Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Maria Lucia Pozzatti
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39669
Resumo: Esta tese consiste em uma Metodologia para reusar ou criar objetos de a-prendizagem (OA) de Matemática, usando combinação de ferramentas de autoria. As teorias de Gagné e de Wiley foram usadas para dar suporte ao planejamento do sequenciamento das interações de aprendizagem, na construção desses OAs. As estratégias de aplicação desses objetos estão baseadas no ciclo de Kolb, que suge-re que o aprendizado ocorre se houver a compreensão da experiência e como esta se transforma, envolvendo um ciclo composto de quatro etapas constituído por ex-periência concreta, observação reflexiva, conceituação abstrata e experimentação ativa. O trabalho descreve a implantação desta metodologia realizada através de um Curso de Capacitação para professores municipais e estaduais de Santa Maria - RS, no qual aprenderam a construir OAs usando a metodologia proposta. Ao final da capacitação cada professor dessa amostra, analisou o desenvolvimento de seu pró-prio objeto e os OAs dos seus pares, através de um questionário. Esses dados fo-ram analisados estatisticamente pelo Teste de Hipótese da Proporção, chegando-se a conclusão que os professores de Matemática aprendem facilmente usar e combi-nar as ferramentas de autoria para criar OAs de acordo com a metodologia proposta. Também foi avaliado se esses OAs criados atendem critérios de sequenciamento e de reflexão.
id URGS_eca84837950e5e04a7243ef6b4a6ca06
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39669
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Flores, Maria Lucia PozzattiTarouco, Liane Margarida RockenbachReategui, Eliseo Berni2012-04-26T01:23:26Z2011http://hdl.handle.net/10183/39669000826375Esta tese consiste em uma Metodologia para reusar ou criar objetos de a-prendizagem (OA) de Matemática, usando combinação de ferramentas de autoria. As teorias de Gagné e de Wiley foram usadas para dar suporte ao planejamento do sequenciamento das interações de aprendizagem, na construção desses OAs. As estratégias de aplicação desses objetos estão baseadas no ciclo de Kolb, que suge-re que o aprendizado ocorre se houver a compreensão da experiência e como esta se transforma, envolvendo um ciclo composto de quatro etapas constituído por ex-periência concreta, observação reflexiva, conceituação abstrata e experimentação ativa. O trabalho descreve a implantação desta metodologia realizada através de um Curso de Capacitação para professores municipais e estaduais de Santa Maria - RS, no qual aprenderam a construir OAs usando a metodologia proposta. Ao final da capacitação cada professor dessa amostra, analisou o desenvolvimento de seu pró-prio objeto e os OAs dos seus pares, através de um questionário. Esses dados fo-ram analisados estatisticamente pelo Teste de Hipótese da Proporção, chegando-se a conclusão que os professores de Matemática aprendem facilmente usar e combi-nar as ferramentas de autoria para criar OAs de acordo com a metodologia proposta. Também foi avaliado se esses OAs criados atendem critérios de sequenciamento e de reflexão.This thesis is the construction of a methodology that combines ready and reusable Learning Objects (LO), creating and completing parts of these LOs, using a combina-tion of authoring software. The theories of Gagné and Wiley will support the se-quencing of instruction, construction of Los. The implementation strategies for apply-ing these LOs will follow the Kolb cycle’s, which suggests that learning occurs if there is an understanding of the experience and it’s transformation, involving a four stages cycle: concrete experience, reflective observation, abstract conceptualization and active experimentation. The paper describes the implementation of this methodology conducted through a training course for local teachers and state of Santa Maria - RS, during which they learned to build LOs using the proposed methodology. At the end of training each teacher in the sample, analyzed the development of its own object and review the LOs of their peers, through a questionnaire. These data were statisti-cally analyzed by Hypothesis Test of Proportion, reaching the conclusion that the mathematics teachers learn to use and easily combine authoring tools to create LOs according to the proposed methodology. We also assessed whether these meet cri-teria established LOs sequencing and reflection.application/pdfporObjeto de aprendizagemMatemáticaAutoriaLearning objectsAuthoring softwareeXelearningGeoGebraMetodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000826375.pdf000826375.pdfTexto completoapplication/pdf2603991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39669/1/000826375.pdf4ef9ea5d004b452ff1ba07ae283f0e81MD51TEXT000826375.pdf.txt000826375.pdf.txtExtracted Texttext/plain260239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39669/2/000826375.pdf.txt2f858b0ccc25634790ef0769af4bdba5MD52THUMBNAIL000826375.pdf.jpg000826375.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39669/3/000826375.pdf.jpg1029438a9708ef5b681a3bb9d6e03569MD5310183/396692018-10-11 08:54:24.702oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39669Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:54:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria
title Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria
spellingShingle Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria
Flores, Maria Lucia Pozzatti
Objeto de aprendizagem
Matemática
Autoria
Learning objects
Authoring software
eXelearning
GeoGebra
title_short Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria
title_full Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria
title_fullStr Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria
title_full_unstemmed Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria
title_sort Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria
author Flores, Maria Lucia Pozzatti
author_facet Flores, Maria Lucia Pozzatti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Maria Lucia Pozzatti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
contributor_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Objeto de aprendizagem
Matemática
Autoria
topic Objeto de aprendizagem
Matemática
Autoria
Learning objects
Authoring software
eXelearning
GeoGebra
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning objects
Authoring software
eXelearning
GeoGebra
description Esta tese consiste em uma Metodologia para reusar ou criar objetos de a-prendizagem (OA) de Matemática, usando combinação de ferramentas de autoria. As teorias de Gagné e de Wiley foram usadas para dar suporte ao planejamento do sequenciamento das interações de aprendizagem, na construção desses OAs. As estratégias de aplicação desses objetos estão baseadas no ciclo de Kolb, que suge-re que o aprendizado ocorre se houver a compreensão da experiência e como esta se transforma, envolvendo um ciclo composto de quatro etapas constituído por ex-periência concreta, observação reflexiva, conceituação abstrata e experimentação ativa. O trabalho descreve a implantação desta metodologia realizada através de um Curso de Capacitação para professores municipais e estaduais de Santa Maria - RS, no qual aprenderam a construir OAs usando a metodologia proposta. Ao final da capacitação cada professor dessa amostra, analisou o desenvolvimento de seu pró-prio objeto e os OAs dos seus pares, através de um questionário. Esses dados fo-ram analisados estatisticamente pelo Teste de Hipótese da Proporção, chegando-se a conclusão que os professores de Matemática aprendem facilmente usar e combi-nar as ferramentas de autoria para criar OAs de acordo com a metodologia proposta. Também foi avaliado se esses OAs criados atendem critérios de sequenciamento e de reflexão.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-26T01:23:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39669
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000826375
url http://hdl.handle.net/10183/39669
identifier_str_mv 000826375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39669/1/000826375.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39669/2/000826375.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39669/3/000826375.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ef9ea5d004b452ff1ba07ae283f0e81
2f858b0ccc25634790ef0769af4bdba5
1029438a9708ef5b681a3bb9d6e03569
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085223798407168