Investigando práticas de extensão-popular na Universidade Federal do Rio Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feijó, Nicole Marques
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/30382
Resumo: Esta dissertação surge das inquietações da pesquisadora sobre a relação universidade e sociedade. Tem como questão norteadora entender quais as categorias do pensamento de Paulo Freire e Antonio Gramsci que contribuem para delinear o construto extensão-popular e como se expressam nas práticas de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Para tanto se recorreu à sociologia e à pedagogia contemporânea, considerando o entrelaçamento dos diferentes acontecimentos da realidade com a sociologia de Antonio Gramsci e a pedagogia de Paulo Freire. A partir das teorias desses autores foi possível orientar o estudo a respeito da extensão-popular num sentido teórico-empírico. Teoria e prática se complementam. Tem-se então um estudo qualitativo, em que a estratégia de pesquisa é o estudo de caso. Os elementos para análise foram obtidos através de pesquisa documental, observação direta, diário de campo e entrevistas feitas com os extensionistas da Universidade Federal do Rio Grande, tanto coordenadores dos projetos de extensão como alunos e com as comunidades envolvidas nos projetos de extensão. Para a análise dos dados, a metodologia escolhida foi a Análise do Discurso. A realização da AD implica perguntar que relações sociais mantidas e divulgadas através da linguagem querem ser estudadas; no caso desse estudo, trata-se da relação da FURG com a comunidade, através das suas ações de extensão. Os resultados da análise apontam que a extensão, sendo parte do processo educacional, mostra-se contraditória mesmo sendo estudada dentro de uma única universidade. A desarmonia de olhares às ações de extensão, tanto por parte dos extensionistas como das comunidades, mostrou que a universidade ainda não consegue estreitar sua relação com a sociedade ao ponto de configurar a extensão-popular com as características do construto delineado neste trabalho. Sendo assim, todas as atividades de extensão da FURG estudadas apresentaram elementos da extensão-popular; entretanto, esses elementos estão isolados, o que faz com que existam apenas indícios dessa forma de extensão, prevalecendo ainda a forma hegemônica das atividades extensionitas.
id URGS_e89dcc538cd54882774d60d2cb476096
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/30382
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Feijó, Nicole MarquesGoulart, Sueli2011-07-27T06:00:49Z2011http://hdl.handle.net/10183/30382000781085Esta dissertação surge das inquietações da pesquisadora sobre a relação universidade e sociedade. Tem como questão norteadora entender quais as categorias do pensamento de Paulo Freire e Antonio Gramsci que contribuem para delinear o construto extensão-popular e como se expressam nas práticas de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Para tanto se recorreu à sociologia e à pedagogia contemporânea, considerando o entrelaçamento dos diferentes acontecimentos da realidade com a sociologia de Antonio Gramsci e a pedagogia de Paulo Freire. A partir das teorias desses autores foi possível orientar o estudo a respeito da extensão-popular num sentido teórico-empírico. Teoria e prática se complementam. Tem-se então um estudo qualitativo, em que a estratégia de pesquisa é o estudo de caso. Os elementos para análise foram obtidos através de pesquisa documental, observação direta, diário de campo e entrevistas feitas com os extensionistas da Universidade Federal do Rio Grande, tanto coordenadores dos projetos de extensão como alunos e com as comunidades envolvidas nos projetos de extensão. Para a análise dos dados, a metodologia escolhida foi a Análise do Discurso. A realização da AD implica perguntar que relações sociais mantidas e divulgadas através da linguagem querem ser estudadas; no caso desse estudo, trata-se da relação da FURG com a comunidade, através das suas ações de extensão. Os resultados da análise apontam que a extensão, sendo parte do processo educacional, mostra-se contraditória mesmo sendo estudada dentro de uma única universidade. A desarmonia de olhares às ações de extensão, tanto por parte dos extensionistas como das comunidades, mostrou que a universidade ainda não consegue estreitar sua relação com a sociedade ao ponto de configurar a extensão-popular com as características do construto delineado neste trabalho. Sendo assim, todas as atividades de extensão da FURG estudadas apresentaram elementos da extensão-popular; entretanto, esses elementos estão isolados, o que faz com que existam apenas indícios dessa forma de extensão, prevalecendo ainda a forma hegemônica das atividades extensionitas.This dissertation arises from the researcher's concerns about the relation between university and society. Its guiding question is to search which thought’s categories of Paulo Freire and Antonio Gramsci contribute to delineate the construct popular extension and how they express itself in the practices of a Rio Grande do Sul's university. For that purpose, sociology and contemporary pedagogy are resorted to, considering the interlacing of the different reality happenings with Antonio Gramsci's sociology and Paulo Freire's pedagogy. From these authors' theories, it was possible to guide the study regarding popular extension in a theoricempiric sense. Theory and practice complement each other. From that, a qualitative study appears, in which research strategy is the case study. The elements for analysis were obtained through documental research, direct observation, field notebook and interviews with Universidade Federal do Rio Grande's extensionists, both extension projects coordinators and students, and with the people involved with the extension projects. For the data analysis, the chosen method was Discourse Analysis. DA's realization implies asking which social relations sustained and divulged through language want to be explained; in this study's case, it's about FURG's relation with the people mediated by the extension actions. This