A ética-estética beat e suas atualizações no contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206088 |
Resumo: | Esta dissertação tem por proposta cartografar processos, bem como acompanhar as modulações e ressonâncias daquilo que este autor denomina ética-estética beat, tomando esta noção como analisador e acontecimento que se atualiza nas práticas humanas do nosso tempo. A literatura beat, mais do que uma cena ou geração, passa a ser reapropriada enquanto experiência que persevera no contemporâneo, enquanto afirmação de uma ética e de uma estética. A Geração beat na sua fundação um tanto mítica compreende uma gama variada de personagens, sendo eles das mais variadas estirpes. Muitos deles escritores, pintores, artistas de um modo geral, e outros apenas vagabundos, boêmios, desajustados de todo tipo. Seus artífices foram jovens estadunidenses de classe-média, muitos deles próximos ao ambiente acadêmico, entusiastas do que havia de mais vanguardista no terreno das artes e literatura. A partir de uma livre apropriação ensaística de elementos históricos e literários que engendraram a ascensão dessa Cena enquanto acontecimento sociopolítico, objetiva-se através deste conjunto de ensaios, captar alguns aspectos emblemáticos do modus vivendi beat que de alguma maneira rompem com pilares importantes daquilo que chamo de projeto moderno de sociedade, sem deixar de analisar os modos com que as malhas da produção de subjetividade capitalística passam a assimilar tal intensidade rebelde, modulando assim sua cadência. Nesse sentido, buscaremos visualizar algumas linhas, puxadas por uma série de teóricos contemporâneos, que apontam para as diferentes estratégias de captura empreendidas pelo capitalismo nos seu estágio pós-industrial. Evitando cair na sedução da dicotomização de experiências complexas e multifacetadas, interrogo-me se a potência disruptiva avassaladora empreendida pela máquina literária beat, até então uma ameaça para a ordem estabelecida, na verdade, emergiria também como prenúncio de uma nova época para o capitalismo ocidental, amplamente calcado na incitação ao individualismo, ao hedonismo e à criatividade, características tão presentes no modo de vida dos beats. |
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Pelicciolli, Patrick DecontoTschiedel, Rosemarie Gärtner2020-02-19T04:09:35Z2019http://hdl.handle.net/10183/206088001111708Esta dissertação tem por proposta cartografar processos, bem como acompanhar as modulações e ressonâncias daquilo que este autor denomina ética-estética beat, tomando esta noção como analisador e acontecimento que se atualiza nas práticas humanas do nosso tempo. A literatura beat, mais do que uma cena ou geração, passa a ser reapropriada enquanto experiência que persevera no contemporâneo, enquanto afirmação de uma ética e de uma estética. A Geração beat na sua fundação um tanto mítica compreende uma gama variada de personagens, sendo eles das mais variadas estirpes. Muitos deles escritores, pintores, artistas de um modo geral, e outros apenas vagabundos, boêmios, desajustados de todo tipo. Seus artífices foram jovens estadunidenses de classe-média, muitos deles próximos ao ambiente acadêmico, entusiastas do que havia de mais vanguardista no terreno das artes e literatura. A partir de uma livre apropriação ensaística de elementos históricos e literários que engendraram a ascensão dessa Cena enquanto acontecimento sociopolítico, objetiva-se através deste conjunto de ensaios, captar alguns aspectos emblemáticos do modus vivendi beat que de alguma maneira rompem com pilares importantes daquilo que chamo de projeto moderno de sociedade, sem deixar de analisar os modos com que as malhas da produção de subjetividade capitalística passam a assimilar tal intensidade rebelde, modulando assim sua cadência. Nesse sentido, buscaremos visualizar algumas linhas, puxadas por uma série de teóricos contemporâneos, que apontam para as diferentes estratégias de captura empreendidas pelo capitalismo nos seu estágio pós-industrial. Evitando cair na sedução da dicotomização de experiências complexas e multifacetadas, interrogo-me se a potência disruptiva avassaladora empreendida pela máquina literária beat, até então uma ameaça para a ordem estabelecida, na verdade, emergiria também como prenúncio de uma nova época para o capitalismo ocidental, amplamente calcado na incitação ao individualismo, ao hedonismo e à criatividade, características tão presentes no modo de vida dos beats.The proposal of this dissertation is to map processes and follow up modulations and resonances of what we call beat ethics-aesthetics, having this concept as an analyzer and event that is updated in the human practices of our time. The beat literature, being more than a scene or a generation, starts to be reappropriated as an experience that perseveres in contemporary times, as the affirmation of some kind of ethics and aesthetics. The beat generation, in its rather mythical foundation, comprises a varied range of characters of diverse types. Many of them are writers, painters, artists in general, and others are just wanderers, bohemians, misfits of different kinds. Their masters were young middle-class Americans, many of them related to the academic environment, who were keen on the most avant-garde works in art and literature. Taking an essayistic free appropriation of historical and literary elements that caused the growth of this Scene as a sociopolitical event, the objective of this group of essays is to capture some emblematic aspects of the beat modus vivendi that somehow break important pillars of what I call a modern society project, and also to analyze the ways in which the production threads of capitalist subjectivity begin to assimilate such rebel intensity, thus modulating cadence. In this regard, we seek to visualize some threads, dragged by a number of contemporary theorists, which point to the different strategies of capture undertaken by capitalism in its post-industrial stage. While avoiding to fall for the dichotomization of complex and multifaceted experiences, I question if the resounding disruptive power undertaken by the beat literary machine, hitherto a threat for established order, would in fact emerge also as a harbinger of a new era for western capitalism, widely based on the incitement to individualism, hedonism and creativity, which are characteristics of the beats’ way of life.application/pdfporCapitalismoEstéticaLiteraturaArtePsicologia socialModernidadeBeat generationCapitalism and subjectivityModernityPost-modernityContemporaneityA ética-estética beat e suas atualizações no contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111708.pdf.txt001111708.pdf.txtExtracted Texttext/plain290293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206088/2/001111708.pdf.txt9ee1748638d1f190b4fced5dceb97becMD52ORIGINAL001111708.pdfTexto completoapplication/pdf796622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206088/1/001111708.pdf465937b6062471ab1ea2a2963806a03dMD5110183/2060882023-02-19 04:24:05.391116oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206088Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-19T06:24:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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