Rock : uma análise na perspectiva da crítica religiosa-cristã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schaffer, Vandir Rudolfo
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132812
Resumo: Trata-se de uma análise da literatura de inspiração religiosa-cristã sobre o movimento rock, identificando no seu discurso os preceitos éticos-religiosos que fundamentam uma estética condenatória da música rock. A revisão da literatura sobre o rock aponta dois grupos bem distintos quanto ao seu posicionamento estético-ideológico. De um lado, os estudiosos em geral, que aceitam o rock como um movimento capaz de representar a cultura jovem, uma música associada a uma manifestação social normal e no campo oposto estão os religiosos - pastores, conselheiros e professores - que consideram o rock como uma música perigosa e com influência destruidora sobre a juventude. Esta dupla conotação ligada ao rock gerou a idéia deste estudo, tendo em vista os seguintes objetivos: 1) Apresentar uma revisão crítica da bibliografia de inspiração religiosa-cristã sobre o rock; e 2) Tentar encontrar respostas aos questionamentos quanto aos efeitos negativos desta música através da análise da relação música rock/ouvinte. A dissertação compõe-se de três partes que correspondem aos três capítulos do trabalho. O primeiro, aborda o rock sob a visão da literatura religiosa, que é a que condena a prática dessa música, e considera o porquê dessa condenação. O segundo capítulo, por sua vez, analisa o tema na concepção da literatura não-religiosa com uma avaliação comparativa com os tópicos do capítulo anterior. Por fim, o terceiro capítulo, apresenta os resultados da pesquisa de campo, realizada no ROCK IN RIO II - Rio de Janeiro no período de 22 a 24 de janeiro de 1991 - onde se contextualiza, na prática musical do rock, opiniões, conceitos e fatos apresentados nos capítulos anteriores. Conclui-se que o discurso condenatório ao rock representa uma disputa de poder pela qual os religiosos querem assegurar a lealdade dos membros da comunidade cristã a seus princípios. Neste sentido, o rock representa uma ameaça porque a sua missão, segundo a sua literatura e filosofia, é não copiar o mundo em seu estilo de vida e preferência musical. No entanto, através do estudo da literatura não-religiosa e da pesquisa de campo observou-se que esta música é um reflexo da sociedade e cultura atual e que, a maioria dos problemas apontados pela crítica religiosa-cristã no rock, são resultado de fatores extra-musicais.
id URGS_f2455aed2463873d2a6eb6133c003fc5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132812
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Schaffer, Vandir RudolfoLucas, Maria Elizabeth da Silva2016-02-24T02:04:43Z1992http://hdl.handle.net/10183/132812000044931Trata-se de uma análise da literatura de inspiração religiosa-cristã sobre o movimento rock, identificando no seu discurso os preceitos éticos-religiosos que fundamentam uma estética condenatória da música rock. A revisão da literatura sobre o rock aponta dois grupos bem distintos quanto ao seu posicionamento estético-ideológico. De um lado, os estudiosos em geral, que aceitam o rock como um movimento capaz de representar a cultura jovem, uma música associada a uma manifestação social normal e no campo oposto estão os religiosos - pastores, conselheiros e professores - que consideram o rock como uma música perigosa e com influência destruidora sobre a juventude. Esta dupla conotação ligada ao rock gerou a idéia deste estudo, tendo em vista os seguintes objetivos: 1) Apresentar uma revisão crítica da bibliografia de inspiração religiosa-cristã sobre o rock; e 2) Tentar encontrar respostas aos questionamentos quanto aos efeitos negativos desta música através da análise da relação música rock/ouvinte. A dissertação compõe-se de três partes que correspondem aos três capítulos do trabalho. O primeiro, aborda o rock sob a visão da literatura religiosa, que é a que condena a prática dessa música, e considera o porquê dessa condenação. O segundo capítulo, por sua vez, analisa o tema na concepção da literatura não-religiosa com uma avaliação comparativa com os tópicos do capítulo anterior. Por fim, o terceiro capítulo, apresenta os resultados da pesquisa de campo, realizada no ROCK IN RIO II - Rio de Janeiro no período de 22 a 24 de janeiro de 1991 - onde se contextualiza, na prática musical do rock, opiniões, conceitos e fatos apresentados nos capítulos anteriores. Conclui-se que o discurso condenatório ao rock representa uma disputa de poder pela qual os religiosos querem assegurar a lealdade dos membros da comunidade cristã a seus princípios. Neste sentido, o rock representa uma ameaça porque a sua missão, segundo a sua literatura e filosofia, é não copiar o mundo em seu estilo de vida e preferência musical. No entanto, através do estudo da literatura não-religiosa e da pesquisa de campo observou-se que esta música é um reflexo da sociedade e cultura atual e que, a maioria dos problemas apontados pela crítica religiosa-cristã no rock, são resultado de fatores extra-musicais.This thesis deals with an analysis of religious-christian literature concerning the rock movement which identifies religious ethical norms that condemn rock music. This literature points to two different groups regarding their ideological position. One group accepts rock as just a cultural movement associated with young people. The other, mainly religious and clergymen, consider rock music to be dangerous with a destructive influence on the youth. These two stands generated the basic idea of this research along with the following objectives: 1) To present a critical analysis of the bibliography related to the religious-christian viewpoint dealing with rock; 2) To discuss the negative critique to this music by means of an analysis of the relation rock music/listeners. The thesis is divided into three chapters: the first indicates very strong condemnation of this music by much of the religious literature and why so. The second one is a comparative of the topics presented in the first chapter by using non-religious literature. Finally, the third chapter shows the results of field work done at the "Rock in Rio II Festival" in Rio de Janeiro, 1991. Much of what was presented in the previous chapters is discussed vis a vis