.pdf.jpg4d7eda4a1d208cdb00a1cef87b82afd3MD5310183/812222018-10-05 08:58:55.5oai:www.lume.ufrgs.br:10183/81222Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:58:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) : uma estratégia da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre que aproxima Geografia e Educação Ambiental
title O Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) : uma estratégia da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre que aproxima Geografia e Educação Ambiental
spellingShingle O Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) : uma estratégia da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre que aproxima Geografia e Educação Ambiental
Osorio, Andréa Ketzer
Geografia
Educação ambiental
Ambiente urbano
Porto Alegre (RS)
Environmental education
Geography
LIAU
title_short O Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) : uma estratégia da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre que aproxima Geografia e Educação Ambiental
title_full O Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) : uma estratégia da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre que aproxima Geografia e Educação Ambiental
title_fullStr O Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) : uma estratégia da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre que aproxima Geografia e Educação Ambiental
title_full_unstemmed O Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) : uma estratégia da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre que aproxima Geografia e Educação Ambiental
title_sort O Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) : uma estratégia da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre que aproxima Geografia e Educação Ambiental
author Osorio, Andréa Ketzer
author_facet Osorio, Andréa Ketzer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osorio, Andréa Ketzer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Nestor André
contributor_str_mv Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Educação ambiental
Ambiente urbano
Porto Alegre (RS)
topic Geografia
Educação ambiental
Ambiente urbano
Porto Alegre (RS)
Environmental education
Geography
LIAU
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental education
Geography
LIAU
description O Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) é uma estratégia de Educação Ambiental adotada pela Rede Municipal de Educação de Porto Alegre desde o ano de 2000. Esse trabalho consiste na análise dos avanços, dos limites e das possibilidades do LIAU em relação à proposta de educação ambiental criada por uma professora da Rede e um professor da UFRGS, e para indicar onde a concepção de Educação Ambiental adotada pelo projeto aproxima-se da Geografia. Para tanto, apresenta uma contextualização do surgimento do projeto, baseado no Atlas Ambiental de Porto Alegre (1998), e um breve histórico do primeiro LIAU que surgiu na Rede (2000). As observações feitas em duas escolas, os relatórios anuais de atividades dos LIAUs, o acompanhamento de algumas atividades das quais outros LIAUs participaram e a formação dos sujeitos que fazem parte do laboratório foram o centro da pesquisa, que teve como resultados a percepção de que não existe uma só educação ambiental sendo praticada na rede. As concepções de Educação Ambiental, mapeadas desde o surgimento do movimento ambientalista, vão desde a simples observação e preservação da natureza até as ações que visam a justiça ambiental e social através do estudo das relações de gênero e do trabalho com povos originários e seus modos de vida. Surgiu assim a necessidade de se pensar quais educações ambientais estão mais próximas do projeto LIAU, quais são as concepções de EA de cada escola e, dentre essas, quais aproximam mais a Educação Ambiental da Geografia.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-21T01:48:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/81222
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000904723
url http://hdl.handle.net/10183/81222
identifier_str_mv 000904723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81222/1/000904723.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81222/2/000904723.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81222/3/000904723.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cc1cf9b8edb2344e897ec302fdc929f0
98ba0ba5addfd36840d06eaf8735100b
4d7eda4a1d208cdb00a1cef87b82afd3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064585323216896