(Ins)piração : a trajetória da criação de uma videodança através do ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Clarissa Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249910
Resumo: A criação em dança é um campo de estudos em constante transformação, sendo objeto de pesquisas principalmente sobre processos criativos de profissionais da área. Apesar da criação em dança também estar presente no ambiente escolar, seus procedimentos pouco são investigados nos moldes acadêmicos, mesmo que sejam fundamentais no aprendizado em dança na escola. Dessa forma, a presente pesquisa tem o intuito de analisar um processo de criação em videodança compartilhado entre docente e discentes com base na experiência de ensino remoto. A narrativa e a a/r/tografia são os referenciais metodológicos escolhidos para discorrer sobre os caminhos percorridos que culminam na criação da videodança (Ins)PirAção, protagonizada pela artista-docente autora dessa pesquisa, inspirada em criações estudantis realizadas durante o ensino remoto no ano de 2020. Reflexões sobre as possibilidades de criação em dança na escola, as estratégias de ensino e criação elaboradas pela autora, a participação estudantil, as etapas de criação da videodança e as reverberações na escola após a disponibilização do vídeo compõem essa dissertação. Compreende-se que a disponibilização da corporeidade da professora para dar vida às propostas estudantis emerge como possibilidade de ensino e criação em dança devido à escassez de recursos tecnológicos e acesso à internet por parte dos estudantes do ensino público. Além disso, a investigação sobre os próprios meios de criação em dança e referências artísticas da autora promove uma reflexão sobre suas propostas educativas na área. Ressalta-se o desafio desse processo de criação, assim como o protagonismo docente na elaboração de práticas metodológicas, praticamente sem recursos financeiros e diretrizes nacionais, sobretudo diante desse contexto recente de pandemia. Dentre as possíveis contribuições dessa investigação para o campo de estudos sobre processos de criação em dança, destaca-se a criação mediada por recursos tecnológicos, em especial, a câmera, ampliando conhecimentos relativos à criação de videodança; à apresentação de caminhos para práticas em sala de aula (presenciais ou virtuais); e à provocação de novos modos de ver o docente-artista em atuação em ambiente escolar, a fim de colaborar para que colegas de profissão se identifiquem com o ser artista-pesquisador-docente, incentivando-os a escrever sobre suas práticas de criação na escola.
id URGS_eedeaa8a5b36b1a9981af6c7fb54d181
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249910
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gomes, Clarissa MartinsValle, Flavia Pilla do2022-10-12T04:46:30Z2022http://hdl.handle.net/10183/249910001150793A criação em dança é um campo de estudos em constante transformação, sendo objeto de pesquisas principalmente sobre processos criativos de profissionais da área. Apesar da criação em dança também estar presente no ambiente escolar, seus procedimentos pouco são investigados nos moldes acadêmicos, mesmo que sejam fundamentais no aprendizado em dança na escola. Dessa forma, a presente pesquisa tem o intuito de analisar um processo de criação em videodança compartilhado entre docente e discentes com base na experiência de ensino remoto. A narrativa e a a/r/tografia são os referenciais metodológicos escolhidos para discorrer sobre os caminhos percorridos que culminam na criação da videodança (Ins)PirAção, protagonizada pela artista-docente autora dessa pesquisa, inspirada em criações estudantis realizadas durante o ensino remoto no ano de 2020. Reflexões sobre as possibilidades de criação em dança na escola, as estratégias de ensino e criação elaboradas pela autora, a participação estudantil, as etapas de criação da videodança e as reverberações na escola após a disponibilização do vídeo compõem essa dissertação. Compreende-se que a disponibilização da corporeidade da professora para dar vida às propostas estudantis emerge como possibilidade de ensino e criação em dança devido à escassez de recursos tecnológicos e acesso à internet por parte dos estudantes do ensino público. Além disso, a investigação sobre os próprios meios de criação em dança e referências artísticas da autora promove uma reflexão sobre suas propostas educativas na área. Ressalta-se o desafio desse processo de criação, assim como o protagonismo docente na elaboração de práticas metodológicas, praticamente sem recursos financeiros e diretrizes nacionais, sobretudo diante desse contexto recente de pandemia. Dentre as possíveis contribuições dessa investigação para o campo de estudos sobre processos de criação em dança, destaca-se a criação mediada por recursos tecnológicos, em especial, a câmera, ampliando conhecimentos relativos à criação de videodança; à apresentação de caminhos para práticas em sala de aula (presenciais ou virtuais); e à provocação de novos modos de ver o docente-artista em atuação em ambiente escolar, a fim de colaborar para que colegas de profissão se identifiquem com o ser artista-pesquisador-docente, incentivando-os a escrever sobre suas práticas de criação na escola.Dance creation is a field of study in constant transformation, being the object of research mainly on creative processes of professionals in the area. Although creation in dance is also present in the school environment, its procedures are little investigated in the academic world, even though they are fundamental in learning dance at school. In this way, the present research aims to analyze a process of creation in videodance shared between teacher and students based on the experience of remote teaching. Narrative and a/r/tography are the methodological references chosen to discuss the paths taken that culminate in the creation of the videodance (Ins)PirAção, starring by the artist-educator author of this research, inspired by student creations made during remote education in 2020. Reflections on the possibilities of creation in dance at school, the teaching and creation strategies developed by the author, student participation, the stages of videodance creation and the reverberations in the school after the video was made available compose this dissertation. It is understood that the availability of the teacher’s corporeality to give life to student proposals emerges as a possibility of teaching and creation in dance due to the scarcity