Trajetórias de aprendizagem e habilidades em aplicativos de cuidado em saúde : caso especial caretaker™
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240070 |
Resumo: | Apesar do desenvolvimento da tecnologia de forma acelerada, percebe-se uma carência de aplicativos voltados para a aprendizagem de habilidades relativas ao cuidado em saúde. Os aplicativos móveis podem ser aliados para fornecer suporte aos desafios diários vivenciados pelos cuidadores leigos. Para o enfrentamento destas adversidades, nesta Tese, foi desenvolvido o aplicativo móvel CareTaker ™ , o qual tem por objetivo auxiliar os cuidadores leigos na aprendizagem do desenvolvimento de habilidades relativas ao cuidado em saúde. O objetivo geral desta Tese foi investigar se o uso do aplicativo móvel CareTaker ™ pode promover a aprendizagem do cuidador leigo para o desenvolvimento de habilidades de cuidado em saúde. Esta pesquisa é do tipo aplicada, explicativa, mista e adotou, como procedimento técnico, o estudo de caso exploratório. Para alcançar os objetivos propostos, foi dividida em duas fases. Na Fase 1 , foram realizadas duas etapas: “ Etapa 1 - Fundamentação”, que consistiu no levantamento bibliográfico, problematização da pesquisa e análise de trabalhos e de aplicativos relacionados à área de cuidado em saúde; “ Etapa 2 - Desenvolvimento”, na qual foi realizado o planejamento do aplicativo móvel CareTaker ™ e a apropriação da tecnologia utilizada para o seu desenvolvimento; e Na Fase 2 , foram conduzidas as três etapas da pesquisa. A “ Etapa 1 - Estudo-Preliminar'', que foi elaborado e validado um instrumento de avaliação; “ Etapa 2 - Estudo-Final”, o qual investigou a percepção sobre a aprendizagem do cuidador para o desenvolvimento de habilidades de cuidado em saúde. Por fim, na “ Etapa 3 - Discussão de Resultados'' realizou-se a consolidação dos dados, onde foram encontrados indícios de que o aplicativo móvel CareTaker ™ atendeu aos aspectos técnicos de usabilidade avaliados. Além disso, foi possível observar que os cuidadores leigos, que receberam um “Roteiro Guiado” (Trajetória de Aprendizagem), apresentaram uma média de aprendizagem levemente maior do que os que receberam o “Roteiro Livre”. |
id |
URGS_f198106fecfb529a0a7ad6ba637775ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240070 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Jardim, Rafaela RibeiroLima, Jose Valdeni deGomes, Raquel Salcedo2022-06-10T04:58:07Z2022http://hdl.handle.net/10183/240070001141159Apesar do desenvolvimento da tecnologia de forma acelerada, percebe-se uma carência de aplicativos voltados para a aprendizagem de habilidades relativas ao cuidado em saúde. Os aplicativos móveis podem ser aliados para fornecer suporte aos desafios diários vivenciados pelos cuidadores leigos. Para o enfrentamento destas adversidades, nesta Tese, foi desenvolvido o aplicativo móvel CareTaker ™ , o qual tem por objetivo auxiliar os cuidadores leigos na aprendizagem do desenvolvimento de habilidades relativas ao cuidado em saúde. O objetivo geral desta Tese foi investigar se o uso do aplicativo móvel CareTaker ™ pode promover a aprendizagem do cuidador leigo para o desenvolvimento de habilidades de cuidado em saúde. Esta pesquisa é do tipo aplicada, explicativa, mista e adotou, como procedimento técnico, o estudo de caso exploratório. Para alcançar os objetivos propostos, foi dividida em duas fases. Na Fase 1 , foram realizadas duas etapas: “ Etapa 1 - Fundamentação”, que consistiu no levantamento bibliográfico, problematização da pesquisa e análise de trabalhos e de aplicativos relacionados à área de cuidado em saúde; “ Etapa 2 - Desenvolvimento”, na qual foi realizado o planejamento do aplicativo móvel CareTaker ™ e a apropriação da tecnologia utilizada para o seu desenvolvimento; e Na Fase 2 , foram conduzidas as três etapas da pesquisa. A “ Etapa 1 - Estudo-Preliminar'', que foi elaborado e validado um instrumento de avaliação; “ Etapa 2 - Estudo-Final”, o qual investigou a percepção sobre a aprendizagem do cuidador para o desenvolvimento de habilidades de cuidado em saúde. Por fim, na “ Etapa 3 - Discussão de Resultados'' realizou-se a consolidação dos dados, onde foram encontrados indícios de que o aplicativo móvel CareTaker ™ atendeu aos aspectos técnicos de usabilidade avaliados. Além disso, foi possível observar que os cuidadores leigos, que receberam um “Roteiro Guiado” (Trajetória de Aprendizagem), apresentaram uma média de aprendizagem levemente maior do que os que receberam o “Roteiro Livre”.Despite the accelerated development of technology, there is a lack of applications aimed at learning skills related to health care. Mobile apps can be allies to support the daily challenges experienced by lay caregivers. In order to face these adversities, in this Thesis, the CareTaker™ mobile application was developed, which aims to help lay caregivers in learning to develop skills related to health care. The general objective of this thesis was to investigate whether the use of the CareTaker™ mobile application can promote lay caregiver learning for the development of health care skills. This research is applied, explanatory, mixed and adopted, as a technical procedure, the exploratory case study. To achieve the proposed objectives, it was divided into two phases. In Phase 1, two stages were carried out: “Stage 1 - Rationale”, which consisted of a bibliographic survey, research problematization and analysis of works and applications related to the area of health care; “Stage 2 - Development”, in which the CareTaker™ mobile application was planned and the technology used for its development was appropriated; and In Phase 2, the three stages of the research were conducted. The “Stage 1 - Preliminary Study'', which was