Inclusão digital e escola pública : uma análise da ação pedagógica e da informática na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/4504 |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa foi analisar o uso de recursos digitais em uma escola pública estadual, em Minas Gerais, identificando as implicações na ação pedagógica e na dinâmica institucional. Procurou-se dar ênfase ao debate que problematiza a função social da escola na sociedade do conhecimento. Discute-se de que modos a inclusão digital se conecta com a construção/consolidação do Projeto Político-Pedagógico no interior das escolas. As bases teóricas que sustentam o trabalho são: a perspectiva freireana de uma pedagogia dialógica integrada aos estudos que focalizam o pensamento construtivista associado à informática educativa. De acordo com esta perspectiva, o presente trabalho analisa a inclusão digital como processo que pode estar a serviço da ampliação dos percursos de escolarização e da qualificação do ensino. A investigação, de caráter qualitativo, focalizou as ações em uma escola de Ensino Fundamental e Médio, utilizando como instrumentos metodológicos prioritários: o diário de campo, a observação participante, o grupo focal, as entrevistas semi-estruturadas, além de fotos. As observações foram realizadas durante as atividades que envolviam os diferentes sujeitos - alunos, professores, gestores e familiares – e que ocorreram ao longo de aproximadamente 18 meses. Durante a análise, foram destacados os aspectos relativos à implicação, à participação e à auto-gestão nos processos educacionais. Além disso, houve, na escola, uma intensificação do uso dos recursos digitais, amparada em uma ampla discussão coletiva sobre as diretrizes pedagógicas da instituição. |
id |
URGS_f03bf761ca4cd7868ccef71441a90c1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4504 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Müller, Silvia Ambrósio PereiraBaptista, Cláudio Roberto2007-06-06T17:37:41Z2005http://hdl.handle.net/10183/4504000501896O objetivo da presente pesquisa foi analisar o uso de recursos digitais em uma escola pública estadual, em Minas Gerais, identificando as implicações na ação pedagógica e na dinâmica institucional. Procurou-se dar ênfase ao debate que problematiza a função social da escola na sociedade do conhecimento. Discute-se de que modos a inclusão digital se conecta com a construção/consolidação do Projeto Político-Pedagógico no interior das escolas. As bases teóricas que sustentam o trabalho são: a perspectiva freireana de uma pedagogia dialógica integrada aos estudos que focalizam o pensamento construtivista associado à informática educativa. De acordo com esta perspectiva, o presente trabalho analisa a inclusão digital como processo que pode estar a serviço da ampliação dos percursos de escolarização e da qualificação do ensino. A investigação, de caráter qualitativo, focalizou as ações em uma escola de Ensino Fundamental e Médio, utilizando como instrumentos metodológicos prioritários: o diário de campo, a observação participante, o grupo focal, as entrevistas semi-estruturadas, além de fotos. As observações foram realizadas durante as atividades que envolviam os diferentes sujeitos - alunos, professores, gestores e familiares – e que ocorreram ao longo de aproximadamente 18 meses. Durante a análise, foram destacados os aspectos relativos à implicação, à participação e à auto-gestão nos processos educacionais. Além disso, houve, na escola, uma intensificação do uso dos recursos digitais, amparada em uma ampla discussão coletiva sobre as diretrizes pedagógicas da instituição.application/pdfporInclusão escolarProjeto pedagógicoEnsino públicoInclusão digitalComputador na educaçãoEnsino público estadualInclusão escolarFunção socialRio Grande do SulInclusão digital e escola pública : uma análise da ação pedagógica e da informática na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000501896.pdf000501896.pdfTexto completoapplication/pdf465712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4504/1/000501896.pdf3d875b06c206bc8a5ec99b122e5bc70dMD51TEXT000501896.pdf.txt000501896.pdf.txtExtracted Texttext/plain232854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4504/2/000501896.pdf.txt044b6b34e88cbe1b1c17e8dd4d0d432fMD52THUMBNAIL000501896.pdf.jpg000501896.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4504/3/000501896.pdf.jpg029e05b15955f46de9237e921a7344e9MD5310183/45042018-10-08 08:46:27.771oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4504Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:46:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão digital e escola pública : uma análise da ação pedagógica e da informática na educação |
title |
Inclusão digital e escola pública : uma análise da ação pedagógica e da informática na educação |
spellingShingle |
Inclusão digital e escola pública : uma análise da ação pedagógica e da informática na educação Müller, Silvia Ambrósio Pereira Inclusão escolar Projeto pedagógico Ensino público Inclusão digital Computador na educação Ensino público estadual Inclusão escolar Função social Rio Grande do Sul |
title_short |
Inclusão digital e escola pública : uma análise da ação pedagógica e da informática na educação |
title_full |
Inclusão digital e escola pública : uma análise da ação pedagógica e da informática na educação |
title_fullStr |
Inclusão digital e escola pública : uma análise da ação pedagógica e da informática na educação |
title_full_unstemmed |
Inclusão digital e escola pública : uma análise da ação pedagógica e da informática na educação |
title_sort |
Inclusão digital e escola pública : uma análise da ação pedagógica e da informática na educação |
author |
Müller, Silvia Ambrósio Pereira |
author_facet |
Müller, Silvia Ambrósio Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Müller, Silvia Ambrósio Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baptista, Cláudio Roberto |
contributor_str_mv |
Baptista, Cláudio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Projeto pedagógico Ensino público Inclusão digital Computador na educação Ensino público estadual Inclusão escolar Função social Rio Grande do Sul |
topic |
Inclusão escolar Projeto pedagógico Ensino público Inclusão digital Computador na educação Ensino público estadual Inclusão escolar Função social Rio Grande do Sul |
description |
O objetivo da presente pesquisa foi analisar o uso de recursos digitais em uma escola pública estadual, em Minas Gerais, identificando as implicações na ação pedagógica e na dinâmica institucional. Procurou-se dar ênfase ao debate que problematiza a função social da escola na sociedade do conhecimento. Discute-se de que modos a inclusão digital se conecta com a construção/consolidação do Projeto Político-Pedagógico no interior das escolas. As bases teóricas que sustentam o trabalho são: a perspectiva freireana de uma pedagogia dialógica integrada aos estudos que focalizam o pensamento construtivista associado à informática educativa. De acordo com esta perspectiva, o presente trabalho analisa a inclusão digital como processo que pode estar a serviço da ampliação dos percursos de escolarização e da qualificação do ensino. A investigação, de caráter qualitativo, focalizou as ações em uma escola de Ensino Fundamental e Médio, utilizando como instrumentos metodológicos prioritários: o diário de campo, a observação participante, o grupo focal, as entrevistas semi-estruturadas, além de fotos. As observações foram realizadas durante as atividades que envolviam os diferentes sujeitos - alunos, professores, gestores e familiares – e que ocorreram ao longo de aproximadamente 18 meses. Durante a análise, foram destacados os aspectos relativos à implicação, à participação e à auto-gestão nos processos educacionais. Além disso, houve, na escola, uma intensificação do uso dos recursos digitais, amparada em uma ampla discussão coletiva sobre as diretrizes pedagógicas da instituição. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:37:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/4504 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000501896 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/4504 |
identifier_str_mv |
000501896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4504/1/000501896.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4504/2/000501896.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4504/3/000501896.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d875b06c206bc8a5ec99b122e5bc70d 044b6b34e88cbe1b1c17e8dd4d0d432f 029e05b15955f46de9237e921a7344e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085042060263424 |