Inserção sócio-escolar de crianças e adolescentes migrantes haitianos/as em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Thomas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233809
Resumo: De acordo com a Organização das Nações Unidas, o número de migrantes internacionais chegou à marca de 271,6 milhões em 2019, índice 56% superior ao do ano de 2000. Nesse período, o número de migrantes vivendo em países do sul global subiu de 40% para 43% do total mundial, o que indica o fortalecimento da dinâmica migratória sul-sul. Nesta última década o Brasil tornou-se um dos países visados por diversos fluxos migratórios, entre eles o fluxo haitiano, principalmente a partir de 2010. O objetivo desta dissertação foi compreender como ocorrem as inserções sócio-escolares de crianças e adolescentes haitianas em Porto Alegre/RS. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, em contexto naturalístico, a partir do estudo de 5 casos de crianças (8 a 13 anos) haitianas em uma escola de periferia da cidade. Foram feitas entrevistas abertas com as crianças com utilização de recursos lúdicos e artísticos e entrevistas semi-dirigidas com suas professoras entre 2019 e 2020. Os dados foram analisados com base na Análise Temática. Nas entrevistas, as crianças demonstraram interesse em falar sobre o processo migratório, ainda que nem todas compreendessem porque tiveram que migrar. Elas refletiram sobre conflitos e contradições da sociedade brasileira e mostraram-se dispostas a aprender a língua e a cultura local, sem abandonar a bagagem que carregam do Haiti. A equipe docente da escola, por sua vez, diante da falta de suporte institucional, toma a iniciativa de tentar acolher as crianças migrantes e promover a integração, ainda que por vezes a partir de um paradigma assimilacionista, com a crença de que elas deveriam esquecer elementos culturais do país de origem. Os colegas atuam como facilitadores fundamentais para a inclusão dos pares migrantes no novo ambiente. Entretanto, coexistem processos de discriminação e exclusão social na escola e na comunidade, nas quais o xenorracismo atravessa as relações estabelecidas e ajuda a elucidar a condição de isolamento dessas crianças. A pandemia de COVID-19 produziu grandes impactos nas inserções sócio-escolares das crianças migrantes e de suas famílias.
id URGS_ecc4c75cd2493f15eb3224a58b2a60bd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233809
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silveira, ThomasPizzinato, Adolfo2022-01-06T04:31:46Z2021http://hdl.handle.net/10183/233809001135636De acordo com a Organização das Nações Unidas, o número de migrantes internacionais chegou à marca de 271,6 milhões em 2019, índice 56% superior ao do ano de 2000. Nesse período, o número de migrantes vivendo em países do sul global subiu de 40% para 43% do total mundial, o que indica o fortalecimento da dinâmica migratória sul-sul. Nesta última década o Brasil tornou-se um dos países visados por diversos fluxos migratórios, entre eles o fluxo haitiano, principalmente a partir de 2010. O objetivo desta dissertação foi compreender como ocorrem as inserções sócio-escolares de crianças e adolescentes haitianas em Porto Alegre/RS. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, em contexto naturalístico, a partir do estudo de 5 casos de crianças (8 a 13 anos) haitianas em uma escola de periferia da cidade. Foram feitas entrevistas abertas com as crianças com utilização de recursos lúdicos e artísticos e entrevistas semi-dirigidas com suas professoras entre 2019 e 2020. Os dados foram analisados com base na Análise Temática. Nas entrevistas, as crianças demonstraram interesse em falar sobre o processo migratório, ainda que nem todas compreendessem porque tiveram que migrar. Elas refletiram sobre conflitos e contradições da sociedade brasileira e mostraram-se dispostas a aprender a língua e a cultura local, sem abandonar a bagagem que carregam do Haiti. A equipe docente da escola, por sua vez, diante da falta de suporte institucional, toma a iniciativa de tentar acolher as crianças migrantes e promover a integração, ainda que por vezes a partir de um paradigma assimilacionista, com a crença de que elas deveriam esquecer elementos culturais do país de origem. Os colegas atuam como facilitadores fundamentais para a inclusão dos pares migrantes no novo ambiente. Entretanto, coexistem processos de discriminação e exclusão social na escola e na comunidade, nas quais o xenorracismo atravessa as relações estabelecidas e ajuda a elucidar a condição de isolamento dessas crianças. A pandemia de COVID-19 produziu grandes impactos nas inserções sócio-escolares das crianças migrantes e de suas famílias.According to the United Nations, the number of international migrants reached the mark of 271.6 million in 2019, 