Nudging the consumption of alternative proteins in the context of circular economy - a qualitative assessment
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250945 |
Resumo: | O sistema agroalimentar e os modelos de produção e consumo são considerados como um dos mais poluentes e nocivos ao meio ambiente e que precisa ter seus padrões revisitados. Assim, estratégias de produção e consumo mais inteligentes, que são “recusar, repensar e reduzir”, a partir dos modelos da Economia Circular, estão sendo aplicadas ao sistema alimentar. Há uma discussão em curso na sociedade sobre como podemos tornar o consumo alimentar mais sustentável – e uma das formas de conseguir isso é reduzir o consumo de carne e substituí-la por fontes alternativas de proteína (AP). Quando se trata da substituição da carne por proteínas alternativas, que é uma das muitas opções para uma alimentação mais sustentável, o consumidor já pode escolher entre uma grande quantidade, como leguminosas, algas, insetos, alternativas à base de plantas e carnes cultivadas em laboratório. Estes são geralmente considerados mais saudáveis e ecológicos do que as proteínas tradicionais derivadas de animais. Apesar disso, estudos anteriores mostraram que a aceitação do consumidor ainda é muito baixa, tanto para carnes vegetais, carnes cultivadas ou proteínas à base de insetos. De forma a explorar e compreender melhor este fenómeno, esta tese de doutoramento teve como principal objetivo compreender o papel do enquadramento da informação e das normas sociais como estímulos para incentivar o consumo de proteínas alternativas no contexto de uma economia circular, bem como a atributos que podem influenciar esse consumo em diferentes momentos da vida. A compreensão de quais intervenções poderiam contribuir para aumentar essa aceitação pode enriquecer o campo. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, sendo do tipo exploratória. Os dados foram coletados por meio de 5 grupos focais e observações participantes, e analisados por meio da análise de conteúdo. Como evidência resultante deste estudo, destacam-se os seguintes pontos: (1) os nudges são importantes para promover os produtos AP, principalmente quebrando a automaticidade existente no consumo de carne, que é visto como algo natural, que os consumidores comentam não refletir sobre executar; (2) é necessário adequar a comunicação dos produtos AP, buscando não comunicar os produtos que reproduzem os atributos da carne, mas as formas alternativas de ingestão proteica; (3) apesar das muitas barreiras encontradas em relação ao consumo de APs, também existem direcionadores que podem ser mais explorados pela indústria, como o preço atual do animal e sabor x preço das APs. Esses aspectos são portas para abrir espaço para APs; (4) entre os APs existentes, a carne de laboratório gerou maior interesse e menos barreiras a serem enfrentadas. |
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Lopes, Cynthia Mikaela Chemello FavieroBarcellos, Marcia Dutra de2022-11-10T04:50:07Z2022http://hdl.handle.net/10183/250945001153385O sistema agroalimentar e os modelos de produção e consumo são considerados como um dos mais poluentes e nocivos ao meio ambiente e que precisa ter seus padrões revisitados. Assim, estratégias de produção e consumo mais inteligentes, que são “recusar, repensar e reduzir”, a partir dos modelos da Economia Circular, estão sendo aplicadas ao sistema alimentar. Há uma discussão em curso na sociedade sobre como podemos tornar o consumo alimentar mais sustentável – e uma das formas de conseguir isso é reduzir o consumo de carne e substituí-la por fontes alternativas de proteína (AP). Quando se trata da substituição da carne por proteínas alternativas, que é uma das muitas opções para uma alimentação mais sustentável, o consumidor já pode escolher entre uma grande quantidade, como leguminosas, algas, insetos, alternativas à base de plantas e carnes cultivadas em laboratório. Estes são geralmente considerados mais saudáveis e ecológicos do que as proteínas tradicionais derivadas de animais. Apesar disso, estudos anteriores mostraram que a aceitação do consumidor ainda é muito baixa, tanto para carnes vegetais, carnes cultivadas ou proteínas à base de insetos. De forma a explorar e compreender melhor este fenómeno, esta tese de doutoramento teve como principal objetivo compreender o papel do enquadramento da informação e das normas sociais como estímulos para incentivar o consumo de proteínas alternativas no contexto de uma economia circular, bem como a atributos que podem influenciar esse consumo em diferentes momentos da vida. A compreensão de quais intervenções poderiam contribuir para aumentar essa aceitação pode enriquecer o campo. