Modigliani sob o véu da imagem : a emergência do olhar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ariane Santellano de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159112
Resumo: Esse trabalho versa sobre a questão do olhar nos terrenos da psicanálise e da arte, partindo dos efeitos produzidos no encontro com obra do pintor italiano Amedeo Modigliani. Ao buscar sentido para a representação no buraco dos olhos, presente nas pinturas do artista, tece reflexões acerca da imagem, no tocante à sua relação com o sujeito. Através da proposição utópica de interdição da imagem, sublinha a importância dessas criações que implicam outro modo de acesso à imaginação, destacando a sua função de corte, função de rasgadura que faz emergir a experiência do avesso. Ao despir a imagem do véu que lhe recobre, a angústia inquietante que irrompe nesse ato de contemplação com a imagem traz a dimensão do horror proposta por Freud (1919/2006b), desvelando a nudez do olhar. Algo da morte faz rasura na imagem, na direção do que Barthes (1980/2015) desenvolve ao situar a noção de punctum nas fotografias. Por fim, a reflexão sobre a máscara mortuária de Modigliani aponta a possibilidade de inserção da imagem na morte, reverso daquilo que o artista convoca ao se fazer a travessia das suas imagens em que algo da morte emerge lhes fazendo marca, recolocando, com isso, a questão dos limites da imagem no seu limiar com o real.
id URGS_e9860dd4a0061a35fbf51cfaff5fd339
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159112
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Freitas, Ariane Santellano deSousa, Edson Luiz Andre de2017-06-06T02:27:10Z2017http://hdl.handle.net/10183/159112001023126Esse trabalho versa sobre a questão do olhar nos terrenos da psicanálise e da arte, partindo dos efeitos produzidos no encontro com obra do pintor italiano Amedeo Modigliani. Ao buscar sentido para a representação no buraco dos olhos, presente nas pinturas do artista, tece reflexões acerca da imagem, no tocante à sua relação com o sujeito. Através da proposição utópica de interdição da imagem, sublinha a importância dessas criações que implicam outro modo de acesso à imaginação, destacando a sua função de corte, função de rasgadura que faz emergir a experiência do avesso. Ao despir a imagem do véu que lhe recobre, a angústia inquietante que irrompe nesse ato de contemplação com a imagem traz a dimensão do horror proposta por Freud (1919/2006b), desvelando a nudez do olhar. Algo da morte faz rasura na imagem, na direção do que Barthes (1980/2015) desenvolve ao situar a noção de punctum nas fotografias. Por fim, a reflexão sobre a máscara mortuária de Modigliani aponta a possibilidade de inserção da imagem na morte, reverso daquilo que o artista convoca ao se fazer a travessia das suas imagens em que algo da morte emerge lhes fazendo marca, recolocando, com isso, a questão dos limites da imagem no seu limiar com o real.This paper approaches the matter of look in the fields of psychoanalysis and art, starting from the effects produced by the work of the Italian painter Amedeo Modigliani. Seeking meaning for the socket´s representation in the eye, present in the artist's paintings, it makes reflections about the image in the question to its relation with the subject. Through the utopian proposition of image interdiction, this work underlines the importance of these creations that imply another way of accessing the imagination, highlighting its function of cut, a function of ripeness that makes the experience of the reverse emerge. By undressing the image of the veil that covers it, the distressing anguish that breaks out in this act of imagery contemplation, it brings the dimension of horror proposed by Freud (1919/2006b), revealing the nakedness of the look. Something of death shears the image, in the direction of what Barthes (1980/2015) develops by situating the notion of punctum in photographs. Lastly, the reflection over the mortuary mask of Modigliani points to the possibility of insertion of the image into death, in reverse of what the artist convokes when crossing his images in which something of death emerges, marking them, thereby bringing about the limits of the image on its threshold with the real.application/pdfporModigliani, Amedeo, 1884-1920Psicanálise e artePinturaUtopiaImagemImageLookArtModigliani sob o véu da imagem : a emergência do olharinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001023126.pdf001023126.pdfTexto completoapplication/pdf1698909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159112/1/001023126.pdfad7735d9cb749be9438e16712067aa25MD51TEXT001023126.pdf.txt001023126.pdf.txtExtracted Texttext/plain177135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159112/2/001023126.pdf.txtee2c9e52149a21d48de8761637ac61a7MD52THUMBNAIL001023126.pdf.jpg001023126.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159112/3/001023126.pdf.jpg80dfa5457d69859635dde3013e72540fMD5310183/1591122018-10-22 07:53:10.61oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159112Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T10:53:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modigliani sob o véu da imagem : a emergência do olhar
title Modigliani sob o véu da imagem : a emergência do olhar
spellingShingle Modigliani sob o véu da imagem : a emergência do olhar
Freitas, Ariane Santellano de
Modigliani, Amedeo, 1884-1920
Psicanálise e arte
Pintura
Utopia
Imagem
Image
Look
Art
title_short Modigliani sob o véu da imagem : a emergência do olhar
title_full Modigliani sob o véu da imagem : a emergência do olhar
title_fullStr Modigliani sob o véu da imagem : a emergência do olhar
title_full_unstemmed Modigliani sob o véu da imagem : a emergência do olhar
title_sort Modigliani sob o véu da imagem : a emergência do olhar
author Freitas, Ariane Santellano de
author_facet Freitas, Ariane Santellano de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ariane Santellano de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Edson Luiz Andre de
contributor_str_mv Sousa, Edson Luiz Andre de
dc.subject.por.fl_str_mv Modigliani, Amedeo, 1884-1920
Psicanálise e arte
Pintura
Utopia
Imagem
topic Modigliani, Amedeo, 1884-1920
Psicanálise e arte
Pintura
Utopia
Imagem
Image
Look
Art
dc.subject.eng.fl_str_mv Image
Look
Art
description Esse trabalho versa sobre a questão do olhar nos terrenos da psicanálise e da arte, partindo dos efeitos produzidos no encontro com obra do pintor italiano Amedeo Modigliani. Ao buscar sentido para a representação no buraco dos olhos, presente nas pinturas do artista, tece reflexões acerca da imagem, no tocante à sua relação com o sujeito. Através da proposição utópica de interdição da imagem, sublinha a importância dessas criações que implicam outro modo de acesso à imaginação, destacando a sua função de corte, função de rasgadura que faz emergir a experiência do avesso. Ao despir a imagem do véu que lhe recobre, a angústia inquietante que irrompe nesse ato de contemplação com a imagem traz a dimensão do horror proposta por Freud (1919/2006b), desvelando a nudez do olhar. Algo da morte faz rasura na imagem, na direção do que Barthes (1980/2015) desenvolve ao situar a noção de punctum nas fotografias. Por fim, a reflexão sobre a máscara mortuária de Modigliani aponta a possibilidade de inserção da imagem na morte, reverso daquilo que o artista convoca ao se fazer a travessia das suas imagens em que algo da morte emerge lhes fazendo marca, recolocando, com isso, a questão dos limites da imagem no seu limiar com o real.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-06T02:27:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159112
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001023126
url http://hdl.handle.net/10183/159112
identifier_str_mv 001023126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159112/1/001023126.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159112/2/001023126.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159112/3/001023126.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ad7735d9cb749be9438e16712067aa25
ee2c9e52149a21d48de8761637ac61a7
80dfa5457d69859635dde3013e72540f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085407403016192