Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39669 |
Resumo: | Esta tese consiste em uma Metodologia para reusar ou criar objetos de a-prendizagem (OA) de Matemática, usando combinação de ferramentas de autoria. As teorias de Gagné e de Wiley foram usadas para dar suporte ao planejamento do sequenciamento das interações de aprendizagem, na construção desses OAs. As estratégias de aplicação desses objetos estão baseadas no ciclo de Kolb, que suge-re que o aprendizado ocorre se houver a compreensão da experiência e como esta se transforma, envolvendo um ciclo composto de quatro etapas constituído por ex-periência concreta, observação reflexiva, conceituação abstrata e experimentação ativa. O trabalho descreve a implantação desta metodologia realizada através de um Curso de Capacitação para professores municipais e estaduais de Santa Maria - RS, no qual aprenderam a construir OAs usando a metodologia proposta. Ao final da capacitação cada professor dessa amostra, analisou o desenvolvimento de seu pró-prio objeto e os OAs dos seus pares, através de um questionário. Esses dados fo-ram analisados estatisticamente pelo Teste de Hipótese da Proporção, chegando-se a conclusão que os professores de Matemática aprendem facilmente usar e combi-nar as ferramentas de autoria para criar OAs de acordo com a metodologia proposta. Também foi avaliado se esses OAs criados atendem critérios de sequenciamento e de reflexão. |
id |
URGS_eca84837950e5e04a7243ef6b4a6ca06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39669 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Flores, Maria Lucia PozzattiTarouco, Liane Margarida RockenbachReategui, Eliseo Berni2012-04-26T01:23:26Z2011http://hdl.handle.net/10183/39669000826375Esta tese consiste em uma Metodologia para reusar ou criar objetos de a-prendizagem (OA) de Matemática, usando combinação de ferramentas de autoria. As teorias de Gagné e de Wiley foram usadas para dar suporte ao planejamento do sequenciamento das interações de aprendizagem, na construção desses OAs. As estratégias de aplicação desses objetos estão baseadas no ciclo de Kolb, que suge-re que o aprendizado ocorre se houver a compreensão da experiência e como esta se transforma, envolvendo um ciclo composto de quatro etapas constituído por ex-periência concreta, observação reflexiva, conceituação abstrata e experimentação ativa. O trabalho descreve a implantação desta metodologia realizada através de um Curso de Capacitação para professores municipais e estaduais de Santa Maria - RS, no qual aprenderam a construir OAs usando a metodologia proposta. Ao final da capacitação cada professor dessa amostra, analisou o desenvolvimento de seu pró-prio objeto e os OAs dos seus pares, através de um questionário. Esses dados fo-ram analisados estatisticamente pelo Teste de Hipótese da Proporção, chegando-se a conclusão que os professores de Matemática aprendem facilmente usar e combi-nar as ferramentas de autoria para criar OAs de acordo com a metodologia proposta. Também foi avaliado se esses OAs criados atendem critérios de sequenciamento e de reflexão.This thesis is the construction of a methodology that combines ready and reusable Learning Objects (LO), creating and completing parts of these LOs, using a combina-tion of authoring software. The theories of Gagné and Wiley will support the se-quencing of instruction, construction of Los. The implementation strategies for apply-ing these LOs will follow the Kolb cycle’s, which suggests that learning occurs if there is an understanding of the experience and it’s transformation, involving a four stages cycle: concrete experience, reflective observation, abstract conceptualization and active experimentation. The paper describes the implementation of this methodology conducted through a training course for local teachers and state of Santa Maria - RS, during which they learned to build LOs using the proposed methodology. At the end of training each teacher in the sample, analyzed the development of its own object and review the LOs of their peers, through a questionnaire. These data were statisti-cally analyzed by Hypothesis Test of Proportion, reaching the conclusion that the mathematics teachers learn to use and easily combine authoring tools to create LOs according to the proposed methodology. We also assessed whether these meet cri-teria established LOs sequencing and reflection.application/pdfporObjeto de aprendizagemMatemáticaAutoriaLearning objectsAuthoring softwareeXelearningGeoGebraMetodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000826375.pdf000826375.pdfTexto completoapplication/pdf2603991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39669/1/000826375.pdf4ef9ea5d004b452ff1ba07ae283f0e81MD51TEXT000826375.pdf.txt000826375.pdf.txtExtracted Texttext/plain260239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39669/2/000826375.pdf.txt2f858b0ccc25634790ef0769af4bdba5MD52THUMBNAIL000826375.pdf.jpg000826375.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39669/3/000826375.pdf.jpg1029438a9708ef5b681a3bb9d6e03569MD5310183/396692018-10-11 08:54:24.702oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39669Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:54:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria |
title |
Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria |
spellingShingle |
Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria Flores, Maria Lucia Pozzatti Objeto de aprendizagem Matemática Autoria Learning objects Authoring software eXelearning GeoGebra |
title_short |
Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria |
title_full |
Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria |
title_fullStr |
Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria |
title_full_unstemmed |
Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria |
title_sort |
Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria |
author |
Flores, Maria Lucia Pozzatti |
author_facet |
Flores, Maria Lucia Pozzatti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Maria Lucia Pozzatti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Reategui, Eliseo Berni |
contributor_str_mv |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objeto de aprendizagem Matemática Autoria |
topic |
Objeto de aprendizagem Matemática Autoria Learning objects Authoring software eXelearning GeoGebra |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning objects Authoring software eXelearning GeoGebra |
description |
Esta tese consiste em uma Metodologia para reusar ou criar objetos de a-prendizagem (OA) de Matemática, usando combinação de ferramentas de autoria. As teorias de Gagné e de Wiley foram usadas para dar suporte ao planejamento do sequenciamento das interações de aprendizagem, na construção desses OAs. As estratégias de aplicação desses objetos estão baseadas no ciclo de Kolb, que suge-re que o aprendizado ocorre se houver a compreensão da experiência e como esta se transforma, envolvendo um ciclo composto de quatro etapas constituído por ex-periência concreta, observação reflexiva, conceituação abstrata e experimentação ativa. O trabalho descreve a implantação desta metodologia realizada através de um Curso de Capacitação para professores municipais e estaduais de Santa Maria - RS, no qual aprenderam a construir OAs usando a metodologia proposta. Ao final da capacitação cada professor dessa amostra, analisou o desenvolvimento de seu pró-prio objeto e os OAs dos seus pares, através de um questionário. Esses dados fo-ram analisados estatisticamente pelo Teste de Hipótese da Proporção, chegando-se a conclusão que os professores de Matemática aprendem facilmente usar e combi-nar as ferramentas de autoria para criar OAs de acordo com a metodologia proposta. Também foi avaliado se esses OAs criados atendem critérios de sequenciamento e de reflexão. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-26T01:23:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39669 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000826375 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39669 |
identifier_str_mv |
000826375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39669/1/000826375.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39669/2/000826375.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39669/3/000826375.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ef9ea5d004b452ff1ba07ae283f0e81 2f858b0ccc25634790ef0769af4bdba5 1029438a9708ef5b681a3bb9d6e03569 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085223798407168 |