Elementos motivadores para a criação do próprio negócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Ângela Fernandes
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/3220
Resumo: O presente estudo identifica os elementos motivadores para a abertura do próprio negócio. Foi desenvolvido através de um estudo exploratório, que compreendeu 15 entrevistas com empresários de Porto Alegre que participaram do EMPRETEC, programa desenvolvido pelo SEBRAE/RS, nos últimos cinco anos. Os dados apresentados neste trabalho permitem verificar que os elementos motivadores para a abertura/continuidade do próprio negócio entre os entrevistados são os mesmos encontrados pela pesquisadora Jaqueline Laufer, como também encontram-se estes elementos motivadores na pirâmide de Maslow. Identificam-se entre os participantes da amostra as características e o perfil do empreendedor, como também sua tipologia. Os motivos elencados pelos entrevistados estão na ordem de satisfação/realização pessoal, desejo de autonomia ou, ainda, em função do reconhecimento, motivação identificada por Laufer como de status e poder. Quanto à influencia familiar na abertura do próprio negócio, constatamos que 60% dos entrevistados recebeu esta influência, pois possuem alguém na família que tem negócio próprio. Constata-se ainda que os entrevistados valeram-se de recursos próprios ou da família para abrirem seus negócios, que oitenta por cento dos entrevistados está satisfeito com seu negócio e que a maioria dos entrevistados montaria o atual negócio novamente. Palavras-chave: micro e pequenas empresas; empreendedor, motivação, necessidade; abertura de empresa.
id URGS_f1b3a3fa9ea790940efb664bd43e9d71
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3220
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rodrigues, Maria Ângela FernandesPadula, Antonio Domingos2007-06-06T17:27:19Z2002http://hdl.handle.net/10183/3220000334184O presente estudo identifica os elementos motivadores para a abertura do próprio negócio. Foi desenvolvido através de um estudo exploratório, que compreendeu 15 entrevistas com empresários de Porto Alegre que participaram do EMPRETEC, programa desenvolvido pelo SEBRAE/RS, nos últimos cinco anos. Os dados apresentados neste trabalho permitem verificar que os elementos motivadores para a abertura/continuidade do próprio negócio entre os entrevistados são os mesmos encontrados pela pesquisadora Jaqueline Laufer, como também encontram-se estes elementos motivadores na pirâmide de Maslow. Identificam-se entre os participantes da amostra as características e o perfil do empreendedor, como também sua tipologia. Os motivos elencados pelos entrevistados estão na ordem de satisfação/realização pessoal, desejo de autonomia ou, ainda, em função do reconhecimento, motivação identificada por Laufer como de status e poder. Quanto à influencia familiar na abertura do próprio negócio, constatamos que 60% dos entrevistados recebeu esta influência, pois possuem alguém na família que tem negócio próprio. Constata-se ainda que os entrevistados valeram-se de recursos próprios ou da família para abrirem seus negócios, que oitenta por cento dos entrevistados está satisfeito com seu negócio e que a maioria dos entrevistados montaria o atual negócio novamente. Palavras-chave: micro e pequenas empresas; empreendedor, motivação, necessidade; abertura de empresa.application/pdfporEmpreendedorismoEmpreendedorMotivaçãoNegóciosPequenas e médias empresasSEBRAEMicroempresa : Empresa : Pequena e mediaElementos motivadores para a criação do próprio negócioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000334184.pdf000334184.pdfTexto completoapplication/pdf286884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3220/1/000334184.pdf7f1db279dc0d56d4655dd46f028b3c70MD51TEXT000334184.pdf.txt000334184.pdf.txtExtracted Texttext/plain278948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3220/2/000334184.pdf.txtd9045984d42e66dee7696822eb354e9dMD52THUMBNAIL000334184.pdf.jpg000334184.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3220/3/000334184.pdf.jpg5082bfc1936773ad0b0be8d5b294ef06MD5310183/32202019-06-07 02:35:14.10142oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3220Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-06-07T05:35:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elementos motivadores para a criação do próprio negócio
title Elementos motivadores para a criação do próprio negócio
spellingShingle Elementos motivadores para a criação do próprio negócio
Rodrigues, Maria Ângela Fernandes
Empreendedorismo
Empreendedor
Motivação
Negócios
Pequenas e médias empresas
SEBRAE
Microempresa : Empresa : Pequena e media
title_short Elementos motivadores para a criação do próprio negócio
title_full Elementos motivadores para a criação do próprio negócio
title_fullStr Elementos motivadores para a criação do próprio negócio
title_full_unstemmed Elementos motivadores para a criação do próprio negócio
title_sort Elementos motivadores para a criação do próprio negócio
author Rodrigues, Maria Ângela Fernandes
author_facet Rodrigues, Maria Ângela Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Ângela Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Padula, Antonio Domingos
contributor_str_mv Padula, Antonio Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Empreendedor
Motivação
Negócios
Pequenas e médias empresas
SEBRAE
Microempresa : Empresa : Pequena e media
topic Empreendedorismo
Empreendedor
Motivação
Negócios
Pequenas e médias empresas
SEBRAE
Microempresa : Empresa : Pequena e media
description O presente estudo identifica os elementos motivadores para a abertura do próprio negócio. Foi desenvolvido através de um estudo exploratório, que compreendeu 15 entrevistas com empresários de Porto Alegre que participaram do EMPRETEC, programa desenvolvido pelo SEBRAE/RS, nos últimos cinco anos. Os dados apresentados neste trabalho permitem verificar que os elementos motivadores para a abertura/continuidade do próprio negócio entre os entrevistados são os mesmos encontrados pela pesquisadora Jaqueline Laufer, como também encontram-se estes elementos motivadores na pirâmide de Maslow. Identificam-se entre os participantes da amostra as características e o perfil do empreendedor, como também sua tipologia. Os motivos elencados pelos entrevistados estão na ordem de satisfação/realização pessoal, desejo de autonomia ou, ainda, em função do reconhecimento, motivação identificada por Laufer como de status e poder. Quanto à influencia familiar na abertura do próprio negócio, constatamos que 60% dos entrevistados recebeu esta influência, pois possuem alguém na família que tem negócio próprio. Constata-se ainda que os entrevistados valeram-se de recursos próprios ou da família para abrirem seus negócios, que oitenta por cento dos entrevistados está satisfeito com seu negócio e que a maioria dos entrevistados montaria o atual negócio novamente. Palavras-chave: micro e pequenas empresas; empreendedor, motivação, necessidade; abertura de empresa.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:27:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3220
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000334184
url http://hdl.handle.net/10183/3220
identifier_str_mv 000334184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3220/1/000334184.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3220/2/000334184.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3220/3/000334184.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f1db279dc0d56d4655dd46f028b3c70
d9045984d42e66dee7696822eb354e9d
5082bfc1936773ad0b0be8d5b294ef06
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308917742338048