Relações entre conhecimento e trabalho no contexto de uma instituição financeira : a experiência no Banco do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, João Batista Diniz
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/7481
Resumo: O tema desta tese é a Gestão do Conhecimento, abordagem em evidência crescente nos meios acadêmicos e empresariais, espaços em que o conhecimento começa a ser visto como recurso substituto do trabalho. A discussão da ruptura entre os conceitos de conhecimento e trabalho vigora desde a antiguidade até os dias de hoje. E foi esse argumento de ruptura que impulsionou a definição do foco desta pesquisa: a discussão das relações entre conhecimento e trabalho, e a forma como esses conceitos interagem no contexto das organizações. A pesquisa de campo foi realizada em uma instituição financeira brasileira de grande porte, o Banco do Brasil, diante do contexto do sistema financeiro. Buscou-se construir um quadro referencialteórico das relações entre conhecimento e trabalho nessa empresa. Para o desenvolvimento da tese, foi utilizado um referencial teórico multidisciplinar baseado nas interfaces da Gestão do Conhecimento com a Filosofia (concepções de vita contemplativa e vita activa) a Sociologia (o conhecimento como construção social e histórica) e a Psicologia (o conhecimento associado ao desenvolvimento humano). Para a realização da pesquisa, optou-se por um método de orientação pós-moderna, que se admite o uso das técnicas científicas mais recentes, sem excluir o uso de abordagens tradicionais. Entende-se que a visão pós-moderna transcende a modernidade, sem excluí-la. Para a coleta de informações, foi utilizada uma abordagem multimétodos, que abrangeu a aplicação das seguintes técnicas: questionários fechados, entrevistas em profundidade, observação participante e análise documental. Os questionários foram aplicados, exclusivamente, junto a profissionais do Banco do Brasil. As entrevistas em profundidade foram realizadas com profissionais do Banco do Brasil e de outros bancos públicos e privados (das cinco regiões do país) e também com representantes do Sindicato dos Bancários de Brasília e com um técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. Como resultados da pesquisa, foram identificadas seis categorias analíticas (Concepção de Gestão do Conhecimento, Ambiente de Trabalho, Compartilhamento de Conhecimento, Aprendizagem, Identidade Profissional e Identidade Corporativa) as quais são necessárias para a compreensão das relações entre conhecimento e trabalho no âmbito da instituição finaceira pesquisada. A partir desses resultados, foi construído um modelo teórico da Gestão do Conhecimento.
id URGS_f1c9c85565b88f0290357d2aad44f3db
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7481
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Leite, João Batista DinizVargas, Lilia Maria2007-06-06T19:06:43Z2006http://hdl.handle.net/10183/7481000546078O tema desta tese é a Gestão do Conhecimento, abordagem em evidência crescente nos meios acadêmicos e empresariais, espaços em que o conhecimento começa a ser visto como recurso substituto do trabalho. A discussão da ruptura entre os conceitos de conhecimento e trabalho vigora desde a antiguidade até os dias de hoje. E foi esse argumento de ruptura que impulsionou a definição do foco desta pesquisa: a discussão das relações entre conhecimento e trabalho, e a forma como esses conceitos interagem no contexto das organizações. A pesquisa de campo foi realizada em uma instituição financeira brasileira de grande porte, o Banco do Brasil, diante do contexto do sistema financeiro. Buscou-se construir um quadro referencialteórico das relações entre conhecimento e trabalho nessa empresa. Para o desenvolvimento da tese, foi utilizado um referencial teórico multidisciplinar baseado nas interfaces da Gestão do Conhecimento com a Filosofia (concepções de vita contemplativa e vita activa) a Sociologia (o conhecimento como construção social e histórica) e a Psicologia (o conhecimento associado ao desenvolvimento humano). Para a realização da pesquisa, optou-se por um método de orientação pós-moderna, que se admite o uso das técnicas científicas mais recentes, sem excluir o uso de abordagens tradicionais. Entende-se que a visão pós-moderna transcende a modernidade, sem excluí-la. Para a coleta de informações, foi utilizada uma abordagem multimétodos, que abrangeu a aplicação das seguintes técnicas: questionários fechados, entrevistas em profundidade, observação participante e análise documental. Os questionários foram aplicados, exclusivamente, junto a profissionais do Banco do Brasil. As entrevistas em profundidade foram realizadas