O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39406 |
Resumo: | Através desta tese, objetivamos identificar a presença e demonstrar a relevância do mito de Penélope na Literatura Brasileira por meio da obra de duas autoras que, metonimicamente, representam o imaginário penelopiano da sociedade nacional do século XX, analisando-o comparativamente com o mito homônimo existente na Odisséia, de Homero. Outra meta é desnudar o modus operandi pelo qual se efetua a reatualização mítica por parte das autoras na criação de seus universos textuais. Assim sendo, selecionamos o romance Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres e o conto “Os obedientes”, de Clarice Lispector, além de A doce canção de Caetana e “Colheita”, de Nélida Piñon, para realizar o confronto. Na primeira parte desta análise, contemplamos o mito de Penélope no seu nascedouro literário e, no intento de melhor situar o leitor, fragmentamos sua ação a partir dos principais mitemas compositivos, quais sejam: a espera, a tecedura e o engodo, seguidos da devida contextualização espaçotemporal. Na segunda parte, os mesmos mitemas são enfocados nas obras de Lispector, no primeiro capítulo, e de Piñon, no segundo, com o intuito de revelar a manutenção e/ou subversão do desempenho mítico, situando-os na contemporaneidade. Consideramos várias contribuições teóricas relacionadas ao estudo do mito de Penélope, além das relações sociais e interculturais que envolve a respeito do sujeito feminino na história, permeado de significações (re)veladas pela estética. Entre esses subsídios, constam, em especial, os traçados teóricos de Gilbert Durand e de Gérard Genette, auxiliados pelos de Hannah Arendt, Aristóteles, Mikhail Bakhtin, Alfredo Bosi, Junito Brandão, Peter Burke, Antonio Candido, Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, Mircea Eliade, Felix Guattari, Carl Gustav Jung, Platão, Raymond Trousson, Jean-Pierre Vernant e Nízia Villaça, bem como as dos demais pesquisadores constantes da bibliografia. |
id |
URGS_f0f43a53fa95fa9dd83903eb63cc67ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39406 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Dumith, Denise de CarvalhoMello, Ana Maria Lisboa de2012-04-21T01:33:37Z2012http://hdl.handle.net/10183/39406000824959Através desta tese, objetivamos identificar a presença e demonstrar a relevância do mito de Penélope na Literatura Brasileira por meio da obra de duas autoras que, metonimicamente, representam o imaginário penelopiano da sociedade nacional do século XX, analisando-o comparativamente com o mito homônimo existente na Odisséia, de Homero. Outra meta é desnudar o modus operandi pelo qual se efetua a reatualização mítica por parte das autoras na criação de seus universos textuais. Assim sendo, selecionamos o romance Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres e o conto “Os obedientes”, de Clarice Lispector, além de A doce canção de Caetana e “Colheita”, de Nélida Piñon, para realizar o confronto. Na primeira parte desta análise, contemplamos o mito de Penélope no seu nascedouro literário e, no intento de melhor situar o leitor, fragmentamos sua ação a partir dos principais mitemas compositivos, quais sejam: a espera, a tecedura e o engodo, seguidos da devida contextualização espaçotemporal. Na segunda parte, os mesmos mitemas são enfocados nas obras de Lispector, no primeiro capítulo, e de Piñon, no segundo, com o intuito de revelar a manutenção e/ou subversão do desempenho mítico, situando-os na contemporaneidade. Consideramos várias contribuições teóricas relacionadas ao estudo do mito de Penélope, além das relações sociais e interculturais que envolve a respeito do sujeito feminino na história, permeado de significações (re)veladas pela estética. Entre esses subsídios, constam, em especial, os traçados teóricos de Gilbert Durand e de Gérard Genette, auxiliados pelos de Hannah Arendt, Aristóteles, Mikhail Bakhtin, Alfredo Bosi, Junito Brandão, Peter Burke, Antonio Candido, Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, Mircea Eliade, Felix Guattari, Carl Gustav Jung, Platão, Raymond Trousson, Jean-Pierre Vernant e Nízia Villaça, bem como as dos demais pesquisadores constantes da bibliografia.Cette thèse tente de démontrer l’importance du mythe de Pénélope et sa présence notable dans na Littérature Brésilienne. Tout cela à travers l’analyse comparative du mythe homonyme de l’Odyssée d’Homère et sa réactualization mythique à partir des auteurs Clarice Lispector dans le roman Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres et le conte “Os obedientes”, et Nélida Piñon dans A doce canção de Caetana (roman) et “Colheita” (conte). Elle vise également à présenter comment s’effectue la création d’un univers textuel qui lui est propre. Afin de mieux situer notre lecteur, la première partie de notre thèse présente une analyse des principaux mythèmes composant le mythe de Pénélope, a savoir : l’attente, la tissage et la ruse situés dans l’espace et le temps de sa création littéraire. Finalement, dans la seconde partie, nous abordons cette figure sous la même division mythemique dans les oeuvres-corpus contemporaines avec l’intention de révéler sa manutention ou subversion. Nous avons consideré des contribuitions théoriques concernant à l’étude du mythe de Pénélope, au-delà des relations sociales et interculturelles qui concernent le sujet féminin dans l’histoire, imbriqué des significations décelés par l’estéthique. Comme cadre théorique, cette étude s’est inspirée principalement des concepts proposés d’abord par les théoriciens Gilbert Durand et Gérard Genette, et aussi des considérations de Hannah Arendt, Aristóteles, Mikhail Bakhtin, Alfredo Bosi, Junito Brandão, Peter Burke, Antonio Candido, Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, Mircea Eliade, Felix Guattari, Carl Gustav Jung, Platão, Raymond Trousson, Jean-Pierre Vernant et Nízia Villaça.application/pdfporLiteratura brasileiraLispector, Clarice, 1925-1977. