Forma e contexto : o Museu da Imagem e do Som/RJ e a ampliação da Biblioteca de Estocolmo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, José Alberto Ventura
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187197
Resumo: A identidade formal pode ser apontada como a alma da arquitetura. Em diversas obras recentes a arquitetura tem sido concebida como uma forma que se define, entre outras razões, pela relação com o contexto. Uma relação que busca diferenciação, por contraste ou por neutralidade, um procedimento básico na arquitetura. Por outro lado, pode haver diferenciação sem relação com o contexto. Pode contrastar sem estabelecer qualquer relação cujo sentido deixa de se referir ao objeto e seu contexto, mas a outro ente de razão a ser representado na materialidade do objeto. Reconhecendo a dualidade que há na natureza das relações formais, particularmente a que se refere à articulação entre aspectos convencionais e contingentes na obtenção de uma síntese formal, explora-se essa dualidade para a compreensão da relação entre forma e contexto, tendo como critério legitimador o conceito de consistência formal. Para se aprimorar essa abordagem foi preciso compreender melhor a dualidade do conceito de forma, sua origem e seu desenvolvimento que culmina com a modernidade. Para verificação empírica, a abordagem foi aplicada aos projetos apresentados em dois concursos internacionais de projeto: o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e a Ampliação da Biblioteca de Estocolmo, nos quais os distintos contextos eram especialmente significativos. Foi possível identificar e distinguir projetos nos quais a forma, independentemente de sua excepcionalidade, pôde ser relacionada aos elementos intrínsecos dos projetos, assim como projetos em que a forma não se relacionava aos aspectos da constituição do objeto. Pôde-se confirmar a relação entre forma e contexto como dualidade entre aspectos convencionais e contingentes, os quais puderam ser legitimados pelo critério da consistência formal. Um aspecto básico para a identidade visual da arquitetura, em última instância.
id URGS_e902c2449b32ce98daf0303689644f98
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187197
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Couto, José Alberto VenturaMahfuz, Edson da Cunha2018-12-19T04:07:08Z2018http://hdl.handle.net/10183/187197001083405A identidade formal pode ser apontada como a alma da arquitetura. Em diversas obras recentes a arquitetura tem sido concebida como uma forma que se define, entre outras razões, pela relação com o contexto. Uma relação que busca diferenciação, por contraste ou por neutralidade, um procedimento básico na arquitetura. Por outro lado, pode haver diferenciação sem relação com o contexto. Pode contrastar sem estabelecer qualquer relação cujo sentido deixa de se referir ao objeto e seu contexto, mas a outro ente de razão a ser representado na materialidade do objeto. Reconhecendo a dualidade que há na natureza das relações formais, particularmente a que se refere à articulação entre aspectos convencionais e contingentes na obtenção de uma síntese formal, explora-se essa dualidade para a compreensão da relação entre forma e contexto, tendo como critério legitimador o conceito de consistência formal. Para se aprimorar essa abordagem foi preciso compreender melhor a dualidade do conceito de forma, sua origem e seu desenvolvimento que culmina com a modernidade. Para verificação empírica, a abordagem foi aplicada aos projetos apresentados em dois concursos internacionais de projeto: o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e a Ampliação da Biblioteca de Estocolmo, nos quais os distintos contextos eram especialmente significativos. Foi possível identificar e distinguir projetos nos quais a forma, independentemente de sua excepcionalidade, pôde ser relacionada aos elementos intrínsecos dos projetos, assim como projetos em que a forma não se relacionava aos aspectos da constituição do objeto. Pôde-se confirmar a relação entre forma e contexto como dualidade entre aspectos convencionais e contingentes, os quais puderam ser legitimados pelo critério da consistência formal. Um aspecto básico para a identidade visual da arquitetura, em última instância.Formal identity can be regarded as the soul of architecture. In several recent works the architecture has been conceived as a form that is defined, among other reasons, by the relation with the context. A relationship that seeks differentiation, by contrast or by neutrality, a basic procedure in architecture. On the other hand, there can be differentiation unrelated to context. It can contrast without establishing any relation, whose meaning ceases to refer to the object and its context, but to another being of reason to be represented in the materiality of the object. Recognizing the duality in the nature of formal relations, particularly the one that refers to the articulation between conventional and contingent aspects in obtaining a formal synthesis, this duality is explored in order to understand the relation between form and context, having the legitimating criterion concept of formal consistency. In order to improve this approach, it was necessary to better understand the duality of the concept of form, its origin and its development, culminating with modernity. For empirical verification, the approach was applied to the projects presented in two international design