com profissionais do Banco do Brasil e de outros bancos públicos e privados (das cinco regiões do país) e também com representantes do Sindicato dos Bancários de Brasília e com um técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. Como resultados da pesquisa, foram identificadas seis categorias analíticas (Concepção de Gestão do Conhecimento, Ambiente de Trabalho, Compartilhamento de Conhecimento, Aprendizagem, Identidade Profissional e Identidade Corporativa) as quais são necessárias para a compreensão das relações entre conhecimento e trabalho no âmbito da instituição finaceira pesquisada. A partir desses resultados, foi construído um modelo teórico da Gestão do Conhecimento.This doctoral dissertation deals with knowledge management, an increasingly important subject both in academic and managerial circles where knowledge starts to be considered as a resource substitute for work. The discussion about the split between the concepts of knowledge and work stays alive since the antique and continues in contemporary times. The argument about the split between these concepts defines the focus of the research: the discussion of the relationships between knowledge and work and the way how these concepts interact in organizational contexts. The field research was carried out in a large Brazilian financial institution, the “Banco do Brasil”, considering the context of the financial system. The objective of this research is to build a theoretical framework which addresses the relationship between knowledge and work in this company. The framework is grounded on a multidisciplinary theoretical basis drawing on the interfaces between knowledge management and philosophy (concepts of vita contemplativa and vita activa) and Sociology (knowledge as social construction and history) and psychology (knowledge associated with human development). Regarding the research method, it has been used a method of postmodern orientation which transcends modernity without excluding it. Thus, more recent scientific methods have been combined with traditional ones. Data collection followed a multi-method approach which encompassed the following techniques: structured questionnaires, in-depth interviews, participant observation and documentary analysis. The structured questionnaires were applied exclusively to Banco do Brasil staff. The in-depth interviews have been carried out with Banco do Brasil staff and executives, other public and private banks in all the five Brazilian administrative regions as well as with representatives from the Banks´ Employees Union of Brasília and an expert from a Brazilian economic research institute. As a result of the research, six analytical categories have been identified (conception of knowledge management, work environment, knowledge sharing, learning, professional identity and corporate identity) which are necessary to understand the relationships between knowledge and work in the context of the researched financial institution. On the basis of these results, the theoretical framework of knowledge management has been developed.application/pdfporGestão do conhecimentoTrabalhoIdentidade profissionalIdentidade corporativaModelo teoricoBancarios : BrasilAmbiente de trabalho : AvaliaçãoAprendizagem organizacionalEstudo de casoKnowledgeWorkEthicsCooperationHuman developmentRelações entre conhecimento e trabalho no contexto de uma instituição financeira : a experiência no Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2006doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000546078.pdf000546078.pdfTexto completoapplication/pdf1122052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7481/1/000546078.pdfbbcfff89997d73cf7bc0862c8229b3d1MD51TEXT000546078.pdf.txt000546078.pdf.txtExtracted Texttext/plain531417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7481/2/000546078.pdf.txt80ed95ab66f369b91587e45322a5cb55MD52THUMBNAIL000546078.pdf.jpg000546078.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7481/3/000546078.pdf.jpg173fdb3a6630581f413ff51a4b41c15eMD5310183/74812018-10-16 09:08:31.94oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:08:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações entre conhecimento e trabalho no contexto de uma instituição financeira : a experiência no Banco do Brasil
title Relações entre conhecimento e trabalho no contexto de uma instituição financeira : a experiência no Banco do Brasil
spellingShingle Relações entre conhecimento e trabalho no contexto de uma instituição financeira : a experiência no Banco do Brasil
Leite, João Batista Diniz
Gestão do conhecimento
Trabalho
Identidade profissional
Identidade corporativa
Modelo teorico
Bancarios : Brasil
