Arquitetura em cena : o cenário de Oscar Niemeyer para a peça Orfeu da Conceição (1956)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerioli, Stéphanie Garces
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272844
Resumo: Este trabalho tem como tema de estudo o cenário da peça Orfeu da Conceição, realizado por Oscar Niemeyer, em 1956. A peça foi escrita por Vinicius de Moraes, que adaptou um antigo mito grego, deslocan do-o para um morro carioca durante as festas de Carnaval. O elenco era composto inteiramente por atores negros, e as músicas foram produto da parceria entre Moraes e Antonio Carlos Jobim. Deste modo, Orfeu da Conceição tornou-se um marco para a cultura brasileira e um prenúncio do movimento da bossa nova. Em razão disso, já foi objeto de estudo em diferentes campos disciplinares, como no Teatro, na Música e nas Letras1 . Contudo, apesar de constar em publicações do universo arquitetônico, como em Papadaki, Botey e Philippou2 , ainda há um espaço importan te para análise e melhor compreensão desta incursão cênica de Oscar Niemeyer. Assim, ao situar um cenário teatral no centro do problema, o prin cipal intuito da pesquisa foi contribuir com um olhar arquitetônico sobre o mesmo, ampliando o debate no campo comum entre a arquitetura, a ce nografia e o teatro. Para tal, são retomadas algumas obras arquitetônicas de Niemeyer, assim como adaptações do mito de Orfeu para diferentes expressões artísticas, para, por fim, realizar uma análise aprofundada da cenografia da peça.
id URGS_ea45172cd36f220bd3af7cab80c1f7d7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272844
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cerioli, Stéphanie GarcesCabral, Claudia Pianta Costa2024-03-05T04:35:43Z2023http://hdl.handle.net/10183/272844001197477Este trabalho tem como tema de estudo o cenário da peça Orfeu da Conceição, realizado por Oscar Niemeyer, em 1956. A peça foi escrita por Vinicius de Moraes, que adaptou um antigo mito grego, deslocan do-o para um morro carioca durante as festas de Carnaval. O elenco era composto inteiramente por atores negros, e as músicas foram produto da parceria entre Moraes e Antonio Carlos Jobim. Deste modo, Orfeu da Conceição tornou-se um marco para a cultura brasileira e um prenúncio do movimento da bossa nova. Em razão disso, já foi objeto de estudo em diferentes campos disciplinares, como no Teatro, na Música e nas Letras1 . Contudo, apesar de constar em publicações do universo arquitetônico, como em Papadaki, Botey e Philippou2 , ainda há um espaço importan te para análise e melhor compreensão desta incursão cênica de Oscar Niemeyer. Assim, ao situar um cenário teatral no centro do problema, o prin cipal intuito da pesquisa foi contribuir com um olhar arquitetônico sobre o mesmo, ampliando o debate no campo comum entre a arquitetura, a ce nografia e o teatro. Para tal, são retomadas algumas obras arquitetônicas de Niemeyer, assim como adaptações do mito de Orfeu para diferentes expressões artísticas, para, por fim, realizar uma análise aprofundada da cenografia da peça.This work focuses on the study of the set design of the play Orfeu da Conceição, created by Oscar Niemeyer in 1956. The play was written by Vinicius de Moraes, who adapted an ancient Greek myth, relocating it to a hill in Rio de Janeiro during Carnival. The cast consisted entirely of black actors, and the music was a result of the collaboration between Moraes and Antonio Carlos Jobim. Consequently, Orfeu da Conceição became a landmark in Brazilian culture and a precursor to the bossa nova movement. As a result, it has been the subject of study in various disciplinary fields, such as Theater, Music, and Literature1 . Despite being discussed in archi tectural publications like those by Papadaki, Botey, and Philippou2 , there remains a significant space for the analysis and a deeper understanding of Oscar Niemeyer's scenic endeavor. By placing a theatrical setting at the center of the issue, the aim of this research was to contribute with an architectural perspective, broa dening the discussion in the common ground among architecture, sceno graphy, and theater. To achieve this, Niemeyer's architectural works are revisited, along with adaptations of the Orpheu's myth in various artistic expressions. Finally, a detailed analysis of the play's scenography is con ducted.Este trabajo tiene como tema de estudio el escenario de la obra Orfeu da Conceição, proyectada por Oscar Niemeyer en 1956. La obra fue escrita por Vinicius de Moraes, quien adaptó un antiguo mito griego, trasladándolo a una colina carioca durante las festividades de Carnaval. El elenco estaba compuesto íntegramente por actores negros, y la música fue producto de la colaboración entre Moraes y Antonio Carlos Jobim. De esta manera, Orfeu da Conceição se convirtió en un