Seja faça experimente : enunciados imperativos na arte contemporânea (anos 2000)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veras, Eduardo Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72684
Resumo: Esta pesquisa parte da constatação de uma insistente ocorrência de enunciados no modo verbal imperativo no campo da arte contemporânea. Esses comandos se inserem na própria configuração dos trabalhos artísticos, na forma de textos que funcionam como “instruções como arte”. A investigação se desenvolve no sentido de uma projeção anacrônica – da arte mais recente em direção à arte conceitual (anos 1960 e 70), em uma tentativa de apontar o que, no caso dos imperativos artísticos, poderia ser uma atualização de procedimentos e estratégias de um passado mais ou menos recente. Para tanto, a pesquisa recorre a dois estudos de caso: o primeiro sobre a exposição coletiva Located work (Madrid) (2008), concebida pelo norte-americano Joseph Kosuth, e o segundo sobre os três Estudos para espaço e tempo (1969-2001), do brasileiro Cildo Meireles. A análise revisa as disputas discursivas entre o conceitualismo político e o conceitual de viés tautológico, sinalizando para uma precariedade de conceitos e narrativas.
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spelling Veras, Eduardo FerreiraZielinsky, Monica2013-06-25T01:46:27Z2012http://hdl.handle.net/10183/72684000884873Esta pesquisa parte da constatação de uma insistente ocorrência de enunciados no modo verbal imperativo no campo da arte contemporânea. Esses comandos se inserem na própria configuração dos trabalhos artísticos, na forma de textos que funcionam como “instruções como arte”. A investigação se desenvolve no sentido de uma projeção anacrônica – da arte mais recente em direção à arte conceitual (anos 1960 e 70), em uma tentativa de apontar o que, no caso dos imperativos artísticos, poderia ser uma atualização de procedimentos e estratégias de um passado mais ou menos recente. Para tanto, a pesquisa recorre a dois estudos de caso: o primeiro sobre a exposição coletiva Located work (Madrid) (2008), concebida pelo norte-americano Joseph Kosuth, e o segundo sobre os três Estudos para espaço e tempo (1969-2001), do brasileiro Cildo Meireles. A análise revisa as disputas discursivas entre o conceitualismo político e o conceitual de viés tautológico, sinalizando para uma precariedade de conceitos e narrativas.This research rises from the verification of the somewhat frequent use of the imperative form in statements in contemporary art. The commands are inserted in the art work itself in the form of “texts” that function as “instructions as art”. The investigation is developed in an anachronic projection – from the most recent art towards conceptual art (1960’s and 70’s), attempting to point out what, in the case of artistic imperatives, could be an updating of procedures and past strategies. In order to do that, the research seeks two study cases: one regarding the exhibit Located work (Madrid) (2008), conceived by Joseph Kosuth, and the other about Estudos para espaço e tempo (1969-2001), by Cildo Meireles. The analysis discusses the discoursives disputes between political conceptualism and tautological conceptual art, indicating a current precariousness of concepts and narratives.application/pdfporArte contemporâneaArte conceitualMeireles, Cildo, 1948-Kosuth, JosephInstructionsConceptual artSeja faça experimente : enunciados imperativos na arte contemporânea (anos 2000)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000884873.pdf000884873.pdfTexto completoapplication/pdf3463392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72684/1/000884873.pdf44a8a034745734ecc411075492bf9793MD51TEXT000884873.pdf.txt000884873.pdf.txtExtracted Texttext/plain549391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72684/2/000884873.pdf.txt20ad04c6be1b618631be20e761008c6dMD52THUMBNAIL000884873.pdf.jpg000884873.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1484http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72684/3/000884873.pdf.jpg473ecf22761fcfb90676e2ef2b53be9fMD5310183/726842018-10-17 07:34:05.981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72684Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:34:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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