Ambiente de trabalho : Avaliação
Aprendizagem organizacional
Estudo de caso
Knowledge
Work
Ethics
Cooperation
Human development
title_short Relações entre conhecimento e trabalho no contexto de uma instituição financeira : a experiência no Banco do Brasil
title_full Relações entre conhecimento e trabalho no contexto de uma instituição financeira : a experiência no Banco do Brasil
title_fullStr Relações entre conhecimento e trabalho no contexto de uma instituição financeira : a experiência no Banco do Brasil
title_full_unstemmed Relações entre conhecimento e trabalho no contexto de uma instituição financeira : a experiência no Banco do Brasil
title_sort Relações entre conhecimento e trabalho no contexto de uma instituição financeira : a experiência no Banco do Brasil
author Leite, João Batista Diniz
author_facet Leite, João Batista Diniz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, João Batista Diniz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vargas, Lilia Maria
contributor_str_mv Vargas, Lilia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Trabalho
Identidade profissional
Identidade corporativa
Modelo teorico
Bancarios : Brasil
Ambiente de trabalho : Avaliação
Aprendizagem organizacional
Estudo de caso
topic Gestão do conhecimento
Trabalho
Identidade profissional
Identidade corporativa
Modelo teorico
Bancarios : Brasil
Ambiente de trabalho : Avaliação
Aprendizagem organizacional
Estudo de caso
Knowledge
Work
Ethics
Cooperation
Human development
dc.subject.eng.fl_str_mv Knowledge
Work
Ethics
Cooperation
Human development
description O tema desta tese é a Gestão do Conhecimento, abordagem em evidência crescente nos meios acadêmicos e empresariais, espaços em que o conhecimento começa a ser visto como recurso substituto do trabalho. A discussão da ruptura entre os conceitos de conhecimento e trabalho vigora desde a antiguidade até os dias de hoje. E foi esse argumento de ruptura que impulsionou a definição do foco desta pesquisa: a discussão das relações entre conhecimento e trabalho, e a forma como esses conceitos interagem no contexto das organizações. A pesquisa de campo foi realizada em uma instituição financeira brasileira de grande porte, o Banco do Brasil, diante do contexto do sistema financeiro. Buscou-se construir um quadro referencialteórico das relações entre conhecimento e trabalho nessa empresa. Para o desenvolvimento da tese, foi utilizado um referencial teórico multidisciplinar baseado nas interfaces da Gestão do Conhecimento com a Filosofia (concepções de vita contemplativa e vita activa) a Sociologia (o conhecimento como construção social e histórica) e a Psicologia (o conhecimento associado ao desenvolvimento humano). Para a realização da pesquisa, optou-se por um método de orientação pós-moderna, que se admite o uso das técnicas científicas mais recentes, sem excluir o uso de abordagens tradicionais. Entende-se que a visão pós-moderna transcende a modernidade, sem excluí-la. Para a coleta de informações, foi utilizada uma abordagem multimétodos, que abrangeu a aplicação das seguintes técnicas: questionários fechados, entrevistas em profundidade, observação participante e análise documental. Os questionários foram aplicados, exclusivamente, junto a profissionais do Banco do Brasil. As entrevistas em profundidade foram realizadas com profissionais do Banco do Brasil e de outros bancos públicos e privados (das cinco regiões do país) e também com representantes do Sindicato dos Bancários de Brasília e com um técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. Como resultados da pesquisa, foram identificadas seis categorias analíticas (Concepção de Gestão do Conhecimento, Ambiente de Trabalho, Compartilhamento de Conhecimento, Aprendizagem, Identidade Profissional e Identidade Corporativa) as quais são necessárias para a compreensão das relações entre conhecimento e trabalho no âmbito da instituição finaceira pesquisada. A partir desses resultados, foi construído um modelo teórico da Gestão do Conhecimento.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:06:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/7481
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000546078
url http://hdl.handle.net/10183/7481
identifier_str_mv 000546078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7481/1/000546078.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7481/2/000546078.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7481/3/000546078.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bbcfff89997d73cf7bc0862c8229b3d1
80ed95ab66f369b91587e45322a5cb55
173fdb3a6630581f413ff51a4b41c15e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085076961067008