Banquete de imagens : a complexidade do instrumento vocal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79456 |
Resumo: | O estudo questiona o que é conhecimento e suas possibilidades de articulação sobre e com o instrumento vocal de alunos-atores na perspectiva da Complexidade, tomada na ótica do filósofo francês Edgar Morin. A compreensão de instrumento vocal tem no vocalista um sujeito e objeto que no seu fazer reúne saberes e instâncias privilegiadas de subjetividades que o constituem complexamente. O trabalho apresenta exercícios utilizados na disciplina de Expressão Vocal para Teatro I, ministrada em 2000, no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, pela pesquisadora, nos quais a solicitação da utilização de imagens diversas e da imaginação dos alunos é levantada e discutida como oportunidade complexa da constituição do conhecimento vocal e humano desses sujeitos. A dissertação cria um panorama onde os pensamentos e vivências vocais da mestranda e dos seus alunos dialogam junto a autores como Constantin Stanislawski, Murray Schafer, Marlene Fortuna, Humberto Maturana, João Francisco Duarte Jr, entre outros. |
id |
URGS_e8fb1f0c0e7f70715897d5324e0079a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79456 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Habeyche, Gisela CostaPillar, Analice Dutra2013-10-19T01:48:09Z2003http://hdl.handle.net/10183/79456000395322O estudo questiona o que é conhecimento e suas possibilidades de articulação sobre e com o instrumento vocal de alunos-atores na perspectiva da Complexidade, tomada na ótica do filósofo francês Edgar Morin. A compreensão de instrumento vocal tem no vocalista um sujeito e objeto que no seu fazer reúne saberes e instâncias privilegiadas de subjetividades que o constituem complexamente. O trabalho apresenta exercícios utilizados na disciplina de Expressão Vocal para Teatro I, ministrada em 2000, no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, pela pesquisadora, nos quais a solicitação da utilização de imagens diversas e da imaginação dos alunos é levantada e discutida como oportunidade complexa da constituição do conhecimento vocal e humano desses sujeitos. A dissertação cria um panorama onde os pensamentos e vivências vocais da mestranda e dos seus alunos dialogam junto a autores como Constantin Stanislawski, Murray Schafer, Marlene Fortuna, Humberto Maturana, João Francisco Duarte Jr, entre outros.This application discusses what knowledge is and its articulation possibilities about and with the actors-students' vocal instrument from the Complexity perspective, taken from the French Philosopher Edgar Morin´s optics. The vocal instrument comprehension has in the vocalist a subject and an object that, while performing, combines knowledge and priviledge circumstance of subjectivity which constitutes it in a complex way. The paper presents exercises used in the Vocal Expression for Theater I discipline, administered in 2000, at the UFRGS Dramatic Art Department, by the researcher, in which the request for the use of several images and of the students' imagination was brought and discussed as a complex oportunity for the vocal and human knowledge constitution of these subjects. The dissertation creates a panorama where the master´s degree student and her students' thoughts and vocal experiences talk together with authors such as Constantin Stanislawski, Murray Schafer, Marlene Fortuna, Humberto Maturana, João Francisco Duarte Jr, among others.application/pdfporTeatroVozCurso de graduaçãoFormaçãoSomEnsino superiorTécnicaTeoria da complexidadeImagemAtoresUniversidadeUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de ArtesMorin, Edgar, 1921-Banquete de imagens : a complexidade do instrumento vocalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000395322.pdf000395322.pdfTexto completoapplication/pdf5050241http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79456/1/000395322.pdf1a589ff496b6a3c26bf6cfd00c01f9b3MD51TEXT000395322.pdf.txt000395322.pdf.txtExtracted Texttext/plain329518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79456/2/000395322.pdf.txt76a787e830eeb100721a5f3896d9ae06MD52THUMBNAIL000395322.pdf.jpg000395322.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79456/3/000395322.pdf.jpg0f301216f6dcc442850d68ef437c1887MD5310183/794562022-12-17 06:02:18.40906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-17T08:02:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Banquete de imagens : a complexidade do instrumento vocal |
title |
Banquete de imagens : a complexidade do instrumento vocal |
spellingShingle |
Banquete de imagens : a complexidade do instrumento vocal Habeyche, Gisela Costa Teatro Voz Curso de graduação Formação Som Ensino superior Técnica Teoria da complexidade Imagem Atores Universidade Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes Morin, Edgar, 1921- |
title_short |
Banquete de imagens : a complexidade do instrumento vocal |
title_full |
Banquete de imagens : a complexidade do instrumento vocal |
title_fullStr |
Banquete de imagens : a complexidade do instrumento vocal |
title_full_unstemmed |
Banquete de imagens : a complexidade do instrumento vocal |
title_sort |
Banquete de imagens : a complexidade do instrumento vocal |
author |
Habeyche, Gisela Costa |
author_facet |
Habeyche, Gisela Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Habeyche, Gisela Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pillar, Analice Dutra |
contributor_str_mv |
Pillar, Analice Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Voz Curso de graduação Formação Som Ensino superior Técnica Teoria da complexidade Imagem Atores Universidade Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes Morin, Edgar, 1921- |
topic |
Teatro Voz Curso de graduação Formação Som Ensino superior Técnica Teoria da complexidade Imagem Atores Universidade Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes Morin, Edgar, 1921- |
description |
O estudo questiona o que é conhecimento e suas possibilidades de articulação sobre e com o instrumento vocal de alunos-atores na perspectiva da Complexidade, tomada na ótica do filósofo francês Edgar Morin. A compreensão de instrumento vocal tem no vocalista um sujeito e objeto que no seu fazer reúne saberes e instâncias privilegiadas de subjetividades que o constituem complexamente. O trabalho apresenta exercícios utilizados na disciplina de Expressão Vocal para Teatro I, ministrada em 2000, no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, pela pesquisadora, nos quais a solicitação da utilização de imagens diversas e da imaginação dos alunos é levantada e discutida como oportunidade complexa da constituição do conhecimento vocal e humano desses sujeitos. A dissertação cria um panorama onde os pensamentos e vivências vocais da mestranda e dos seus alunos dialogam junto a autores como Constantin Stanislawski, Murray Schafer, Marlene Fortuna, Humberto Maturana, João Francisco Duarte Jr, entre outros. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-19T01:48:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/79456 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000395322 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/79456 |
identifier_str_mv |
000395322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79456/1/000395322.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79456/2/000395322.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79456/3/000395322.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a589ff496b6a3c26bf6cfd00c01f9b3 76a787e830eeb100721a5f3896d9ae06 0f301216f6dcc442850d68ef437c1887 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085272163975168 |