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeresLispector, Clarice, 1925-1977. Os obedientesPiñon, Nélida, 1937-. A doce canção de CaetanaPiñon, Nélida, 1937-. ColheitaHomero. OdisséiaLiteratura comparadaCritica e interpretacaoMito na literaturaImaginárioMito de PenélopeImaginaireMytheMythe de PénélopeO mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000824959.pdf000824959.pdfTexto completoapplication/pdf2611754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39406/1/000824959.pdf5795b55b9c1b4f1f13599bc4db2dd3ddMD51TEXT000824959.pdf.txt000824959.pdf.txtExtracted Texttext/plain835744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39406/2/000824959.pdf.txt439fa934ce9e86e971931424f231ec78MD52THUMBNAIL000824959.pdf.jpg000824959.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39406/3/000824959.pdf.jpgc9acd512d745914abeb55c4280e674dcMD5310183/394062019-07-12 02:35:57.929287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39406Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-12T05:35:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon |
title |
O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon |
spellingShingle |
O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon Dumith, Denise de Carvalho Literatura brasileira Lispector, Clarice, 1925-1977. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres Lispector, Clarice, 1925-1977. Os obedientes Piñon, Nélida, 1937-. A doce canção de Caetana Piñon, Nélida, 1937-. Colheita Homero. Odisséia Literatura comparada Critica e interpretacao Mito na literatura Imaginário Mito de Penélope Imaginaire Mythe Mythe de Pénélope |
title_short |
O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon |
title_full |
O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon |
title_fullStr |
O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon |
title_full_unstemmed |
O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon |
title_sort |
O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon |
author |
Dumith, Denise de Carvalho |
author_facet |
Dumith, Denise de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dumith, Denise de Carvalho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mello, Ana Maria Lisboa de |
contributor_str_mv |
Mello, Ana Maria Lisboa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura brasileira Lispector, Clarice, 1925-1977. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres Lispector, Clarice, 1925-1977. Os obedientes Piñon, Nélida, 1937-. A doce canção de Caetana Piñon, Nélida, 1937-. Colheita Homero. Odisséia Literatura comparada Critica e interpretacao Mito na literatura Imaginário Mito de Penélope |
topic |
Literatura brasileira Lispector, Clarice, 1925-1977. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres Lispector, Clarice, 1925-1977. Os obedientes Piñon, Nélida, 1937-. A doce canção de Caetana Piñon, Nélida, 1937-. Colheita Homero. Odisséia Literatura comparada Critica e interpretacao Mito na literatura Imaginário Mito de Penélope Imaginaire Mythe Mythe de Pénélope |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Imaginaire Mythe Mythe de Pénélope |
description |
Através desta tese, objetivamos identificar a presença e demonstrar a relevância do mito de Penélope na Literatura Brasileira por meio da obra de duas autoras que, metonimicamente, representam o imaginário penelopiano da sociedade nacional do século XX, analisando-o comparativamente com o mito homônimo existente na Odisséia, de Homero. Outra meta é desnudar o modus operandi pelo qual se efetua a reatualização mítica por parte das autoras na criação de seus universos textuais. Assim sendo, selecionamos o romance Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres e o conto “Os obedientes”, de Clarice Lispector, além de A doce canção de Caetana e “Colheita”, de Nélida Piñon, para realizar o confronto. Na primeira parte desta análise, contemplamos o mito de Penélope no seu nascedouro literário e, no intento de melhor situar o leitor, fragmentamos sua ação a partir dos principais mitemas compositivos, quais sejam: a espera, a tecedura e o engodo, seguidos da devida contextualização espaçotemporal. Na segunda parte, os mesmos mitemas são enfocados nas obras de Lispector, no primeiro capítulo, e de Piñon, no segundo, com o intuito de revelar a manutenção e/ou subversão do desempenho mítico, situando-os na contemporaneidade. Consideramos várias contribuições teóricas relacionadas ao estudo do mito de Penélope, além das relações sociais e interculturais que envolve a respeito do sujeito feminino na história, permeado de significações (re)veladas pela estética. Entre esses subsídios, constam, em especial, os traçados teóricos de Gilbert Durand e de Gérard Genette, auxiliados pelos de Hannah Arendt, Aristóteles, Mikhail Bakhtin, Alfredo Bosi, Junito Brandão, Peter Burke, Antonio Candido, Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, Mircea Eliade, Felix Guattari, Carl Gustav Jung, Platão, Raymond Trousson, Jean-Pierre Vernant e Nízia Villaça, bem como as dos demais pesquisadores constantes da bibliografia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-21T01:33:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39406 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000824959 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39406 |
identifier_str_mv |
000824959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39406/1/000824959.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39406/2/000824959.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39406/3/000824959.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5795b55b9c1b4f1f13599bc4db2dd3dd 439fa934ce9e86e971931424f231ec78 c9acd512d745914abeb55c4280e674dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085223651606528 |