Ecoa o grito da resistência que derrubou barreiras e tomou o que é nosso : dez anos de ações afirmativas na Ufrgs
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205441 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo central analisar os impactos das ações afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A política afirmativa foi implementada na universidade no ano de 2007 a partir da Decisão 134/2007 que instituiu o sistema de reserva de vagas a estudantes negras e negros e aquelas e aqueles oriundos de escolas públicas. A efetivação da política compunha a agenda de lutas do movimento negro em prol da democratização do ensino superior brasileiro como medida antirracista. Devido à abrangência das políticas afirmativas, foi determinado como objeto de análise o sistema de reserva de vagas a negras e negros em uma instituição pública de ensino superior. Por tratar-se de uma política recente instituída no Brasil no tempo presente, a história imediata nos possibilita que ao mesmo tempo sejamos participantes e reflexos do acontecimento. Utilizando a metodologia da história oral, este estudo analisou entrevistas de militantes do movimento negro do Rio Grande do Sul e professoras e professores negros da UFRGS, e também examinou fontes escritas: jornais do Movimento Negro Unificado (MNU) e Zero Hora; a revista negra porto-alegrense Tição; o livro comemorativo aos dez anos do MNU; teses e dissertações referentes às ações afirmativas da UFRGS produzidas na universidade no período de 2008 a 2018. Embora trate-se de uma política estatal recente, após dez anos de vigência do programa é possível ver e sentir mudanças na universidade ocasionadas pelo ingresso de estudantes negras e negros em maior número a partir do ano de 2008. |
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Santos, Priscila Goulart dosBauer, Caroline SilveiraRosa, Marcus Vinícius de Freitas2020-02-06T04:16:34Z2019http://hdl.handle.net/10183/205441001111480Esta pesquisa teve por objetivo central analisar os impactos das ações afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A política afirmativa foi implementada na universidade no ano de 2007 a partir da Decisão 134/2007 que instituiu o sistema de reserva de vagas a estudantes negras e negros e aquelas e aqueles oriundos de escolas públicas. A efetivação da política compunha a agenda de lutas do movimento negro em prol da democratização do ensino superior brasileiro como medida antirracista. Devido à abrangência das políticas afirmativas, foi determinado como objeto de análise o sistema de reserva de vagas a negras e negros em uma instituição pública de ensino superior. Por tratar-se de uma política recente instituída no Brasil no tempo presente, a história imediata nos possibilita que ao mesmo tempo sejamos participantes e reflexos do acontecimento. Utilizando a metodologia da história oral, este estudo analisou entrevistas de militantes do movimento negro do Rio Grande do Sul e professoras e professores negros da UFRGS, e também examinou fontes escritas: jornais do Movimento Negro Unificado (MNU) e Zero Hora; a revista negra porto-alegrense Tição; o livro comemorativo aos dez anos do MNU; teses e dissertações referentes às ações afirmativas da UFRGS produzidas na universidade no período de 2008 a 2018. Embora trate-se de uma política estatal recente, após dez anos de vigência do programa é possível ver e sentir mudanças na universidade ocasionadas pelo ingresso de estudantes negras e negros em maior número a partir do ano de 2008.This research was mainly aimed to analyse the impact of affirmative action in the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Affirmative policy was implemented at the university in 2007 from Decision 134/2007, establishing the system of reservation of vacancies for black students and those from public schools. The implementation of politics was part of the black movement's agenda of struggles for the democratization of Brazilian higher education as an anti-racist measure. Due to the coverage of affirmative policies, the system of reservation of places for blacks in a public higher education institution was determined as an object of analysis. Because it is a recent policy instituted in Brazil at the present time, the immediate history enables us to be both participants and reflections of the event. Using the methodology of oral history, this study analysed interviews of black movement activists from Rio Grande do Sul and black professors from UFRGS, and also examined written sources: Movimento Negro Unificado (MNU) newspapers and Zero Hora; the Porto Alegre's black magazine Tição; MNU's 10th anniversary commemorative book; thesis and dissertations referring to affirmative actions of UFRGS produced at the university from 2008 to 2018. Although this is a recent state policy, after ten years of the program is possible to see and feel changes in the university caused by the entry of black students in greater numbers from the year 2008.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do SulAções afirmativasCotas raciaisHistóriaNegrosMovimento negroRacismoAffirmative ActionsRacial quotasBlack historyBlack movementRacismAkilombarEcoa o grito da resistência que derrubou barreiras e tomou o que é nosso : dez anos de ações afirmativas na Ufrgsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111480.pdf.txt001111480.pdf.txtExtracted Texttext/plain488243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205441/2/001111480.pdf.txt12737be6eef6fbe3c323f2573d4f1fe2MD52ORIGINAL001111480.pdfTexto completoapplication/pdf3288710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205441/1/001111480.pdfe74ddb57820f7129a3f4702566cf0ab1MD5110183/2054412024-03-01 04:55:44.583242oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205441Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-01T07:55:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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