developed and validated an evaluation instrument; “Stage 2 - Final Study”, which investigated the perception of caregiver learning for the development of health care skills. Finally, in “Step 3 - Discussion of Results'', data consolidation was carried out, where evidence was found that the CareTaker™ mobile application met the technical aspects of usability evaluated. In addition, it was possible to observe that lay caregivers who received a “Guided Roadmap” (Learning Trajectory) presented a slightly higher learning average than those who received the “Free Roadmap”.application/pdfporUsabilidadeTecnologia educacionalCaretaker™UsabilityLearning trajectorySkillsCaregiversTrajetórias de aprendizagem e habilidades em aplicativos de cuidado em saúde : caso especial caretaker™info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141159.pdf.txt001141159.pdf.txtExtracted Texttext/plain169987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240070/2/001141159.pdf.txteefd6f9d676b7d51918ccaa82db8c022MD52ORIGINAL001141159.pdfTexto completoapplication/pdf2019891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240070/1/001141159.pdffdec360413855da18052d95bc19a1bd0MD5110183/2400702022-06-11 05:00:01.000409oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240070Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-06-11T08:00:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trajetórias de aprendizagem e habilidades em aplicativos de cuidado em saúde : caso especial caretaker™ |
title |
Trajetórias de aprendizagem e habilidades em aplicativos de cuidado em saúde : caso especial caretaker™ |
spellingShingle |
Trajetórias de aprendizagem e habilidades em aplicativos de cuidado em saúde : caso especial caretaker™ Jardim, Rafaela Ribeiro Usabilidade Tecnologia educacional Caretaker™ Usability Learning trajectory Skills Caregivers |
title_short |
Trajetórias de aprendizagem e habilidades em aplicativos de cuidado em saúde : caso especial caretaker™ |
title_full |
Trajetórias de aprendizagem e habilidades em aplicativos de cuidado em saúde : caso especial caretaker™ |
title_fullStr |
Trajetórias de aprendizagem e habilidades em aplicativos de cuidado em saúde : caso especial caretaker™ |
title_full_unstemmed |
Trajetórias de aprendizagem e habilidades em aplicativos de cuidado em saúde : caso especial caretaker™ |
title_sort |
Trajetórias de aprendizagem e habilidades em aplicativos de cuidado em saúde : caso especial caretaker™ |
author |
Jardim, Rafaela Ribeiro |
author_facet |
Jardim, Rafaela Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jardim, Rafaela Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Jose Valdeni de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Gomes, Raquel Salcedo |
contributor_str_mv |
Lima, Jose Valdeni de Gomes, Raquel Salcedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Usabilidade Tecnologia educacional |
topic |
Usabilidade Tecnologia educacional Caretaker™ Usability Learning trajectory Skills Caregivers |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Caretaker™ Usability Learning trajectory Skills Caregivers |
description |
Apesar do desenvolvimento da tecnologia de forma acelerada, percebe-se uma carência de aplicativos voltados para a aprendizagem de habilidades relativas ao cuidado em saúde. Os aplicativos móveis podem ser aliados para fornecer suporte aos desafios diários vivenciados pelos cuidadores leigos. Para o enfrentamento destas adversidades, nesta Tese, foi desenvolvido o aplicativo móvel CareTaker ™ , o qual tem por objetivo auxiliar os cuidadores leigos na aprendizagem do desenvolvimento de habilidades relativas ao cuidado em saúde. O objetivo geral desta Tese foi investigar se o uso do aplicativo móvel CareTaker ™ pode promover a aprendizagem do cuidador leigo para o desenvolvimento de habilidades de cuidado em saúde. Esta pesquisa é do tipo aplicada, explicativa, mista e adotou, como procedimento técnico, o estudo de caso exploratório. Para alcançar os objetivos propostos, foi dividida em duas fases. Na Fase 1 , foram realizadas duas etapas: “ Etapa 1 - Fundamentação”, que consistiu no levantamento bibliográfico, problematização da pesquisa e análise de trabalhos e de aplicativos relacionados à área de cuidado em saúde; “ Etapa 2 - Desenvolvimento”, na qual foi realizado o planejamento do aplicativo móvel CareTaker ™ e a apropriação da tecnologia utilizada para o seu desenvolvimento; e Na Fase 2 , foram conduzidas as três etapas da pesquisa. A “ Etapa 1 - Estudo-Preliminar'', que foi elaborado e validado um instrumento de avaliação; “ Etapa 2 - Estudo-Final”, o qual investigou a percepção sobre a aprendizagem do cuidador para o desenvolvimento de habilidades de cuidado em saúde. Por fim, na “ Etapa 3 - Discussão de Resultados'' realizou-se a consolidação dos dados, onde foram encontrados indícios de que o aplicativo móvel CareTaker ™ atendeu aos aspectos técnicos de usabilidade avaliados. Além disso, foi possível observar que os cuidadores leigos, que receberam um “Roteiro Guiado” (Trajetória de Aprendizagem), apresentaram uma média de aprendizagem levemente maior do que os que receberam o “Roteiro Livre”. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-10T04:58:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/240070 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001141159 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/240070 |
identifier_str_mv |
001141159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240070/2/001141159.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240070/1/001141159.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eefd6f9d676b7d51918ccaa82db8c022 fdec360413855da18052d95bc19a1bd0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085586651840512 |