data gathered at that event. It can be concluded that the discussion dealing with the condemnation of rock represents a dispute of power by which those of a religious background desire to maintain the loyalty of the christian community to its principles. In this way, rock appears to be a threat to them because their mission, acording to their literature and philosophy, is not to copy the world in its life style and its musical preference. However, research dealing with non-religous literature revealed that this music is a reflection of the society and its current culture. Also, this literature leads to conclude that many of the problems pointed out by the religious critics concerning rock music are effected by non-musical factors.application/pdfporRockMusica popular : RockRock in rio 1991Rock tc industrial culturalRock : SociedadeRock : ReligiaoIndústria cultural : RockTesesRock (visao religiosa)Rock : uma análise na perspectiva da crítica religiosa-cristãinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesCurso de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS1992mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000044931.pdf000044931.pdfTexto completoapplication/pdf569231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132812/1/000044931.pdf3486209515501efabcc7210e3e3a998fMD51TEXT000044931.pdf.txt000044931.pdf.txtExtracted Texttext/plain272245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132812/2/000044931.pdf.txt0cb40bcaee05042b3cba592f42e2fd42MD52THUMBNAIL000044931.pdf.jpg000044931.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132812/3/000044931.pdf.jpg8b621483fbb19792c68b6d2582e2d023MD5310183/1328122018-10-26 09:45:26.466oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132812Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T12:45:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rock : uma análise na perspectiva da crítica religiosa-cristã
title Rock : uma análise na perspectiva da crítica religiosa-cristã
spellingShingle Rock : uma análise na perspectiva da crítica religiosa-cristã
Schaffer, Vandir Rudolfo
Rock
Musica popular : Rock
Rock in rio 1991
Rock tc industrial cultural
Rock : Sociedade
Rock : Religiao
Indústria cultural : Rock
Teses
Rock (visao religiosa)
title_short Rock : uma análise na perspectiva da crítica religiosa-cristã
title_full Rock : uma análise na perspectiva da crítica religiosa-cristã
title_fullStr Rock : uma análise na perspectiva da crítica religiosa-cristã
title_full_unstemmed Rock : uma análise na perspectiva da crítica religiosa-cristã
title_sort Rock : uma análise na perspectiva da crítica religiosa-cristã
author Schaffer, Vandir Rudolfo
author_facet Schaffer, Vandir Rudolfo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schaffer, Vandir Rudolfo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucas, Maria Elizabeth da Silva
contributor_str_mv Lucas, Maria Elizabeth da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Rock
Musica popular : Rock
Rock in rio 1991
Rock tc industrial cultural
Rock : Sociedade
Rock : Religiao
Indústria cultural : Rock
Teses
Rock (visao religiosa)
topic Rock
Musica popular : Rock
Rock in rio 1991
Rock tc industrial cultural
Rock : Sociedade
Rock : Religiao
Indústria cultural : Rock
Teses
Rock (visao religiosa)
description Trata-se de uma análise da literatura de inspiração religiosa-cristã sobre o movimento rock, identificando no seu discurso os preceitos éticos-religiosos que fundamentam uma estética condenatória da música rock. A revisão da literatura sobre o rock aponta dois grupos bem distintos quanto ao seu posicionamento estético-ideológico. De um lado, os estudiosos em geral, que aceitam o rock como um movimento capaz de representar a cultura jovem, uma música associada a uma manifestação social normal e no campo oposto estão os religiosos - pastores, conselheiros e professores - que consideram o rock como uma música perigosa e com influência destruidora sobre a juventude. Esta dupla conotação ligada ao rock gerou a idéia deste estudo, tendo em vista os seguintes objetivos: 1) Apresentar uma revisão crítica da bibliografia de inspiração religiosa-cristã sobre o rock; e 2) Tentar encontrar respostas aos questionamentos quanto aos efeitos negativos desta música através da análise da relação música rock/ouvinte. A dissertação compõe-se de três partes que correspondem aos três capítulos do trabalho. O primeiro, aborda o rock sob a visão da literatura religiosa, que é a que condena a prática dessa música, e considera o porquê dessa condenação. O segundo capítulo, por sua vez, analisa o tema na concepção da literatura não-religiosa com uma avaliação comparativa com os tópicos do capítulo anterior. Por fim, o terceiro capítulo, apresenta os resultados da pesquisa de campo, realizada no ROCK IN RIO II - Rio de Janeiro no período de 22 a 24 de janeiro de 1991 - onde se contextualiza, na prática musical do rock, opiniões, conceitos e fatos apresentados nos capítulos anteriores. Conclui-se que o discurso condenatório ao rock representa uma disputa de poder pela qual os religiosos querem assegurar a lealdade dos membros da comunidade cristã a seus princípios. Neste sentido, o rock representa uma ameaça porque a sua missão, segundo a sua literatura e filosofia, é não copiar o mundo em seu estilo de vida e preferência musical. No entanto, através do estudo da literatura não-religiosa e da pesquisa de campo observou-se que esta música é um reflexo da sociedade e cultura atual e que, a maioria dos problemas apontados pela crítica religiosa-cristã no rock, são resultado de fatores extra-musicais.
publishDate 1992
dc.date.issued.fl_str_mv 1992
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-24T02:04:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132812
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000044931
url http://hdl.handle.net/10183/132812
identifier_str_mv 000044931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132812/1/000044931.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132812/2/000044931.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132812/3/000044931.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3486209515501efabcc7210e3e3a998f
0cb40bcaee05042b3cba592f42e2fd42
8b621483fbb19792c68b6d2582e2d023
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736925594157056