Performação : o lessac work e os viewpoints em perspectivas somáticas para a formação do performer e o processo de criação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206706 |
Resumo: | O estudo prático-teórico tem como norte a estruturação de PerFormAção como uma metodologia de trabalho experimental para o ator-bailarino-performer que unifica práticas formativas e processo de criação em improvisação através da interligação entre o Lessac Work (Lessac 1990, 1997), uma abordagem considerada parte do escopo da somática (Munro & Coetzee 2011) e princípios dos Viewpoints (Bogart & Landau 2005) como orientação para cena através da improvisação. A elaboração e a prática de PerFormAção se deram através da montagem da peça artístico-pedagógica intitulada Procurando Emily, em que a metodologia incluiu ainda a transcriação (Campos, A. 2007; Campos, H. 2006) de dezenove poemas de Emily Dickinson em um processo denominado tradução corporificada. A abordagem de trabalho corporal e vocal com base somática criou pulsores, estimuladores de cena em improvisação que geraram noções teatrais (Icle 2011) analisadas através de ação habitada/habitational action (Camilleri 2013); consciência corporal, como mente corporificada/embodied mind (Varela, Thomson & Rosch 2016); pequenas percepções (Gil 1987, 2004, 2005); criação/invenção em fluxo/flow (Csikzentmihalyi 1992, 1996, 2014) e contracenação pensada através de empatia cinestésica/kinesthetic empathy (Raynolds, 2012; Foster, 2011; Gallese, 2012; Meekums, 2012). O processo de pesquisa encontrou caminhos metodológicos no sincretismo entre princípios da Prática como Pesquisa (Nelson, 2013, Bolt & Barret 2010), da pesquisa somático-performativa (Fernandes 2014, 2015), da cartografia como método (Passos, Kastrup & Escóssia 2014) e da escrita corporificada (Anderson 2001; Fernandes 2008). Tais caminhos contemplaram a busca por respostas acerca de como uma abordagem somática interfere e informa a formação de artistas da cena e a criação artística simultaneamente. Além disso, experimenta trânsito entre escrita acadêmica e escrita corporizada. O ganho de PerFormAção parece estar no ponto de entrar em contato e valer-se da informação somática como poética do corpo, do movimento, da voz e do jogo de cena. O resultado é a criação de um entrelugar em que ressonâncias e dissonâncias somáticas são afinadas e (re)afinadas para se viver o campo das possibilidades de criação. |
id |
URGS_ed930c0b213b2781a9c1b31dc5d4a845 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206706 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Donadel, MárciaNunes, Silvia Balestreri2020-03-12T04:14:07Z2019http://hdl.handle.net/10183/206706001111582O estudo prático-teórico tem como norte a estruturação de PerFormAção como uma metodologia de trabalho experimental para o ator-bailarino-performer que unifica práticas formativas e processo de criação em improvisação através da interligação entre o Lessac Work (Lessac 1990, 1997), uma abordagem considerada parte do escopo da somática (Munro & Coetzee 2011) e princípios dos Viewpoints (Bogart & Landau 2005) como orientação para cena através da improvisação. A elaboração e a prática de PerFormAção se deram através da montagem da peça artístico-pedagógica intitulada Procurando Emily, em que a metodologia incluiu ainda a transcriação (Campos, A. 2007; Campos, H. 2006) de dezenove poemas de Emily Dickinson em um processo denominado tradução corporificada. A abordagem de trabalho corporal e vocal com base somática criou pulsores, estimuladores de cena em improvisação que geraram noções teatrais (Icle 2011) analisadas através de ação habitada/habitational action (Camilleri 2013); consciência corporal, como mente corporificada/embodied mind (Varela, Thomson & Rosch 2016); pequenas percepções (Gil 1987, 2004, 2005); criação/invenção em fluxo/flow (Csikzentmihalyi 1992, 1996, 2014) e contracenação pensada através de empatia cinestésica/kinesthetic empathy (Raynolds, 2012; Foster, 2011; Gallese, 2012; Meekums, 2012). O processo de pesquisa encontrou caminhos metodológicos no sincretismo entre princípios da Prática como Pesquisa (Nelson, 2013, Bolt & Barret 2010), da pesquisa somático-performativa (Fernandes 2014, 2015), da cartografia como método (Passos, Kastrup & Escóssia 2014) e da escrita corporificada (Anderson 2001; Fernandes 2008). Tais caminhos contemplaram a busca por respostas acerca de como uma abordagem somática interfere e informa a formação de artistas da cena e a criação artística simultaneamente. Além disso, experimenta trânsito entre escrita acadêmica e escrita corporizada. O ganho de PerFormAção parece estar no ponto de entrar em contato e valer-se da informação somática como poética do corpo, do movimento, da voz e do jogo de cena. O resultado é a criação de um entrelugar em que ressonâncias e dissonâncias somáticas são afinadas e (re)afinadas para se viver o campo das possibilidades de criação.The practical-theoretical study is guided by the structuring of PerFormAction as an experimental work methodology for the performer-dancer-actor that unifies performer training and improvisational creative processes through the interconnection between principles of the Lessac Work (Lessac 1990, 1997), a pedagogical approach considered a somatic discipline (Munro & Coetzee 2011) and the Viewpoint System (Bogart & Landau 2005). The elaboration and practice of PerFormAction was experienced while devising the artistic-pedagogical play entitled Procurando Emily. This experiment also included the transcreation (Campos, A. 2007; Campos, H. 2006) of nineteen poems by Emily Dickinson in a process called embodied translation. The somatic-based body and vocal work approach created pulsors, improvisational scene stimulators, that generated theatrical notions (Icle 2011) analyzed through habitational action (Camilleri 2013); body consciousness, embodied mind (Varela, Thomson & Rosch 2016); small perceptions (Gil 1987, 2004, 2005); creativity and invention in flow (Csikzentmihalyi 1992, 1996, 2014) and kinesthetic empathy (Raynolds, 2012; Foster, 2011; Gallese, 2012; Meekums, 2012). The research drew upon the methodological syncretism in Practice as Research (Nelson, 2013, Bolt & Barret 2010), Somatic-performative research (Fernandes 2014, 2015), Cartography Method (Passos, Kastrup & Escóssia 2014) and embodied writing (Anderson 2001; Fernandes 2008). The research inquiry assesses performer training and creative processes as a continuum. The thesis writing finds resonance in both academic writing and embodied writing. The benefit of PerFormAction seems to be at the point of contact and use of somatic information as a poetic of body and voice in play. The in-between somatic experiences and creative possibilities happen through resonances and dissonances in and out of somatic attunement.application/pdfporTeatroPrática : PesquisaSomáticaTradução corporificadaProcesso de criaçãoTranscriçãoPerformerLessac workViewpointsPractice as researchSomaticEmbodied translationPerformação : o lessac work e os viewpoints em perspectivas somáticas para a formação do performer e o processo de criaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111582.pdf.txt001111582.pdf.txtExtracted Texttext/plain610845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206706/2/001111582.pdf.txt9a66ae44371d9911e49fca59bd49bbf1MD52ORIGINAL001111582.pdfTexto completoapplication/pdf11321540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206706/1/001111582.pdf172b72b0053cd26ae247b643ad70f923MD5110183/2067062022-05-24 04:45:25.115984oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206706Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-24T07:45:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Performação : o lessac work e os viewpoints em perspectivas somáticas para a formação do performer e o processo de criação |
title |
Performação : o lessac work e os viewpoints em perspectivas somáticas para a formação do performer e o processo de criação |
spellingShingle |
Performação : o lessac work e os viewpoints em perspectivas somáticas para a formação do performer e o processo de criação Donadel, Márcia Teatro Prática : Pesquisa Somática Tradução corporificada Processo de criação Transcrição Performer Lessac work Viewpoints Practice as research Somatic Embodied translation |
title_short |