of technological resources and internet access by public school students. In addition, an investigation of the author’s own means of creation in dance and artistic references promotes a reflection on her educational proposals in the area. The challenge of this creation process is highlighted, as well as the protagonism of teachers in the elaboration of methodological practices, practically without financial resources and national guidelines, especially in the face of this recent pandemic context. Among the possible contributions of this investigation to the field of studies on creation processes in dance, the creation mediated by technological resources, especially the camera, stands out, expanding knowledge regarding the creation of videodance; the presentation of paths for classroom practices (presential or virtual); and the provocation of new ways of seeing the artist-educator working in a school environment, in order to collaborate so that colleagues in the profession identify with the act of being artist-researcher-educator, encouraging them to write about their creative practices at school.application/pdfporDançaVídeodançaProcesso criativoEnsino Remoto Emergencial (ERE)DanceDance creationVideodanceRemote educationArtist-educator(Ins)piração : a trajetória da criação de uma videodança através do ensino remotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150793.pdf.txt001150793.pdf.txtExtracted Texttext/plain397027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249910/2/001150793.pdf.txt600a7080c7d1179a51410d0565a3ee5aMD52ORIGINAL001150793.pdfTexto completoapplication/pdf10885630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249910/1/001150793.pdf680411a8ce962c4dc08da1f462e51b7bMD5110183/2499102022-10-13 04:49:26.179277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249910Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-13T07:49:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv (Ins)piração : a trajetória da criação de uma videodança através do ensino remoto
title (Ins)piração : a trajetória da criação de uma videodança através do ensino remoto
spellingShingle (Ins)piração : a trajetória da criação de uma videodança através do ensino remoto
Gomes, Clarissa Martins
Dança
Vídeodança
Processo criativo
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Dance
Dance creation
Videodance
Remote education
Artist-educator
title_short (Ins)piração : a trajetória da criação de uma videodança através do ensino remoto
title_full (Ins)piração : a trajetória da criação de uma videodança através do ensino remoto
title_fullStr (Ins)piração : a trajetória da criação de uma videodança através do ensino remoto
title_full_unstemmed (Ins)piração : a trajetória da criação de uma videodança através do ensino remoto
title_sort (Ins)piração : a trajetória da criação de uma videodança através do ensino remoto
author Gomes, Clarissa Martins
author_facet Gomes, Clarissa Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Clarissa Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valle, Flavia Pilla do
contributor_str_mv Valle, Flavia Pilla do
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Vídeodança
Processo criativo
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
topic Dança
Vídeodança
Processo criativo
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Dance
Dance creation
Videodance
Remote education
Artist-educator
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance
Dance creation
Videodance
Remote education
Artist-educator
description A criação em dança é um campo de estudos em constante transformação, sendo objeto de pesquisas principalmente sobre processos criativos de profissionais da área. Apesar da criação em dança também estar presente no ambiente escolar, seus procedimentos pouco são investigados nos moldes acadêmicos, mesmo que sejam fundamentais no aprendizado em dança na escola. Dessa forma, a presente pesquisa tem o intuito de analisar um processo de criação em videodança compartilhado entre docente e discentes com base na experiência de ensino remoto. A narrativa e a a/r/tografia são os referenciais metodológicos escolhidos para discorrer sobre os caminhos percorridos que culminam na criação da videodança (Ins)PirAção, protagonizada pela artista-docente autora dessa pesquisa, inspirada em criações estudantis realizadas durante o ensino remoto no ano de 2020. Reflexões sobre as possibilidades de criação em dança na escola, as estratégias de ensino e criação elaboradas pela autora, a participação estudantil, as etapas de criação da videodança e as reverberações na escola após a disponibilização do vídeo compõem essa dissertação. Compreende-se que a disponibilização da corporeidade da professora para dar vida às propostas estudantis emerge como possibilidade de ensino e criação em dança devido à escassez de recursos tecnológicos e acesso à internet por parte dos estudantes do ensino público. Além disso, a investigação sobre os próprios meios de criação em dança e referências artísticas da autora promove uma reflexão sobre suas propostas educativas na área. Ressalta-se o desafio desse processo de criação, assim como o protagonismo docente na elaboração de práticas metodológicas, praticamente sem recursos financeiros e diretrizes nacionais, sobretudo diante desse contexto recente de pandemia. Dentre as possíveis contribuições dessa investigação para o campo de estudos sobre processos de criação em dança, destaca-se a criação mediada por recursos tecnológicos, em especial, a câmera, ampliando conhecimentos relativos à criação de videodança; à apresentação de caminhos para práticas em sala de aula (presenciais ou virtuais); e à provocação de novos modos de ver o docente-artista em atuação em ambiente escolar, a fim de colaborar para que colegas de profissão se identifiquem com o ser artista-pesquisador-docente, incentivando-os a escrever sobre suas práticas de criação na escola.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-12T04:46:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249910
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001150793
url http://hdl.handle.net/10183/249910
identifier_str_mv 001150793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249910/2/001150793.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249910/1/001150793.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 600a7080c7d1179a51410d0565a3ee5a
680411a8ce962c4dc08da1f462e51b7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309205010219008