éxito para la cultura bra sileña y un precursor del movimiento de la bossa nova. Por esta razón, ha sido objeto de estudio en diversos campos disciplinarios, como el Teatro, la Música y las Letras1 . Sin embargo, a pesar de figurar en publicaciones del ámbito arquitectónico, como las de Papadaki, Botey y Philippou2 , aún existe un espacio importante para el análisis y la mejor comprensión de esta incursión escénica de Oscar Niemeyer. Así, al situar un escenario teatral en el objeto principal de la inves tigación, el principal objetivo de la investigación fue contribuir con una mirada arquitectónica sobre el mismo, ampliando el debate a un campo común entre la arquitectura, la escenografía y el teatro. Para eso, se retoman algunas obras arquitectónicas de Niemeyer, así como adaptacio nes del mito de Orfeo a diferentes expresiones artísticas, para finalmente realizar un análisis profundo de la escenografía de la obra.application/pdfporNiemeyer, OscarArquiteturaCenografiaArquitetura em cena : o cenário de Oscar Niemeyer para a peça Orfeu da Conceição (1956)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197477.pdf.txt001197477.pdf.txtExtracted Texttext/plain419443http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272844/2/001197477.pdf.txt658812fc3811505745954bbcfc594adaMD52ORIGINAL001197477.pdfTexto completoapplication/pdf17451989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272844/1/001197477.pdf76f49b20d240dcb7c2070ae8de742ec1MD5110183/2728442024-03-06 04:53:43.117583oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272844Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-06T07:53:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arquitetura em cena : o cenário de Oscar Niemeyer para a peça Orfeu da Conceição (1956)
title Arquitetura em cena : o cenário de Oscar Niemeyer para a peça Orfeu da Conceição (1956)
spellingShingle Arquitetura em cena : o cenário de Oscar Niemeyer para a peça Orfeu da Conceição (1956)
Cerioli, Stéphanie Garces
Niemeyer, Oscar
Arquitetura
Cenografia
title_short Arquitetura em cena : o cenário de Oscar Niemeyer para a peça Orfeu da Conceição (1956)
title_full Arquitetura em cena : o cenário de Oscar Niemeyer para a peça Orfeu da Conceição (1956)
title_fullStr Arquitetura em cena : o cenário de Oscar Niemeyer para a peça Orfeu da Conceição (1956)
title_full_unstemmed Arquitetura em cena : o cenário de Oscar Niemeyer para a peça Orfeu da Conceição (1956)
title_sort Arquitetura em cena : o cenário de Oscar Niemeyer para a peça Orfeu da Conceição (1956)
author Cerioli, Stéphanie Garces
author_facet Cerioli, Stéphanie Garces
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerioli, Stéphanie Garces
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cabral, Claudia Pianta Costa
contributor_str_mv Cabral, Claudia Pianta Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Niemeyer, Oscar
Arquitetura
Cenografia
topic Niemeyer, Oscar
Arquitetura
Cenografia
description Este trabalho tem como tema de estudo o cenário da peça Orfeu da Conceição, realizado por Oscar Niemeyer, em 1956. A peça foi escrita por Vinicius de Moraes, que adaptou um antigo mito grego, deslocan do-o para um morro carioca durante as festas de Carnaval. O elenco era composto inteiramente por atores negros, e as músicas foram produto da parceria entre Moraes e Antonio Carlos Jobim. Deste modo, Orfeu da Conceição tornou-se um marco para a cultura brasileira e um prenúncio do movimento da bossa nova. Em razão disso, já foi objeto de estudo em diferentes campos disciplinares, como no Teatro, na Música e nas Letras1 . Contudo, apesar de constar em publicações do universo arquitetônico, como em Papadaki, Botey e Philippou2 , ainda há um espaço importan te para análise e melhor compreensão desta incursão cênica de Oscar Niemeyer. Assim, ao situar um cenário teatral no centro do problema, o prin cipal intuito da pesquisa foi contribuir com um olhar arquitetônico sobre o mesmo, ampliando o debate no campo comum entre a arquitetura, a ce nografia e o teatro. Para tal, são retomadas algumas obras arquitetônicas de Niemeyer, assim como adaptações do mito de Orfeu para diferentes expressões artísticas, para, por fim, realizar uma análise aprofundada da cenografia da peça.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-05T04:35:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272844
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001197477
url http://hdl.handle.net/10183/272844
identifier_str_mv 001197477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272844/2/001197477.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272844/1/001197477.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 658812fc3811505745954bbcfc594ada
76f49b20d240dcb7c2070ae8de742ec1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309230913191936