Estimação de modelos comportamentais utilizando a técnica de preferência declarada : o caso de variabilidade dos tempos de viagem no transporte de grãos no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azambuja, Ana Maria Volkmer de
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158372
Resumo: O Rio Grande do Sul é um estado essencialmente agrícola, produzindo uma grande quantidade de grãos (soja, arroz, milho) que abastecem o mercado interno e também são exportados para outros estados ou países. Grande parte desta movimentação se dá, hoje, por rodovia, quando estes produtos, por suas características e volumes, são apropriados para o transporte por ferrovia. Isto acontece porque a ferrovia brasileira vem trabalhando de forma ineficiente no que se refere à manutenção da via e do material rodante, bem como no cumprimento de horários e prazos. Sabe-se, contudo, que a ferrovia pode vir a se tornar um meio de transporte atrativo, no momento em que os problemas enfrentados pela mesma forem resolvidos ou reduzidos. O presente trabalho tem como objetivo identificar a estrutura de escolha modal dos decisores das cooperativas de grãos e indústrias de adubo, os quais constituem em demanda potencial para a ferrovia. O processo de compreensão da estrutura de decisão dos usuários atuais e potenciais, indica a utilização de modelos comportamentais e técnicas de coleta de dados que possibilitem a análise de comportamentos frente a situações que possam não ter ainda sido experimentadas pelos usuários. Para tanto, fez-se uso da técnica de Preferência Declarada (ou Stated Preference), que possibilita identificar quais variáveis influenciam na escolha do modo, e assim utilizar os dados obtidos na calibração de modelos comportamentais. Com a utilização de modelos comportamentais pode-se, ainda, verificar quanto o usuário está disposto a pagar para melhorar um dos atributos identificados para a escolha do modo que transportará a carga. Ainda é possível identificar qual a probabilidade de escolha de cada modo analisado, de acordo com os cenários criados de melhorias na ferrovia.
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