56% higher than in 2000. During this period, the number of migrants living in countries in the global south rose from 40% to 43% of the world total, which indicates the strengthening of the south-south migratory dynamic. In the last decade, Brazil has become one of the countries targeted by several migratory flows, including the Haitian flow from 2010 onwards. This dissertation aimed to understand how the socio-school insertions of Haitian children and adolescents occur in Porto Alegre, south Brazil. For this, a qualitative research was carried out, in a naturalistic context, with the study of 5 cases of Haitian children (8 to 13 years old) in a school on the outskirts of the city. Open interviews were conducted with the children using recreational and artistic resources and semi-directed interviews with their teachers between 2019 and 2020. Data were analyzed based on the Thematic Analysis. In the interviews, the children showed interest in talking about the migratory process, although not all of them understood why they had to migrate. They reflected on conflicts and contradictions in Brazilian society and were willing to learn the local language and culture, without abandoning the baggage they carry from Haiti. The school's teaching team, in turn, given the lack of institutional support, takes the initiative to try to welcome migrant children and promote inclusion, even though sometimes with an assimilationist paradigm, with the belief that they should forget cultural elements of the country of origin. The colleagues are key enablers for the integration of migrant peers in the new environment. However, processes of discrimination and social exclusion coexist at school and in the community, in which xenoracism crosses established relationships and helps to elucidate the isolation condition of these children. The COVID-19 pandemic had great impacts on the socio-school insertions of migrant children and their families.Según las Naciones Unidas, el número de migrantes internacionales alcanzó la marca de 271,6 millones en 2019, una tasa 56% más alta que en 2000. En este período, el número de migrantes que viven en países del sur global aumentó de 40% a 43% del total mundial, lo que indica el fortalecimiento de la dinámica migratoria sur-sur. En la última década, Brasil se ha convertido en uno de los países de destino para diversos flujos migratorios, incluido el flujo haitiano, principalmente a partir de 2010. El objetivo de esta disertación fue comprender cómo ocurren las inserciones socio-escolares de niños y adolescentes haitianos en Porto Alegre, en el sur de Brasil. Para ello, se realizó una investigación cualitativa, en contexto naturalista, a partir del estudio de 5 casos de niños haitianos (de 8 a 13 años) en una escuela de la ciudad. Se realizaron entrevistas abiertas con los niños utilizando recursos recreativos y artísticos y entrevistas semidirigidas con sus profesores entre 2019 y 2020. Los datos se analizaron con base en el Análisis Temático. En las entrevistas, los niños mostraron interés en hablar sobre el proceso migratorio, aunque no todos entendiesen por qué tuvieron que migrar. Ellos reflexionaron sobre los conflictos y contradicciones de la sociedad brasileña y estaban dispuestos a aprender el idioma y la cultura locales, sin abandonar el bagaje que llevan de Haití. El equipo docente de la escuela, a su vez, ante la falta de apoyo institucional, toma la iniciativa de tratar de acoger a los niños migrantes y promover la integración, aunque en ocasiones desde un paradigma de asimilación, con la idea de que ellos deben olvidarse de los elementos culturales del país de origen. Los pares actúan como facilitadores clave para la inclusión de los pares migrantes en el nuevo ambiente. Sin embargo, procesos de discriminación y exclusión social conviven en la escuela y en la comunidad, en los que el xenorracismo atraviesa las relaciones establecidas y ayuda a dilucidar la condición de aislamiento de estos niños. La pandemia COVID-19 tuvo grandes impactos en la inserción social y colegial de los niños migrantes y sus familias.application/pdfporEmigrantes e imigrantesInclusão escolarInteração socialCriançaAdolescenteRacismoDiscriminaçãoPsicologia culturalCOVID-19HaitiPorto Alegre (RS)MigrationRacismInclusionCultural PsychologyMigraciónRacismoInclusiónPsicología CulturalInserção sócio-escolar de crianças e adolescentes migrantes haitianos/as em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135636.pdf.txt001135636.pdf.txtExtracted Texttext/plain324188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233809/2/001135636.pdf.txt8f07ff529decd3ae65ff1918e43f20fcMD52ORIGINAL001135636.pdfTexto completoapplication/pdf4558883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233809/1/001135636.pdf558ee5c50819ed8f077f3fc12f37982bMD5110183/2338092022-02-22 05:00:59.96005oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233809Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:00:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inserção sócio-escolar de crianças e adolescentes migrantes haitianos/as em Porto Alegre
