A voz como revelação do corpo : saúde e verdade na pedagogia vocal do ator
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29941 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise de como os discursos do corpo, da saúde e da verdade, se configuram e entrelaçam no campo da pedagogia vocal do ator, através de três enunciados: os enunciados da voz como corpo, dos cuidados com a voz, e da voz reveladora da verdade do ser, presentes nas práticas discursivas dos manuais de voz destinados aos atores, professores e preparadores vocais que atuam nesse campo pedagógico. A partir da configuração apresentada, o trabalho expõe uma análise das condições que possibilitam tais enunciados de serem ditos no campo pedagógico em questão, e as possibilidades de constituição dos sujeitos desse campo a partir dos discursos formados por tais enunciados. As inquietações sobre a constituição dos sujeitos do campo da pedagogia vocal do ator problematizadas nesta dissertação surgiram da prática docente da pesquisadora, que é atriz, cantora e professora de teatro. A experiência pedagógica instigou duas questões: como o que é dito aos atores sobre suas vozes se relaciona aos possíveis modos de ser ator, e como a pedagogia vocal do ator se relaciona às outras pedagogias do ator. A metodologia desenvolvida para tentar dar conta destas questões inspirou-se na análise discursiva tal qual a compreende Michel Foucault. |
id |
URGS_f0f74a8d56cfd2ede7c3542af6abd8ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29941 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Melo, Leonor Cristina Cabral deIcle, Gilberto2011-07-07T06:00:37Z2011http://hdl.handle.net/10183/29941000778554Este trabalho apresenta uma análise de como os discursos do corpo, da saúde e da verdade, se configuram e entrelaçam no campo da pedagogia vocal do ator, através de três enunciados: os enunciados da voz como corpo, dos cuidados com a voz, e da voz reveladora da verdade do ser, presentes nas práticas discursivas dos manuais de voz destinados aos atores, professores e preparadores vocais que atuam nesse campo pedagógico. A partir da configuração apresentada, o trabalho expõe uma análise das condições que possibilitam tais enunciados de serem ditos no campo pedagógico em questão, e as possibilidades de constituição dos sujeitos desse campo a partir dos discursos formados por tais enunciados. As inquietações sobre a constituição dos sujeitos do campo da pedagogia vocal do ator problematizadas nesta dissertação surgiram da prática docente da pesquisadora, que é atriz, cantora e professora de teatro. A experiência pedagógica instigou duas questões: como o que é dito aos atores sobre suas vozes se relaciona aos possíveis modos de ser ator, e como a pedagogia vocal do ator se relaciona às outras pedagogias do ator. A metodologia desenvolvida para tentar dar conta destas questões inspirou-se na análise discursiva tal qual a compreende Michel Foucault.This thesis consists of an analysis of how discourses about the body, the health and the truth blend together in the field of actor‟s Vocal Pedagogy. This process takes place through three kinds of enunciation: The enunciations of the voice as body, of voice care and of the voice as an unveiler of truth of being, which are present in vocal techniques handbooks for actors, teachers and vocal coaches who work in this pedagogical field. Through the presented configuration this work carries out an analysis of the conditions that render the saying of such enunciations in the aforementioned field possible and of the possibilities of constitution of this field‟s subjects from the discourses which are constituted by such enunciations. The concerns about the constitution of the subjects in the field of the actor‟s Vocal Pedagogy which are dealt with on this dissertation emerged from the researcher‟s teaching praxis as an actress, singer and theater teacher. The pedagogical experience instigated two questions. The first one: in which way what is said to the actors about their voices relates to the possible ways of being an actor. The second one: how the actor‟s Vocal Pedagogy relates to the actor‟s others pedagogies. The developed methodology to try to explain such questions was based on the discourse analysis as it is understood by Michel Foucault.application/pdfporPedagogia teatralVozCorpoSaúdeAnálise do discursoFoucault, Michel, 1926-1984Theater pedagogyVoiceBodyHealthTruthDiscourse analysisMichel FoucaultA voz como revelação do corpo : saúde e verdade na pedagogia vocal do atorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000778554.pdf.txt000778554.pdf.txtExtracted Texttext/plain257863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29941/2/000778554.pdf.txt857512b018d047e78e48c0e6318aefe7MD52ORIGINAL000778554.pdf000778554.pdfTexto completoapplication/pdf897700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29941/1/000778554.pdffb49e3118aca4b29bf5211df2e40274eMD51THUMBNAIL000778554.pdf.jpg000778554.