Ontology-based metadata for e-learning content

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Muñoz, Lydia
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/6207
Resumo: Atualmente a popularidade da Web incentiva o desenvolvimento de sistemas hipermídia dedicados ao ensino a distância. Não obstante a maior parte destes sistemas usa os mesmos recursos do ensino tradicional, apresentado o conteúdo como páginas HTML estáticas, não fazendo uso das novas tecnologias que a Web oferece. Um desafío atual é desenvolver sistemas educativos que adaptem seu conteúdo ao estilo de aprendizagem, contexto e nível de conhecimento de cada aluno. Outro assunto de pesquisa é a capacidade de interoperar na Web reutilizando objetos de ensino. Este trabalho apresenta um enfoque que trata esses dois assuntos com as tecnologias da Web Semântica. O trabalho aqui apresentado modela o conhecimento do conteúdo educativo e do perfil do aluno pelo uso de ontologias cujo vocabulário é um refinamento de vocabulários padrões existentes na Web como pontos de referência para apoiar a interoperabilidade semântica. As ontologias permitem a representação numa linguagem formal dos metadados relativos a objetos de ensino simples e das regras que definem suas possíveis formas de agrupamento para desenvolver objetos mais complexos. Estes objetos mais complexos podem ser projetados para se adequar ao perfil de cada aluno por agentes inteligentes que usam a ontologia como origem de suas crenças. A reutilização de objetos de ensino entre diferentes aplicações é viabilizada pela construção de um perfil de aplicação do padrão IEEE LOM-Learning Object Metadata.
id URGS_ea9d6ba18fc9a0b048ecb7590a3766df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6207
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva Muñoz, LydiaOliveira, Jose Palazzo Moreira de2007-06-06T18:53:41Z2004http://hdl.handle.net/10183/6207000482523Atualmente a popularidade da Web incentiva o desenvolvimento de sistemas hipermídia dedicados ao ensino a distância. Não obstante a maior parte destes sistemas usa os mesmos recursos do ensino tradicional, apresentado o conteúdo como páginas HTML estáticas, não fazendo uso das novas tecnologias que a Web oferece. Um desafío atual é desenvolver sistemas educativos que adaptem seu conteúdo ao estilo de aprendizagem, contexto e nível de conhecimento de cada aluno. Outro assunto de pesquisa é a capacidade de interoperar na Web reutilizando objetos de ensino. Este trabalho apresenta um enfoque que trata esses dois assuntos com as tecnologias da Web Semântica. O trabalho aqui apresentado modela o conhecimento do conteúdo educativo e do perfil do aluno pelo uso de ontologias cujo vocabulário é um refinamento de vocabulários padrões existentes na Web como pontos de referência para apoiar a interoperabilidade semântica. As ontologias permitem a representação numa linguagem formal dos metadados relativos a objetos de ensino simples e das regras que definem suas possíveis formas de agrupamento para desenvolver objetos mais complexos. Estes objetos mais complexos podem ser projetados para se adequar ao perfil de cada aluno por agentes inteligentes que usam a ontologia como origem de suas crenças. A reutilização de objetos de ensino entre diferentes aplicações é viabilizada pela construção de um perfil de aplicação do padrão IEEE LOM-Learning Object Metadata.Nowadays, the popularity of the Web encourages the development of Hypermedia Systems dedicated to e-learning. Nevertheless, most of the available Web teaching systems apply the traditional paper-based learning resources presented as HTML pages making no use of the new capabilities provided by the Web. There is a challenge to develop educative systems that adapt the educative content to the style of learning, context and background of each student. Another research issue is the capacity to interoperate on the Web reusing learning objects. This work presents an approach to address these two issues by using the technologies of the Semantic Web. The approach presented here models the knowledge of the educative content and the learner’s profile with ontologies whose vocabularies are a refinement of those defined on standards situated on the Web as reference points to provide semantics. Ontologies enable the representation of metadata concerning simple learning objects and the rules that define the way that they can feasibly be assembled to configure more complex ones. These complex learning objects could be created dynamically according to the learners’ profile by intelligent agents that use the ontologies as the source of their beliefs. Interoperability issues were addressed by using an application profile of the IEEE LOM- Learning Object Metadata standard.application/pdfengInformática : EducaçãoEnsino a distânciaMetadadosOntologiasE-learningAdaptabilityMetadataOntologyInteroperabilitySemantic WebRDFRDF SchemaDAML+OILOWLLOMOntology-based metadata for e-learning contentMetadados para conteúdo educativo com base em ontologias info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2004.