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, sendo do tipo exploratória. Os dados foram coletados por meio de 5 grupos focais e observações participantes, e analisados por meio da análise de conteúdo. Como evidência resultante deste estudo, destacam-se os seguintes pontos: (1) os nudges são importantes para promover os produtos AP, principalmente quebrando a automaticidade existente no consumo de carne, que é visto como algo natural, que os consumidores comentam não refletir sobre executar; (2) é necessário adequar a comunicação dos produtos AP, buscando não comunicar os produtos que reproduzem os atributos da carne, mas as formas alternativas de ingestão proteica; (3) apesar das muitas barreiras encontradas em relação ao consumo de APs, também existem direcionadores que podem ser mais explorados pela indústria, como o preço atual do animal e sabor x preço das APs. Esses aspectos são portas para abrir espaço para APs; (4) entre os APs existentes, a carne de laboratório gerou maior interesse e menos barreiras a serem enfrentadas.The agrifood system and the production and consumption models are evaluated as one of the most polluting and harmful to the environment and that needs to have its patterns revisited. Thus, smarter production and manufacturing strategies, which are "refuse, rethink and reduce", from the Circular Economy models, are being applied to the food system. There is an ongoing discussion in society on how we can make food consumption more sustainable - and one of the ways to achieve that is to reduce meat consumption and to replace it with alternative protein (AP) sources. When it comes to the replacement of meat by alternative proteins, which is one of the many options for a more sustainable diet, consumers can already choose among a great amount, such as pulses, algae, insects, plant-based meat alternatives, and cultured meat. These are generally considered to be healthier and more environmentally friendly than traditional animal-derived proteins. Despite that, previous studies showed that consumer acceptance is still very low, both for plant-based, cultured meat or insect-based protein. In order to explore and better understand this phenomenon, this PhD dissertation had as a main goal to understand the role of framing of information and social norms as nudges to encourage the consumption of alternative proteins in the context of a circular economy, as well as the attributes that may influence on such consumption in different lifecourse moments. The understanding of which interventions could contribute to increasing such acceptance can enrich the field. This research had a qualitative approach, being the exploratory type. The data were collected through 5 focal groups and participatory observations, and analysed through content analysis. As evidence resulting from this study, the following points are highlighted: (1) nudges are important to promote AP products, mainly breaking the existing automaticity in the consumption of meat, which is seen as something natural, which consumers comment not to reflect on to perform; (2) it is necessary to adjust the communication of AP products, seeking not to communicate as products that reproduce the attributes of meat, but as alternative forms of protein ingestion; (3) despite the many barriers encountered regarding the consumption of APs, there are also drivers that can be further explored by the industry, such as the current price of animal, and taste x price of APs. These aspects are gates to open space for APs; (4) among the existing APs, lab meat generated greater interest and fewer barriers to be faced.application/pdfengEstilo de vidaComportamento do consumidorConsumo de alimentosEconomia circularSustentabilidadeCarneAlternative proteinsConsumption of alternative proteinsNudgesLifecourseFood related lifestyleNudging the consumption of alternative proteins in the context of circular economy - a qualitative assessmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153385.pdf.txt001153385.pdf.txtExtracted Texttext/plain290535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250945/2/001153385.pdf.txtbeeff51a463e508845affcdbbd492930MD52ORIGINAL001153385.pdfTexto completo (inglês)application/pdf3238305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250945/1/001153385.pdfc1d7ee7f4ddd881a4c442c3a142dcb96MD5110183/2509452022-11-11 05:48:59.599289oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250945Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-11-11T07:48:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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