Paralelos compositivos : a arquitetura do movimento moderno carioca e os preceitos corbusianos (1936-1956)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/109027 |
Resumo: | A primeira metade do século vinte testemunhou a consagração de profundas alterações nos paradigmas culturais, técnicos e intelectuais vigentes. A arquitetura, como reflexo do comportamento de uma sociedade, esteve envolvida no processo de modernização e, embora a busca por uma linguagem arquitetônica adequada ao homem e ao modo de vida despontados pela industrialização tenha iniciado em meados de 1800, sua consolidação deu-se no decorrer do século seguinte pelas geniais lideranças de movimentos modernizantes, dentre os quais Le Corbusier encontra-se incluído. A importância deste mestre europeu para o desenvolvimento e a difusão da arquitetura moderna parece, portanto, incontestável. Através da elaboração de teorias, princípios regulamentadores e do legado de obras construídas, Le Corbusier foi uma referência para gerações de arquitetos ao redor do mundo. Dentre seus seguidores estão indivíduos atuantes no cenário carioca de meados da década de trinta, ocasião em que o país - governado por Getúlio Vargas - empregava a arquitetura como ferramenta do progresso nacional. A vinda de Le Corbusier ao Brasil, em 1936, para a consultoria da sede do Ministério da Educação e Saúde Pública e da Cidade Universitária da Universidade do Brasil contribuiu para o despertar de talentos como Affonso Eduardo Reidy, Jorge Moreira e Oscar Niemeyer, os quais passaram a adquirir, progressivamente, oportunidades de demonstrar suas posições diante dos problemas arquitetônicos. Preceitos corbusianos foram amplamente adotados e parece, portanto, infactível desvincular representantes de uma das principais vertentes arquitetônicas nacionais de seu personagem norteador. A presente dissertação - caracterizada, sobretudo, pelo seu apelo didático - investiga, por conseguinte, de que modo estratégias compositivas preconizadas por Le Corbusier foram reinterpretadas pelos citados protagonistas da primeira geração moderna brasileira, explicitando-as através da configuração de paralelos identificados segundo uma análise crítico-comparativa. Pretende, por meio da abordagem consciente de um assunto corriqueiramente tratado em âmbito acadêmico, suscitar uma depurada compreensão dos intrincados laços que uniram os indivíduos mencionados e suas respectivas posturas projetuais, auxiliando, igualmente, na apreensão de lições possíveis de serem adaptadas a contextos atuais. |
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Biavatti, Camila DamianiOliveira, Rogerio de Castro2015-01-16T02:14:01Z2014http://hdl.handle.net/10183/109027000950121A primeira metade do século vinte testemunhou a consagração de profundas alterações nos paradigmas culturais, técnicos e intelectuais vigentes. A arquitetura, como reflexo do comportamento de uma sociedade, esteve envolvida no processo de modernização e, embora a busca por uma linguagem arquitetônica adequada ao homem e ao modo de vida despontados pela industrialização tenha iniciado em meados de 1800, sua consolidação deu-se no decorrer do século seguinte pelas geniais lideranças de movimentos modernizantes, dentre os quais Le Corbusier encontra-se incluído. A importância deste mestre europeu para o desenvolvimento e a difusão da arquitetura moderna parece, portanto, incontestável. Através da elaboração de teorias, princípios regulamentadores e do legado de obras construídas, Le Corbusier foi uma referência para gerações de arquitetos ao redor do mundo. Dentre seus seguidores estão indivíduos atuantes no cenário carioca de meados da década de trinta, ocasião em que o país - governado por Getúlio Vargas - empregava a arquitetura como ferramenta do progresso nacional. A vinda de Le Corbusier ao Brasil, em 1936, para a consultoria da sede do Ministério da Educação e Saúde Pública e da Cidade Universitária da Universidade do Brasil contribuiu para o despertar de talentos como Affonso Eduardo Reidy, Jorge Moreira e Oscar Niemeyer, os quais passaram a adquirir, progressivamente, oportunidades de demonstrar suas posições diante dos problemas arquitetônicos. Preceitos corbusianos foram amplamente adotados e parece, portanto, infactível desvincular representantes de uma das principais vertentes arquitetônicas nacionais de seu personagem norteador. A presente dissertação - caracterizada, sobretudo, pelo seu apelo didático - investiga, por conseguinte, de que modo estratégias compositivas preconizadas por Le Corbusier foram reinterpretadas pelos citados protagonistas da primeira geração moderna brasileira, explicitando-as através da configuração de paralelos identificados segundo uma análise crítico-comparativa. Pretende, por meio da abordagem consciente de um assunto corriqueiramente tratado em âmbito acadêmico, suscitar uma depurada compreensão dos intrincados laços que uniram os indivíduos mencionados e suas respectivas posturas projetuais, auxiliando, igualmente, na apreensão de lições possíveis de serem adaptadas a contextos atuais.The first half of the 20th century witnessed the establishment of profound modifications in the cultural, technical and intellectual currents paradigms. Architecture, as a reflection of a society behavior, has been involved in the modernization process and, although the search for an appropriate architectonical language to man and the way of life risen by industrialization had started in the middle of 1800, its consolidation occurred during the following century by the brilliant leadership of modernizing movements among which is included Le Corbusier, whose importance for the development and dissemination of modern architecture seems, therefore, undeniable. Through the elaboration of theories, regulatory principles and the legacy of built works, Le Corbusier was a reference for generations of architects around the world. Among his followers there are active individuals in Rio de Janeiro scenery of the middle 30’s, time when the country – governed by Getúlio Vargas – used the architecture as a national progress instrument. The arrival of Le Corbusier in Brazil, in 1936, for consulting the headquarters of the Ministry of Education and Public Health and the University City of University of Brazil encouraged the flourishing of talents like Affonso Eduardo Reidy, Jorge Moreira and Oscar Niemeyer, who began to get opportunities to demonstrate their postures against the architectural problems. Corbusian precepts were widely adopted and hence it appears infeasible to dissociate representatives of one of the national architectonic main trends of its guiding character. This thesis – mainly characterized by its didactical appeal – investigates how Le Corbusier’s compositional strategies were reinterpreted by the quoted protagonists of the first Brazilian modern generation by configuring parallel identified according to a criticalcomparative analysis. It intends, through a conscious approach of a subject commonly broached in academic field, raise a refined understanding of those intricate ties that united the mentioned individuals and their respective projetual postures also assisting in the apprehension of lessons possible to be adjusted to currents contexts.application/pdfporLe Corbusier 1887-1965.Le Corbusier 1887-1965.Reidy, Affonso Eduardo 1909-1964.Moreira, Jorge MachadoNiemeyer, OscarArquitetura moderna : BrasilEscola CariocaModern architecture in BrazilModern architecture in Rio de JaneiroCariocan schoolLe CorbusierParalelos compositivos : a arquitetura do movimento moderno carioca e os preceitos corbusianos (1936-1956)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000950121.pdf000950121.pdfTexto completoapplication/pdf20275247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109027/1/000950121.pdff21caf6163c7d0903bc871ed30757218MD51TEXT000950121.pdf.txt000950121.pdf.txtExtracted Texttext/plain355172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109027/2/000950121.pdf.txt99f1f58608dd561a490847773eb07320MD52THUMBNAIL000950121.pdf.jpg000950121.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109027/3/000950121.pdf.jpgd287809cf5355c9dc86b603f54e18aa9MD5310183/1090272018-10-23 08:40:03.77oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T11:40:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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