Realidade virtual no tratamento de pacientes asmáticos : revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188918 |
Resumo: | Introdução: a Realidade Virtual (RV) vem ao encontro da utilização de novos métodos para realização de atividade física em programas de reabilitação pulmonar de pacientes asmáticos. Entende-se aqui como RV a prática de atividades lúdicas, de entretenimento e de interatividade associadas à atividade física padronizada. Objetivo: O objetivo geral deste trabalho é avaliar a qualidade das evidências existentes na literatura para embasar o tratamento de pacientes asmáticos por meio da RV na reabilitação de crianças e adolescentes asmáticos ao tratamento padrão. Material e métodos: busca, seleção e análise (iniciada em março de 2016) de todos os artigos originais sobre RV em crianças e adolescentes (de três a 18 anos) asmáticos, publicados até outubro de 2017 nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Web of Science, MedLine e LILACS, encontrados através de busca pelos descritores – asthma, videogame, virtual reality, rehabilitation pulmonar, physical training – e das palavras-chave: Reabilitação Pulmonar e Realidade Virtual/Videogame, Realidade Virtual/Videogame e Asma, Realidade Virtual. Os artigos foram qualificados segundo os graus de evidências do Sistema GRADE. Resultados: foram obtidos apenas sete artigos originais. Destes, seis (85%) apresentaram nível de evidência A, um (15%) apresentou nível de evidência B, e nenhum artigo apresentou o nível de evidência C. Conclusão: Todos os autores apontam o tratamento da asma a partir da RV como uma terapia segura e inovadora tendo em vista que a motivação e intensidade do tratamento a partir da utilização da RV melhora a capacidade de autogestão e capacidade aeróbica dos pacientes asmáticos. O presente estudo procura contribuir para a literatura por meio da demonstração de que a RV pode ser utilizada para melhorar a capacidade de conhecimento e autogestão, bem como o desenvolvimento da aptidão física e controle clínico em crianças asmáticas. |
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Inchauspe, Ramiro MarquesMarostica, Paulo José Cauduro2019-02-20T02:37:00Z2018http://hdl.handle.net/10183/188918001080521Introdução: a Realidade Virtual (RV) vem ao encontro da utilização de novos métodos para realização de atividade física em programas de reabilitação pulmonar de pacientes asmáticos. Entende-se aqui como RV a prática de atividades lúdicas, de entretenimento e de interatividade associadas à atividade física padronizada. Objetivo: O objetivo geral deste trabalho é avaliar a qualidade das evidências existentes na literatura para embasar o tratamento de pacientes asmáticos por meio da RV na reabilitação de crianças e adolescentes asmáticos ao tratamento padrão. Material e métodos: busca, seleção e análise (iniciada em março de 2016) de todos os artigos originais sobre RV em crianças e adolescentes (de três a 18 anos) asmáticos, publicados até outubro de 2017 nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Web of Science, MedLine e LILACS, encontrados através de busca pelos descritores – asthma, videogame, virtual reality, rehabilitation pulmonar, physical training – e das palavras-chave: Reabilitação Pulmonar e Realidade Virtual/Videogame, Realidade Virtual/Videogame e Asma, Realidade Virtual. Os artigos foram qualificados segundo os graus de evidências do Sistema GRADE. Resultados: foram obtidos apenas sete artigos originais. Destes, seis (85%) apresentaram nível de evidência A, um (15%) apresentou nível de evidência B, e nenhum artigo apresentou o nível de evidência C. Conclusão: Todos os autores apontam o tratamento da asma a partir da RV como uma terapia segura e inovadora tendo em vista que a motivação e intensidade do tratamento a partir da utilização da RV melhora a capacidade de autogestão e capacidade aeróbica dos pacientes asmáticos. O presente estudo procura contribuir para a literatura por meio da demonstração de que a RV pode ser utilizada para melhorar a capacidade de conhecimento e autogestão, bem como o desenvolvimento da aptidão física e controle clínico em crianças asmáticas.Introduction: Virtual reality provides venues for the use of new methods to perform physical activity in pulmonary rehabilitation programs for asthmatic patients. Virtual reality (VR) here is understood as the practice of recreational activities, entertainment and interactivity associated with standardized physical activity. Objective: The objective of this work is to evaluate the quality of the existent evidences in the literature in order to support the treatment of asthmatic patients through Virtual Reality on asthmatic children and teenager’s rehabilitation, comparing with the standard treatment. Material and methods: Search, selection and analysis (starting March 2016) of all the original articles on virtual reality concerning asthmatic children and adolescents (ages 3 to 18), published up to October 2017, in Portuguese, English and Spanish, at the electronic databases Pubmed, Web of Science, MedlLine and LILACS, obtained by using the descriptors: asthma, video game, virtual reality, pulmonary rehabilitation, physical training and the keywords: pulmonary rehabilitation and virtual reality/video game, virtual reality/video game and asthma, virtual reality. Results: Only seven original articles were obtained. Of these, six (85%) presented level of evidence A, one (15%) presented level of evidence B and no article presented level of evidence C. Conclusion: All authors point out the treatment of asthma from VR as a safe and innovative therapy considering that the motivation and intensity of treatment from the use of VR improves the self-management capacity and aerobic capacity of asthmatic patients. The present study seeks to contribute to the literature by demonstrating that VR can be used to improve knowledge capacity and self-management skills in addition to physical fitness and clinical control in asthmatic children.application/pdfporAsmaReabilitaçãoRealidade virtualJogos de vídeoAsthmaVideogameSystematic ReviewChildrenPulmonary RehabilitationRealidade virtual no tratamento de pacientes asmáticos : revisão sistemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescentePorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001080521.pdf.txt001080521.pdf.txtExtracted Texttext/plain126417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188918/2/001080521.pdf.txt36a3db1e0352d15d4845deab48c895e1MD52ORIGINAL001080521.pdfTexto completoapplication/pdf975211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188918/1/001080521.pdf42ec3843c5c52e4bb8b7e0a78fd91825MD5110183/1889182022-07-29 04:50:57.619068oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-29T07:50:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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