O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dumith, Denise de Carvalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39406
Resumo: Através desta tese, objetivamos identificar a presença e demonstrar a relevância do mito de Penélope na Literatura Brasileira por meio da obra de duas autoras que, metonimicamente, representam o imaginário penelopiano da sociedade nacional do século XX, analisando-o comparativamente com o mito homônimo existente na Odisséia, de Homero. Outra meta é desnudar o modus operandi pelo qual se efetua a reatualização mítica por parte das autoras na criação de seus universos textuais. Assim sendo, selecionamos o romance Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres e o conto “Os obedientes”, de Clarice Lispector, além de A doce canção de Caetana e “Colheita”, de Nélida Piñon, para realizar o confronto. Na primeira parte desta análise, contemplamos o mito de Penélope no seu nascedouro literário e, no intento de melhor situar o leitor, fragmentamos sua ação a partir dos principais mitemas compositivos, quais sejam: a espera, a tecedura e o engodo, seguidos da devida contextualização espaçotemporal. Na segunda parte, os mesmos mitemas são enfocados nas obras de Lispector, no primeiro capítulo, e de Piñon, no segundo, com o intuito de revelar a manutenção e/ou subversão do desempenho mítico, situando-os na contemporaneidade. Consideramos várias contribuições teóricas relacionadas ao estudo do mito de Penélope, além das relações sociais e interculturais que envolve a respeito do sujeito feminino na história, permeado de significações (re)veladas pela estética. Entre esses subsídios, constam, em especial, os traçados teóricos de Gilbert Durand e de Gérard Genette, auxiliados pelos de Hannah Arendt, Aristóteles, Mikhail Bakhtin, Alfredo Bosi, Junito Brandão, Peter Burke, Antonio Candido, Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, Mircea Eliade, Felix Guattari, Carl Gustav Jung, Platão, Raymond Trousson, Jean-Pierre Vernant e Nízia Villaça, bem como as dos demais pesquisadores constantes da bibliografia.
id URGS_f0f43a53fa95fa9dd83903eb63cc67ac
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39406
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Dumith, Denise de CarvalhoMello, Ana Maria Lisboa de2012-04-21T01:33:37Z2012http://hdl.handle.net/10183/39406000824959Através desta tese, objetivamos identificar a presença e demonstrar a relevância do mito de Penélope na Literatura Brasileira por meio da obra de duas autoras que, metonimicamente, representam o imaginário penelopiano da sociedade nacional do século XX, analisando-o comparativamente com o mito homônimo existente na Odisséia, de Homero. Outra meta é desnudar o modus operandi pelo qual se efetua a reatualização mítica por parte das autoras na criação de seus universos textuais. Assim sendo, selecionamos o romance Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres e o conto “Os obedientes”, de Clarice Lispector, além de A doce canção de Caetana e “Colheita”, de Nélida Piñon, para realizar o confronto. Na primeira parte desta análise, contemplamos o mito de Penélope no seu nascedouro literário e, no intento de melhor situar o leitor, fragmentamos sua ação a partir dos principais mitemas compositivos, quais sejam: a espera, a tecedura e o engodo, seguidos da devida contextualização espaçotemporal. Na segunda parte, os mesmos mitemas são enfocados nas obras de Lispector, no primeiro capítulo, e de Piñon, no segundo, com o intuito de revelar a manutenção e/ou subversão do desempenho mítico, situando-os na contemporaneidade. Consideramos várias contribuições teóricas relacionadas ao estudo do mito de Penélope, além das relações sociais e interculturais que envolve a respeito do sujeito feminino na história, permeado de significações (re)veladas pela estética. Entre esses subsídios, constam, em especial, os traçados teóricos de Gilbert Durand e de Gérard Genette, auxiliados pelos de Hannah Arendt, Aristóteles, Mikhail Bakhtin, Alfredo Bosi, Junito Brandão, Peter Burke, Antonio Candido, Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, Mircea Eliade, Felix Guattari, Carl Gustav Jung, Platão, Raymond Trousson, Jean-Pierre Vernant e Nízia Villaça, bem como as dos demais pesquisadores constantes da bibliografia.Cette thèse tente de démontrer l’importance du mythe de Pénélope et sa présence notable dans na Littérature Brésilienne. Tout cela à travers l’analyse comparative du mythe homonyme de l’Odyssée d’Homère et sa réactualization mythique à partir des auteurs Clarice Lispector dans le roman Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres et le conte “Os obedientes”, et Nélida Piñon dans A doce canção de Caetana (roman) et “Colheita” (conte). Elle vise également à présenter comment s’effectue la création d’un univers textuel qui lui est propre. Afin de mieux situer notre lecteur, la première partie de notre thèse présente une analyse des principaux mythèmes composant le mythe de Pénélope, a savoir : l’attente, la tissage et la ruse situés dans l’espace et le temps de sa création littéraire. Finalement, dans la seconde partie, nous abordons cette figure sous la même division mythemique dans les oeuvres-corpus contemporaines avec l’intention de révéler sa manutention ou subversion. Nous avons consideré des contribuitions théoriques concernant à l’étude du mythe de Pénélope, au-delà des relations sociales et interculturelles qui concernent le sujet féminin dans l’histoire, imbriqué des significations décelés par l’estéthique. Comme cadre théorique, cette étude s’est inspirée principalement des concepts proposés d’abord par les théoriciens Gilbert Durand et Gérard Genette, et aussi des considérations de Hannah Arendt, Aristóteles, Mikhail Bakhtin, Alfredo Bosi, Junito Brandão, Peter Burke, Antonio Candido, Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, Mircea Eliade, Felix Guattari, Carl Gustav Jung, Platão, Raymond Trousson, Jean-Pierre Vernant et Nízia Villaça.application/pdfporLiteratura brasileiraLispector, Clarice, 1925-1977. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeresLispector, Clarice, 1925-1977. Os obedientesPiñon, Nélida, 1937-. A doce canção de CaetanaPiñon, Nélida, 1937-. ColheitaHomero. OdisséiaLiteratura comparadaCritica e interpretacaoMito na literaturaImaginárioMito de PenélopeImaginaireMytheMythe de PénélopeO mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000824959.pdf000824959.pdfTexto completoapplication/pdf2611754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39406/1/000824959.pdf5795b55b9c1b4f1f13599bc4db2dd3ddMD51TEXT000824959.pdf.txt000824959.pdf.txtExtracted Texttext/plain835744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39406/2/000824959.pdf.txt439fa934ce9e86e971931424f231ec78MD52THUMBNAIL000824959.pdf.jpg000824959.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39406/3/000824959.pdf.jpgc9acd512d745914abeb55c4280e674dcMD5310183/394062019-07-12 02:35:57.929287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39406Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-12T05:35:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon
title O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon
spellingShingle O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon
Dumith, Denise de Carvalho
Literatura brasileira
Lispector, Clarice, 1925-1977. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres
Lispector, Clarice, 1925-1977. Os obedientes
Piñon, Nélida, 1937-. A doce canção de Caetana
Piñon, Nélida, 1937-. Colheita
Homero. Odisséia
Literatura comparada
Critica e interpretacao
Mito na literatura
Imaginário
Mito de Penélope
Imaginaire
Mythe
Mythe de Pénélope
title_short O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon
title_full O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon
title_fullStr O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon
title_full_unstemmed O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon
title_sort O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon
author Dumith, Denise de Carvalho
author_facet Dumith, Denise de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dumith, Denise de Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mello, Ana Maria Lisboa de
contributor_str_mv Mello, Ana Maria Lisboa de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura brasileira
Lispector, Clarice, 1925-1977. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres
Lispector, Clarice, 1925-1977. Os obedientes
Piñon, Nélida, 1937-. A doce canção de Caetana
Piñon, Nélida, 1937-. Colheita
Homero. Odisséia
Literatura comparada
Critica e interpretacao
Mito na literatura
Imaginário
Mito de Penélope
topic Literatura brasileira
Lispector, Clarice, 1925-1977. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres
Lispector, Clarice, 1925-1977. Os obedientes
Piñon, Nélida, 1937-. A doce canção de Caetana
Piñon, Nélida, 1937-. Colheita
Homero. Odisséia
Literatura comparada
Critica e interpretacao
Mito na literatura
Imaginário
Mito de Penélope
Imaginaire
Mythe
Mythe de Pénélope
dc.subject.eng.fl_str_mv Imaginaire
Mythe
Mythe de Pénélope
description Através desta tese, objetivamos identificar a presença e demonstrar a relevância do mito de Penélope na Literatura Brasileira por meio da obra de duas autoras que, metonimicamente, representam o imaginário penelopiano da sociedade nacional do século XX, analisando-o comparativamente com o mito homônimo existente na Odisséia, de Homero. Outra meta é desnudar o modus operandi pelo qual se efetua a reatualização mítica por parte das autoras na criação de seus universos textuais. Assim sendo, selecionamos o romance Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres e o conto “Os obedientes”, de Clarice Lispector, além de A doce canção de Caetana e “Colheita”, de Nélida Piñon, para realizar o confronto. Na primeira parte desta análise, contemplamos o mito de Penélope no seu nascedouro literário e, no intento de melhor situar o leitor, fragmentamos sua ação a partir dos principais mitemas compositivos, quais sejam: a espera, a tecedura e o engodo, seguidos da devida contextualização espaçotemporal. Na segunda parte, os mesmos mitemas são enfocados nas obras de Lispector, no primeiro capítulo, e de Piñon, no segundo, com o intuito de revelar a manutenção e/ou subversão do desempenho mítico, situando-os na contemporaneidade. Consideramos várias contribuições teóricas relacionadas ao estudo do mito de Penélope, além das relações sociais e interculturais que envolve a respeito do sujeito feminino na história, permeado de significações (re)veladas pela estética. Entre esses subsídios, constam, em especial, os traçados teóricos de Gilbert Durand e de Gérard Genette, auxiliados pelos de Hannah Arendt, Aristóteles, Mikhail Bakhtin, Alfredo Bosi, Junito Brandão, Peter Burke, Antonio Candido, Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, Mircea Eliade, Felix Guattari, Carl Gustav Jung, Platão, Raymond Trousson, Jean-Pierre Vernant e Nízia Villaça, bem como as dos demais pesquisadores constantes da bibliografia.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-21T01:33:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39406
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000824959
url http://hdl.handle.net/10183/39406
identifier_str_mv 000824959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39406/1/000824959.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39406/2/000824959.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39406/3/000824959.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5795b55b9c1b4f1f13599bc4db2dd3dd
439fa934ce9e86e971931424f231ec78
c9acd512d745914abeb55c4280e674dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085223651606528