analysis' results point that the extension, being part of the educational process, reveals itself to be contradictory even though it's studied inside only one university. The disharmony of looks, from both extensionists and the people, towards extension actions, showed that the university still can't narrow its relation with society to the point of configuring popular extension with the characteristics of the construct constructed in this essay. Therefore, all FURG's studied extension activities presented elements of popular extension, but these elements are isolated, thus existing merely traces of this form of extension, still predominating the hegemonic form of these extensionists activities.application/pdfporExtensão universitária : Rio Grande do SulFundação Universidade Federal do Rio GrandeUniversidadeSociedadeEducaçãoUniversitySocietyPopular extensionEducationPeopleInvestigando práticas de extensão-popular na Universidade Federal do Rio Grandeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000781085.pdf000781085.pdfTexto completoapplication/pdf3033029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30382/1/000781085.pdf4116e2bb1861888d72eed97bf600e2c6MD51TEXT000781085.pdf.txt000781085.pdf.txtExtracted Texttext/plain365822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30382/2/000781085.pdf.txtad5ebf83c6cbc967ea045dd932d59764MD52THUMBNAIL000781085.pdf.jpg000781085.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30382/3/000781085.pdf.jpgb8165c0092335aed1fc0ff7f2f4fbf24MD5310183/303822018-10-09 09:27:16.739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/30382Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:27:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investigando práticas de extensão-popular na Universidade Federal do Rio Grande
title Investigando práticas de extensão-popular na Universidade Federal do Rio Grande
spellingShingle Investigando práticas de extensão-popular na Universidade Federal do Rio Grande
Feijó, Nicole Marques
Extensão universitária : Rio Grande do Sul
Fundação Universidade Federal do Rio Grande
Universidade
Sociedade
Educação
University
Society
Popular extension
Education
People
title_short Investigando práticas de extensão-popular na Universidade Federal do Rio Grande
title_full Investigando práticas de extensão-popular na Universidade Federal do Rio Grande
title_fullStr Investigando práticas de extensão-popular na Universidade Federal do Rio Grande
title_full_unstemmed Investigando práticas de extensão-popular na Universidade Federal do Rio Grande
title_sort Investigando práticas de extensão-popular na Universidade Federal do Rio Grande
author Feijó, Nicole Marques
author_facet Feijó, Nicole Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feijó, Nicole Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Goulart, Sueli
contributor_str_mv Goulart, Sueli
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão universitária : Rio Grande do Sul
Fundação Universidade Federal do Rio Grande
Universidade
Sociedade
Educação
topic Extensão universitária : Rio Grande do Sul
Fundação Universidade Federal do Rio Grande
Universidade
Sociedade
Educação
University
Society
Popular extension
Education
People
dc.subject.eng.fl_str_mv University
Society
Popular extension
Education
People
description Esta dissertação surge das inquietações da pesquisadora sobre a relação universidade e sociedade. Tem como questão norteadora entender quais as categorias do pensamento de Paulo Freire e Antonio Gramsci que contribuem para delinear o construto extensão-popular e como se expressam nas práticas de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Para tanto se recorreu à sociologia e à pedagogia contemporânea, considerando o entrelaçamento dos diferentes acontecimentos da realidade com a sociologia de Antonio Gramsci e a pedagogia de Paulo Freire. A partir das teorias desses autores foi possível orientar o estudo a respeito da extensão-popular num sentido teórico-empírico. Teoria e prática se complementam. Tem-se então um estudo qualitativo, em que a estratégia de pesquisa é o estudo de caso. Os elementos para análise foram obtidos através de pesquisa documental, observação direta, diário de campo e entrevistas feitas com os extensionistas da Universidade Federal do Rio Grande, tanto coordenadores dos projetos de extensão como alunos e com as comunidades envolvidas nos projetos de extensão. Para a análise dos dados, a metodologia escolhida foi a Análise do Discurso. A realização da AD implica perguntar que relações sociais mantidas e divulgadas através da linguagem querem ser estudadas; no caso desse estudo, trata-se da relação da FURG com a comunidade, através das suas ações de extensão. Os resultados da análise apontam que a extensão, sendo parte do processo educacional, mostra-se contraditória mesmo sendo estudada dentro de uma única universidade. A desarmonia de olhares às ações de extensão, tanto por parte dos extensionistas como das comunidades, mostrou que a universidade ainda não consegue estreitar sua relação com a sociedade ao ponto de configurar a extensão-popular com as características do construto delineado neste trabalho. Sendo assim, todas as atividades de extensão da FURG estudadas apresentaram elementos da extensão-popular; entretanto, esses elementos estão isolados, o que faz com que existam apenas indícios dessa forma de extensão, prevalecendo ainda a forma hegemônica das atividades extensionitas.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-07-27T06:00:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/30382
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000781085
url http://hdl.handle.net/10183/30382
identifier_str_mv 000781085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30382/1/000781085.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30382/2/000781085.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30382/3/000781085.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4116e2bb1861888d72eed97bf600e2c6
ad5ebf83c6cbc967ea045dd932d59764
b8165c0092335aed1fc0ff7f2f4fbf24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085203486441472