contests: the Rio de Janeiro Image and Sound Museum and the Stockholm Library Enlargement, in which the different contexts were especially significant. It was possible to identify and distinguish projects in which form, regardless of its exceptionality, could be related to the intrinsic elements of the projects, as well as projects in which the form was not related to the aspects of the constitution of the object. It was possible to confirm the relation between form and context as a duality between conventional and contingent aspects, which could be legitimized by the criterion of formal consistency. A basic aspect for the visual identity of the architecture, ultimately.application/pdfporAsplund, Erik GunnarArquiteturaMuseusBibliotecasMuseu da Imagem e do Som, Edifício (Rio de Janeiro, RJ)Forma e contexto : o Museu da Imagem e do Som/RJ e a ampliação da Biblioteca de Estocolmoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083405.pdf.txt001083405.pdf.txtExtracted Texttext/plain564910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187197/2/001083405.pdf.txtead20ae3b1ad64264433cfe1f323fa1aMD52ORIGINAL001083405.pdfTexto completoapplication/pdf38531129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187197/1/001083405.pdfa82719d7f33f98636f73cf2882f198d7MD5110183/1871972018-12-20 04:03:23.194932oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187197Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-12-20T06:03:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Forma e contexto : o Museu da Imagem e do Som/RJ e a ampliação da Biblioteca de Estocolmo
title Forma e contexto : o Museu da Imagem e do Som/RJ e a ampliação da Biblioteca de Estocolmo
spellingShingle Forma e contexto : o Museu da Imagem e do Som/RJ e a ampliação da Biblioteca de Estocolmo
Couto, José Alberto Ventura
Asplund, Erik Gunnar
Arquitetura
Museus
Bibliotecas
Museu da Imagem e do Som, Edifício (Rio de Janeiro, RJ)
title_short Forma e contexto : o Museu da Imagem e do Som/RJ e a ampliação da Biblioteca de Estocolmo
title_full Forma e contexto : o Museu da Imagem e do Som/RJ e a ampliação da Biblioteca de Estocolmo
title_fullStr Forma e contexto : o Museu da Imagem e do Som/RJ e a ampliação da Biblioteca de Estocolmo
title_full_unstemmed Forma e contexto : o Museu da Imagem e do Som/RJ e a ampliação da Biblioteca de Estocolmo
title_sort Forma e contexto : o Museu da Imagem e do Som/RJ e a ampliação da Biblioteca de Estocolmo
author Couto, José Alberto Ventura
author_facet Couto, José Alberto Ventura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, José Alberto Ventura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mahfuz, Edson da Cunha
contributor_str_mv Mahfuz, Edson da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Asplund, Erik Gunnar
Arquitetura
Museus
Bibliotecas
Museu da Imagem e do Som, Edifício (Rio de Janeiro, RJ)
topic Asplund, Erik Gunnar
Arquitetura
Museus
Bibliotecas
Museu da Imagem e do Som, Edifício (Rio de Janeiro, RJ)
description A identidade formal pode ser apontada como a alma da arquitetura. Em diversas obras recentes a arquitetura tem sido concebida como uma forma que se define, entre outras razões, pela relação com o contexto. Uma relação que busca diferenciação, por contraste ou por neutralidade, um procedimento básico na arquitetura. Por outro lado, pode haver diferenciação sem relação com o contexto. Pode contrastar sem estabelecer qualquer relação cujo sentido deixa de se referir ao objeto e seu contexto, mas a outro ente de razão a ser representado na materialidade do objeto. Reconhecendo a dualidade que há na natureza das relações formais, particularmente a que se refere à articulação entre aspectos convencionais e contingentes na obtenção de uma síntese formal, explora-se essa dualidade para a compreensão da relação entre forma e contexto, tendo como critério legitimador o conceito de consistência formal. Para se aprimorar essa abordagem foi preciso compreender melhor a dualidade do conceito de forma, sua origem e seu desenvolvimento que culmina com a modernidade. Para verificação empírica, a abordagem foi aplicada aos projetos apresentados em dois concursos internacionais de projeto: o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e a Ampliação da Biblioteca de Estocolmo, nos quais os distintos contextos eram especialmente significativos. Foi possível identificar e distinguir projetos nos quais a forma, independentemente de sua excepcionalidade, pôde ser relacionada aos elementos intrínsecos dos projetos, assim como projetos em que a forma não se relacionava aos aspectos da constituição do objeto. Pôde-se confirmar a relação entre forma e contexto como dualidade entre aspectos convencionais e contingentes, os quais puderam ser legitimados pelo critério da consistência formal. Um aspecto básico para a identidade visual da arquitetura, em última instância.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-19T04:07:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187197
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001083405
url http://hdl.handle.net/10183/187197
identifier_str_mv 001083405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187197/2/001083405.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187197/1/001083405.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ead20ae3b1ad64264433cfe1f323fa1a
a82719d7f33f98636f73cf2882f198d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309135885991936