Performação : o lessac work e os viewpoints em perspectivas somáticas para a formação do performer e o processo de criação |
title_full |
Performação : o lessac work e os viewpoints em perspectivas somáticas para a formação do performer e o processo de criação |
title_fullStr |
Performação : o lessac work e os viewpoints em perspectivas somáticas para a formação do performer e o processo de criação |
title_full_unstemmed |
Performação : o lessac work e os viewpoints em perspectivas somáticas para a formação do performer e o processo de criação |
title_sort |
Performação : o lessac work e os viewpoints em perspectivas somáticas para a formação do performer e o processo de criação |
author |
Donadel, Márcia |
author_facet |
Donadel, Márcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Donadel, Márcia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Silvia Balestreri |
contributor_str_mv |
Nunes, Silvia Balestreri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Prática : Pesquisa Somática Tradução corporificada Processo de criação Transcrição Performer |
topic |
Teatro Prática : Pesquisa Somática Tradução corporificada Processo de criação Transcrição Performer Lessac work Viewpoints Practice as research Somatic Embodied translation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Lessac work Viewpoints Practice as research Somatic Embodied translation |
description |
O estudo prático-teórico tem como norte a estruturação de PerFormAção como uma metodologia de trabalho experimental para o ator-bailarino-performer que unifica práticas formativas e processo de criação em improvisação através da interligação entre o Lessac Work (Lessac 1990, 1997), uma abordagem considerada parte do escopo da somática (Munro & Coetzee 2011) e princípios dos Viewpoints (Bogart & Landau 2005) como orientação para cena através da improvisação. A elaboração e a prática de PerFormAção se deram através da montagem da peça artístico-pedagógica intitulada Procurando Emily, em que a metodologia incluiu ainda a transcriação (Campos, A. 2007; Campos, H. 2006) de dezenove poemas de Emily Dickinson em um processo denominado tradução corporificada. A abordagem de trabalho corporal e vocal com base somática criou pulsores, estimuladores de cena em improvisação que geraram noções teatrais (Icle 2011) analisadas através de ação habitada/habitational action (Camilleri 2013); consciência corporal, como mente corporificada/embodied mind (Varela, Thomson & Rosch 2016); pequenas percepções (Gil 1987, 2004, 2005); criação/invenção em fluxo/flow (Csikzentmihalyi 1992, 1996, 2014) e contracenação pensada através de empatia cinestésica/kinesthetic empathy (Raynolds, 2012; Foster, 2011; Gallese, 2012; Meekums, 2012). O processo de pesquisa encontrou caminhos metodológicos no sincretismo entre princípios da Prática como Pesquisa (Nelson, 2013, Bolt & Barret 2010), da pesquisa somático-performativa (Fernandes 2014, 2015), da cartografia como método (Passos, Kastrup & Escóssia 2014) e da escrita corporificada (Anderson 2001; Fernandes 2008). Tais caminhos contemplaram a busca por respostas acerca de como uma abordagem somática interfere e informa a formação de artistas da cena e a criação artística simultaneamente. Além disso, experimenta trânsito entre escrita acadêmica e escrita corporizada. O ganho de PerFormAção parece estar no ponto de entrar em contato e valer-se da informação somática como poética do corpo, do movimento, da voz e do jogo de cena. O resultado é a criação de um entrelugar em que ressonâncias e dissonâncias somáticas são afinadas e (re)afinadas para se viver o campo das possibilidades de criação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-12T04:14:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206706 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001111582 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206706 |
identifier_str_mv |
001111582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206706/2/001111582.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206706/1/001111582.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a66ae44371d9911e49fca59bd49bbf1 172b72b0053cd26ae247b643ad70f923 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085519175974912 |