Pontilhando aprendizagens em equipe : função preceptoria e prática cuidadora nos campos-equipes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115450 |
Resumo: | Este estudo foi desenvolvido junto aos cenários de práticas da Residência Integrada em Saúde da Família e Comunidade (RIS/SFC) e à Residência de Medicina de Família e Comunidade (RMFC), no Serviço de Saúde Comunitária (SSC) pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC) em Porto Alegre, RS. O objetivo foi produzir reflexões sobre o ensino e a aprendizagens de práticas cuidadoras e para tanto se articulou três dimensões nas análises produzidas: preceptoria de campo, processo de ensino e aprendizagem e práticas cuidadoras. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza descritiva e exploratória, que teve como estratégias metodológicas a entrevista semiestruturada e pesquisa documental. O material foi analisado por meio do método hermenêutico-dialético, da análise institucional e o produto foi um mapa analítico. Essas três dimensões são costuradas à ideia de campo-equipe, privilegiando este local como um vetor político na aprendizagem. A função preceptoria de campo, antes de ser uma “supervisão docente assistencial”, identifica-se como um apoio pedagógico e cuidador, afirmando-se enquanto um compartilhamento de práticas de trabalho. O processo de ensino e aprendizagem produz sentidos e estranhamentos no trabalho tal qual instituído, e assim tensiona a construção de um campo de especialidade mais aberto às colateralidades (produção de redes). O desafio para a produção de práticas cuidadoras é produzir o alívio do sofrimento e a coprodução de autonomia. Os resultados aqui destacados apontam a qualificação das Residências em Saúde como uma possibilidade de vivências e experimentações do mundo do trabalho, de modo ampliado, solidário e compartilhado, no qual a equipe é espaço privilegiado de construção de saberes. |
id |
URGS_f1ad4117405c4c330ad668c98ec122c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115450 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Souza, Ana Celina deMatos, Izabella Barison2015-04-18T01:57:57Z2014http://hdl.handle.net/10183/115450000964074Este estudo foi desenvolvido junto aos cenários de práticas da Residência Integrada em Saúde da Família e Comunidade (RIS/SFC) e à Residência de Medicina de Família e Comunidade (RMFC), no Serviço de Saúde Comunitária (SSC) pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC) em Porto Alegre, RS. O objetivo foi produzir reflexões sobre o ensino e a aprendizagens de práticas cuidadoras e para tanto se articulou três dimensões nas análises produzidas: preceptoria de campo, processo de ensino e aprendizagem e práticas cuidadoras. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza descritiva e exploratória, que teve como estratégias metodológicas a entrevista semiestruturada e pesquisa documental. O material foi analisado por meio do método hermenêutico-dialético, da análise institucional e o produto foi um mapa analítico. Essas três dimensões são costuradas à ideia de campo-equipe, privilegiando este local como um vetor político na aprendizagem. A função preceptoria de campo, antes de ser uma “supervisão docente assistencial”, identifica-se como um apoio pedagógico e cuidador, afirmando-se enquanto um compartilhamento de práticas de trabalho. O processo de ensino e aprendizagem produz sentidos e estranhamentos no trabalho tal qual instituído, e assim tensiona a construção de um campo de especialidade mais aberto às colateralidades (produção de redes). O desafio para a produção de práticas cuidadoras é produzir o alívio do sofrimento e a coprodução de autonomia. Os resultados aqui destacados apontam a qualificação das Residências em Saúde como uma possibilidade de vivências e experimentações do mundo do trabalho, de modo ampliado, solidário e compartilhado, no qual a equipe é espaço privilegiado de construção de saberes.This study was developed with the field of practice of Integrated Residency in Family and Community Health (RIS / SFC) and the Residency of Family and Community Medicine (RMFC) at the Department of Community Health (SSC) belonging to the Conceição Hospital Group (GHC) in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. The goal was to reflect about the teaching and learning practices of health care. For that, three dimensions were articulated: field preceptorship, teaching and learning processes, and practices of care. This is a qualitative study, of a descriptive and exploratory nature, which used semistructured interviews and documentary research as its methodology. The material was analyzed using the dialectic hermeneutics method, institutional analysis and analytical maps. These three dimensions are sewn on the idea of field-team, privileging this place as a space for producing knowledge. The function of the field preceptor, rather than being a "teaching aid supervision", is to serve as pedagogical support and caregiver, as a sharing of working practices. The process of teaching and learning builds meaning and strangeness at work as it is set, and so the tension builds a field more open to co-laterality (production networks). The challenge for the production of care is to put in immanence the relief after suffering and the co-production of autonomy. The results highlighted here aim to qualify the Health Residences as an experience of real work environment in a way