title Inserção sócio-escolar de crianças e adolescentes migrantes haitianos/as em Porto Alegre
spellingShingle Inserção sócio-escolar de crianças e adolescentes migrantes haitianos/as em Porto Alegre
Silveira, Thomas
Emigrantes e imigrantes
Inclusão escolar
Interação social
Criança
Adolescente
Racismo
Discriminação
Psicologia cultural
COVID-19
Haiti
Porto Alegre (RS)
Migration
Racism
Inclusion
Cultural Psychology
Migración
Racismo
Inclusión
Psicología Cultural
title_short Inserção sócio-escolar de crianças e adolescentes migrantes haitianos/as em Porto Alegre
title_full Inserção sócio-escolar de crianças e adolescentes migrantes haitianos/as em Porto Alegre
title_fullStr Inserção sócio-escolar de crianças e adolescentes migrantes haitianos/as em Porto Alegre
title_full_unstemmed Inserção sócio-escolar de crianças e adolescentes migrantes haitianos/as em Porto Alegre
title_sort Inserção sócio-escolar de crianças e adolescentes migrantes haitianos/as em Porto Alegre
author Silveira, Thomas
author_facet Silveira, Thomas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Thomas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pizzinato, Adolfo
contributor_str_mv Pizzinato, Adolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Emigrantes e imigrantes
Inclusão escolar
Interação social
Criança
Adolescente
Racismo
Discriminação
Psicologia cultural
COVID-19
Haiti
Porto Alegre (RS)
topic Emigrantes e imigrantes
Inclusão escolar
Interação social
Criança
Adolescente
Racismo
Discriminação
Psicologia cultural
COVID-19
Haiti
Porto Alegre (RS)
Migration
Racism
Inclusion
Cultural Psychology
Migración
Racismo
Inclusión
Psicología Cultural
dc.subject.eng.fl_str_mv Migration
Racism
Inclusion
Cultural Psychology
dc.subject.spa.fl_str_mv Migración
Racismo
Inclusión
Psicología Cultural
description De acordo com a Organização das Nações Unidas, o número de migrantes internacionais chegou à marca de 271,6 milhões em 2019, índice 56% superior ao do ano de 2000. Nesse período, o número de migrantes vivendo em países do sul global subiu de 40% para 43% do total mundial, o que indica o fortalecimento da dinâmica migratória sul-sul. Nesta última década o Brasil tornou-se um dos países visados por diversos fluxos migratórios, entre eles o fluxo haitiano, principalmente a partir de 2010. O objetivo desta dissertação foi compreender como ocorrem as inserções sócio-escolares de crianças e adolescentes haitianas em Porto Alegre/RS. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, em contexto naturalístico, a partir do estudo de 5 casos de crianças (8 a 13 anos) haitianas em uma escola de periferia da cidade. Foram feitas entrevistas abertas com as crianças com utilização de recursos lúdicos e artísticos e entrevistas semi-dirigidas com suas professoras entre 2019 e 2020. Os dados foram analisados com base na Análise Temática. Nas entrevistas, as crianças demonstraram interesse em falar sobre o processo migratório, ainda que nem todas compreendessem porque tiveram que migrar. Elas refletiram sobre conflitos e contradições da sociedade brasileira e mostraram-se dispostas a aprender a língua e a cultura local, sem abandonar a bagagem que carregam do Haiti. A equipe docente da escola, por sua vez, diante da falta de suporte institucional, toma a iniciativa de tentar acolher as crianças migrantes e promover a integração, ainda que por vezes a partir de um paradigma assimilacionista, com a crença de que elas deveriam esquecer elementos culturais do país de origem. Os colegas atuam como facilitadores fundamentais para a inclusão dos pares migrantes no novo ambiente. Entretanto, coexistem processos de discriminação e exclusão social na escola e na comunidade, nas quais o xenorracismo atravessa as relações estabelecidas e ajuda a elucidar a condição de isolamento dessas crianças. A pandemia de COVID-19 produziu grandes impactos nas inserções sócio-escolares das crianças migrantes e de suas famílias.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-06T04:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/233809
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135636
url http://hdl.handle.net/10183/233809
identifier_str_mv 001135636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233809/2/001135636.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233809/1/001135636.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f07ff529decd3ae65ff1918e43f20fc
558ee5c50819ed8f077f3fc12f37982b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309190452838400