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000482523.pdf000482523.pdfTexto completo (inglês)application/pdf606526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6207/1/000482523.pdf1c9a380f86f8d7c98476e1ba25165151MD51TEXT000482523.pdf.txt000482523.pdf.txtExtracted Texttext/plain356817http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6207/2/000482523.pdf.txt2484ac07ce45b6e37afa5d59d2f47090MD52THUMBNAIL000482523.pdf.jpg000482523.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6207/3/000482523.pdf.jpg43f49c2f829f033db24c91c49aad8cbbMD5310183/62072021-12-06 05:33:23.945054oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:33:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ontology-based metadata for e-learning content
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Metadados para conteúdo educativo com base em ontologias
title Ontology-based metadata for e-learning content
spellingShingle Ontology-based metadata for e-learning content
Silva Muñoz, Lydia
Informática : Educação
Ensino a distância
Metadados
Ontologias
E-learning
Adaptability
Metadata
Ontology
Interoperability
Semantic Web
RDF
RDF Schema
DAML+OIL
OWL
LOM
title_short Ontology-based metadata for e-learning content
title_full Ontology-based metadata for e-learning content
title_fullStr Ontology-based metadata for e-learning content
title_full_unstemmed Ontology-based metadata for e-learning content
title_sort Ontology-based metadata for e-learning content
author Silva Muñoz, Lydia
author_facet Silva Muñoz, Lydia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Muñoz, Lydia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
contributor_str_mv Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Informática : Educação
Ensino a distância
Metadados
Ontologias
topic Informática : Educação
Ensino a distância
Metadados
Ontologias
E-learning
Adaptability
Metadata
Ontology
Interoperability
Semantic Web
RDF
RDF Schema
DAML+OIL
OWL
LOM
dc.subject.eng.fl_str_mv E-learning
Adaptability
Metadata
Ontology
Interoperability
Semantic Web
RDF
RDF Schema
DAML+OIL
OWL
LOM
description Atualmente a popularidade da Web incentiva o desenvolvimento de sistemas hipermídia dedicados ao ensino a distância. Não obstante a maior parte destes sistemas usa os mesmos recursos do ensino tradicional, apresentado o conteúdo como páginas HTML estáticas, não fazendo uso das novas tecnologias que a Web oferece. Um desafío atual é desenvolver sistemas educativos que adaptem seu conteúdo ao estilo de aprendizagem, contexto e nível de conhecimento de cada aluno. Outro assunto de pesquisa é a capacidade de interoperar na Web reutilizando objetos de ensino. Este trabalho apresenta um enfoque que trata esses dois assuntos com as tecnologias da Web Semântica. O trabalho aqui apresentado modela o conhecimento do conteúdo educativo e do perfil do aluno pelo uso de ontologias cujo vocabulário é um refinamento de vocabulários padrões existentes na Web como pontos de referência para apoiar a interoperabilidade semântica. As ontologias permitem a representação numa linguagem formal dos metadados relativos a objetos de ensino simples e das regras que definem suas possíveis formas de agrupamento para desenvolver objetos mais complexos. Estes objetos mais complexos podem ser projetados para se adequar ao perfil de cada aluno por agentes inteligentes que usam a ontologia como origem de suas crenças. A reutilização de objetos de ensino entre diferentes aplicações é viabilizada pela construção de um perfil de aplicação do padrão IEEE LOM-Learning Object Metadata.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:53:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/6207
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000482523
url http://hdl.handle.net/10183/6207
identifier_str_mv 000482523
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6207/1/000482523.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6207/2/000482523.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6207/3/000482523.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c9a380f86f8d7c98476e1ba25165151
2484ac07ce45b6e37afa5d59d2f47090
43f49c2f829f033db24c91c49aad8cbb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064470077374464