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg998http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29941/3/000778554.pdf.jpg12081ad6fd73f5ccd47cb8f032141c0bMD5310183/299412018-10-09 09:23:38.293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29941Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:23:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A voz como revelação do corpo : saúde e verdade na pedagogia vocal do ator |
title |
A voz como revelação do corpo : saúde e verdade na pedagogia vocal do ator |
spellingShingle |
A voz como revelação do corpo : saúde e verdade na pedagogia vocal do ator Melo, Leonor Cristina Cabral de Pedagogia teatral Voz Corpo Saúde Análise do discurso Foucault, Michel, 1926-1984 Theater pedagogy Voice Body Health Truth Discourse analysis Michel Foucault |
title_short |
A voz como revelação do corpo : saúde e verdade na pedagogia vocal do ator |
title_full |
A voz como revelação do corpo : saúde e verdade na pedagogia vocal do ator |
title_fullStr |
A voz como revelação do corpo : saúde e verdade na pedagogia vocal do ator |
title_full_unstemmed |
A voz como revelação do corpo : saúde e verdade na pedagogia vocal do ator |
title_sort |
A voz como revelação do corpo : saúde e verdade na pedagogia vocal do ator |
author |
Melo, Leonor Cristina Cabral de |
author_facet |
Melo, Leonor Cristina Cabral de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Leonor Cristina Cabral de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Icle, Gilberto |
contributor_str_mv |
Icle, Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia teatral Voz Corpo Saúde Análise do discurso Foucault, Michel, 1926-1984 |
topic |
Pedagogia teatral Voz Corpo Saúde Análise do discurso Foucault, Michel, 1926-1984 Theater pedagogy Voice Body Health Truth Discourse analysis Michel Foucault |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Theater pedagogy Voice Body Health Truth Discourse analysis Michel Foucault |
description |
Este trabalho apresenta uma análise de como os discursos do corpo, da saúde e da verdade, se configuram e entrelaçam no campo da pedagogia vocal do ator, através de três enunciados: os enunciados da voz como corpo, dos cuidados com a voz, e da voz reveladora da verdade do ser, presentes nas práticas discursivas dos manuais de voz destinados aos atores, professores e preparadores vocais que atuam nesse campo pedagógico. A partir da configuração apresentada, o trabalho expõe uma análise das condições que possibilitam tais enunciados de serem ditos no campo pedagógico em questão, e as possibilidades de constituição dos sujeitos desse campo a partir dos discursos formados por tais enunciados. As inquietações sobre a constituição dos sujeitos do campo da pedagogia vocal do ator problematizadas nesta dissertação surgiram da prática docente da pesquisadora, que é atriz, cantora e professora de teatro. A experiência pedagógica instigou duas questões: como o que é dito aos atores sobre suas vozes se relaciona aos possíveis modos de ser ator, e como a pedagogia vocal do ator se relaciona às outras pedagogias do ator. A metodologia desenvolvida para tentar dar conta destas questões inspirou-se na análise discursiva tal qual a compreende Michel Foucault. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-07-07T06:00:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29941 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000778554 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29941 |
identifier_str_mv |
000778554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29941/2/000778554.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29941/1/000778554.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29941/3/000778554.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
857512b018d047e78e48c0e6318aefe7 fb49e3118aca4b29bf5211df2e40274e 12081ad6fd73f5ccd47cb8f032141c0b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085201861148672 |