that is extended, supportive and shared, in which the team is a privileged space for the building of knowledge.application/pdfporGrupo Hospitalar Conceição. Serviço de Saúde Comunitária.Residência integrada em saúdeAtenção à saúdePreceptoriaHealth residencyPrimary careCare practicesTeaching and learn processesPontilhando aprendizagens em equipe : função preceptoria e prática cuidadora nos campos-equipesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964074.pdf000964074.pdfTexto completoapplication/pdf1719939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115450/1/000964074.pdfca94ab572730aa363c4bb71f9185f3daMD51TEXT000964074.pdf.txt000964074.pdf.txtExtracted Texttext/plain345381http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115450/2/000964074.pdf.txt8f0e0a5a72cba36f4c51b789ce5d5e47MD52THUMBNAIL000964074.pdf.jpg000964074.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115450/3/000964074.pdf.jpg0374996138ebbf72de86fb11635400d7MD5310183/1154502018-10-19 10:46:40.267oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T13:46:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pontilhando aprendizagens em equipe : função preceptoria e prática cuidadora nos campos-equipes |
title |
Pontilhando aprendizagens em equipe : função preceptoria e prática cuidadora nos campos-equipes |
spellingShingle |
Pontilhando aprendizagens em equipe : função preceptoria e prática cuidadora nos campos-equipes Souza, Ana Celina de Grupo Hospitalar Conceição. Serviço de Saúde Comunitária. Residência integrada em saúde Atenção à saúde Preceptoria Health residency Primary care Care practices Teaching and learn processes |
title_short |
Pontilhando aprendizagens em equipe : função preceptoria e prática cuidadora nos campos-equipes |
title_full |
Pontilhando aprendizagens em equipe : função preceptoria e prática cuidadora nos campos-equipes |
title_fullStr |
Pontilhando aprendizagens em equipe : função preceptoria e prática cuidadora nos campos-equipes |
title_full_unstemmed |
Pontilhando aprendizagens em equipe : função preceptoria e prática cuidadora nos campos-equipes |
title_sort |
Pontilhando aprendizagens em equipe : função preceptoria e prática cuidadora nos campos-equipes |
author |
Souza, Ana Celina de |
author_facet |
Souza, Ana Celina de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Celina de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matos, Izabella Barison |
contributor_str_mv |
Matos, Izabella Barison |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupo Hospitalar Conceição. Serviço de Saúde Comunitária. Residência integrada em saúde Atenção à saúde Preceptoria |
topic |
Grupo Hospitalar Conceição. Serviço de Saúde Comunitária. Residência integrada em saúde Atenção à saúde Preceptoria Health residency Primary care Care practices Teaching and learn processes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Health residency Primary care Care practices Teaching and learn processes |
description |
Este estudo foi desenvolvido junto aos cenários de práticas da Residência Integrada em Saúde da Família e Comunidade (RIS/SFC) e à Residência de Medicina de Família e Comunidade (RMFC), no Serviço de Saúde Comunitária (SSC) pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC) em Porto Alegre, RS. O objetivo foi produzir reflexões sobre o ensino e a aprendizagens de práticas cuidadoras e para tanto se articulou três dimensões nas análises produzidas: preceptoria de campo, processo de ensino e aprendizagem e práticas cuidadoras. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza descritiva e exploratória, que teve como estratégias metodológicas a entrevista semiestruturada e pesquisa documental. O material foi analisado por meio do método hermenêutico-dialético, da análise institucional e o produto foi um mapa analítico. Essas três dimensões são costuradas à ideia de campo-equipe, privilegiando este local como um vetor político na aprendizagem. A função preceptoria de campo, antes de ser uma “supervisão docente assistencial”, identifica-se como um apoio pedagógico e cuidador, afirmando-se enquanto um compartilhamento de práticas de trabalho. O processo de ensino e aprendizagem produz sentidos e estranhamentos no trabalho tal qual instituído, e assim tensiona a construção de um campo de especialidade mais aberto às colateralidades (produção de redes). O desafio para a produção de práticas cuidadoras é produzir o alívio do sofrimento e a coprodução de autonomia. Os resultados aqui destacados apontam a qualificação das Residências em Saúde como uma possibilidade de vivências e experimentações do mundo do trabalho, de modo ampliado, solidário e compartilhado, no qual a equipe é espaço privilegiado de construção de saberes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-18T01:57:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115450 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000964074 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115450 |
identifier_str_mv |
000964074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115450/1/000964074.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115450/2/000964074.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115450/3/000964074.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ca94ab572730aa363c4bb71f9185f3da 8f0e0a5a72cba36f4c51b789ce5d5e47 0374996138ebbf72de86fb11635400d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085317303074816 |