Paisagem como passagem : usos da fotografia em Alberto Bitar, Nick Rands e Todd Hido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/122554 |
Resumo: | A presente pesquisa problematiza a noção de paisagem na arte contemporânea a partir da fotografia. Para tanto, analisa trabalhos fotográficos de três artistas: Efêmera Paisagem, do paraense Alberto Bitar, West Solent Coastline Rhythm, do inglês radicado no Brasil Nick Rands, e A Road Divided, do americano Todd Hido. Nas obras em questão, o deslocamento é interpretado como parte fundamental do processo criativo e modo particular de vivenciar a paisagem, contribuindo para a elaboração de uma noção de paisagem como “passagem”, a partir de Nelson Brissac e Walter Benjamin. |
id |
URGS_e982bfd7dc0ab91bd53e02d5d908cc32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122554 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Piffero, Luiza de MenezesCarvalho, Ana Maria Albani de2015-08-18T02:03:51Z2014http://hdl.handle.net/10183/122554000969528A presente pesquisa problematiza a noção de paisagem na arte contemporânea a partir da fotografia. Para tanto, analisa trabalhos fotográficos de três artistas: Efêmera Paisagem, do paraense Alberto Bitar, West Solent Coastline Rhythm, do inglês radicado no Brasil Nick Rands, e A Road Divided, do americano Todd Hido. Nas obras em questão, o deslocamento é interpretado como parte fundamental do processo criativo e modo particular de vivenciar a paisagem, contribuindo para a elaboração de uma noção de paisagem como “passagem”, a partir de Nelson Brissac e Walter Benjamin.The present research problematizes the notion of contemporary landscape in photography. It does so by analyzing three photographic works by three artists: Efêmera Paisagem, by the Brazilian Alberto Bitar, West Solent Coastline Rhythm, by the Englishman Nick Rands, and A Road Divided, by the American Todd Hido. In these works, moving about is treated as a fundamental part of the creative process and as a particular mode of experiencing landscape, contributing to the formulation of a notion of landscape as “passage”, as from Nelson Brissac and Walter Benjamin.application/pdfporArte contemporâneaFotografiaPaisagem : ArteDeslocamento : ArtePhotographyLandscapeDisplacementContemporary artPaisagem como passagem : usos da fotografia em Alberto Bitar, Nick Rands e Todd Hidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000969528.pdf000969528.pdfTexto completoapplication/pdf5671001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122554/1/000969528.pdf213cdb98df9feed4021c4c71da6599e6MD51TEXT000969528.pdf.txt000969528.pdf.txtExtracted Texttext/plain527396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122554/2/000969528.pdf.txt4d264c52cd7a412bb71ec0cab569bbf3MD52THUMBNAIL000969528.pdf.jpg000969528.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122554/3/000969528.pdf.jpg571ab82d95e6c93612d6cf00a8b889d8MD5310183/1225542020-09-02 03:38:57.741123oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122554Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-09-02T06:38:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Paisagem como passagem : usos da fotografia em Alberto Bitar, Nick Rands e Todd Hido |
title |
Paisagem como passagem : usos da fotografia em Alberto Bitar, Nick Rands e Todd Hido |
spellingShingle |
Paisagem como passagem : usos da fotografia em Alberto Bitar, Nick Rands e Todd Hido Piffero, Luiza de Menezes Arte contemporânea Fotografia Paisagem : Arte Deslocamento : Arte Photography Landscape Displacement Contemporary art |
title_short |
Paisagem como passagem : usos da fotografia em Alberto Bitar, Nick Rands e Todd Hido |
title_full |
Paisagem como passagem : usos da fotografia em Alberto Bitar, Nick Rands e Todd Hido |
title_fullStr |
Paisagem como passagem : usos da fotografia em Alberto Bitar, Nick Rands e Todd Hido |
title_full_unstemmed |
Paisagem como passagem : usos da fotografia em Alberto Bitar, Nick Rands e Todd Hido |
title_sort |
Paisagem como passagem : usos da fotografia em Alberto Bitar, Nick Rands e Todd Hido |
author |
Piffero, Luiza de Menezes |
author_facet |
Piffero, Luiza de Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piffero, Luiza de Menezes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Maria Albani de |
contributor_str_mv |
Carvalho, Ana Maria Albani de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte contemporânea Fotografia Paisagem : Arte Deslocamento : Arte |
topic |
Arte contemporânea Fotografia Paisagem : Arte Deslocamento : Arte Photography Landscape Displacement Contemporary art |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Photography Landscape Displacement Contemporary art |
description |
A presente pesquisa problematiza a noção de paisagem na arte contemporânea a partir da fotografia. Para tanto, analisa trabalhos fotográficos de três artistas: Efêmera Paisagem, do paraense Alberto Bitar, West Solent Coastline Rhythm, do inglês radicado no Brasil Nick Rands, e A Road Divided, do americano Todd Hido. Nas obras em questão, o deslocamento é interpretado como parte fundamental do processo criativo e modo particular de vivenciar a paisagem, contribuindo para a elaboração de uma noção de paisagem como “passagem”, a partir de Nelson Brissac e Walter Benjamin. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-18T02:03:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/122554 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000969528 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/122554 |
identifier_str_mv |
000969528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122554/1/000969528.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122554/2/000969528.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122554/3/000969528.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
213cdb98df9feed4021c4c71da6599e6 4d264c52cd7a412bb71ec0cab569bbf3 571ab82d95e6c93612d6cf00a8b889d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085330099896320 |