Operações historiográficas em arquivos? : uma análise sobre o ofício de historiadoras e historiadores em arquivos públicos estaduais brasileiros na atualidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211499 |
Resumo: | A presente dissertação tem como principal objetivo problematizar que tensões e pressupostos do fazer historiográfico se expressam no exercício do ofício da historiadora em arquivos públicos estaduais na atualidade. A partir dessa questão central, pretendo avançar na teorização e compreensão sobre as aproximações e os distanciamentos – que podem ser de múltiplas naturezas: epistemológicos, teóricos, metodológicos, éticos, políticos – entre a atuação das historiadoras nos arquivos em relação à atuação das historiadoras acadêmicas, socialmente reconhecidas como responsáveis pela produção do conhecimento histórico, e das historiadoras professoras que, empreendendo outras formas de pesquisa e produção de conhecimento, dedicam-se ao ensino da história enquanto disciplina. Para tanto, apoiei-me no conceito de operação historiográfica tal como apresentado por Michel de Certeau e Paul Ricoeur. Empreendo um diálogo crítico com esse referencial, considerando especialmente o deslocamento do lugar social de atuação profissional e as incidências da memória, elementos centrais à reflexão sobre o fazer da história pública. Nesse movimento, aponto para a necessidade de alargar a mirada quando tem-se por objetivo refletir sobre nosso ofício à luz da teoria da história, no sentido de perceber múltiplos fazeres profissionais que se dedicam, mais do que a operar historiograficamente para produzir narrativas sobre o passado, a mobilizar cientificamente a história. A reflexão teórica foi amparada em extenso trabalho de levantamento de questionários e realização de entrevistas com historiadoras atualmente lotadas em arquivos públicos estaduais brasileiros, assim como na análise de produtos do trabalho cotidiano dessas profissionais. |
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Alves, Clarissa de Lourdes SommerSchmidt, Benito Bisso2020-07-08T03:42:43Z2019http://hdl.handle.net/10183/211499001115126A presente dissertação tem como principal objetivo problematizar que tensões e pressupostos do fazer historiográfico se expressam no exercício do ofício da historiadora em arquivos públicos estaduais na atualidade. A partir dessa questão central, pretendo avançar na teorização e compreensão sobre as aproximações e os distanciamentos – que podem ser de múltiplas naturezas: epistemológicos, teóricos, metodológicos, éticos, políticos – entre a atuação das historiadoras nos arquivos em relação à atuação das historiadoras acadêmicas, socialmente reconhecidas como responsáveis pela produção do conhecimento histórico, e das historiadoras professoras que, empreendendo outras formas de pesquisa e produção de conhecimento, dedicam-se ao ensino da história enquanto disciplina. Para tanto, apoiei-me no conceito de operação historiográfica tal como apresentado por Michel de Certeau e Paul Ricoeur. Empreendo um diálogo crítico com esse referencial, considerando especialmente o deslocamento do lugar social de atuação profissional e as incidências da memória, elementos centrais à reflexão sobre o fazer da história pública. Nesse movimento, aponto para a necessidade de alargar a mirada quando tem-se por objetivo refletir sobre nosso ofício à luz da teoria da história, no sentido de perceber múltiplos fazeres profissionais que se dedicam, mais do que a operar historiograficamente para produzir narrativas sobre o passado, a mobilizar cientificamente a história. A reflexão teórica foi amparada em extenso trabalho de levantamento de questionários e realização de entrevistas com historiadoras atualmente lotadas em arquivos públicos estaduais brasileiros, assim como na análise de produtos do trabalho cotidiano dessas profissionais.The present dissertation has as main objective to problematize that tensions and assumptions of historiographic making are expressed in the exercise of the historian's profession in state public archives nowadays. Based on this central question, I intend to advance in theorizing and understanding about the approaches and distances - which can be of multiple natures: epistemological, theoretical, methodological, ethical, political - between the performance of historians in the archives in relation to the performance of academic historians , socially recognized as responsible for the production of historical knowledge, and of historian teachers who, undertaking other forms of research and knowledge production, dedicate themselves to teaching history as a discipline. To this end, I relied on the concept of historiographical operation as presented by Michel de Certeau and Paul Ricoeur. I undertake a critical dialogue with this framework, especially considering the displacement of the social place of professional activity and the incidences of memory, central elements to the reflection on the making of public history. In this movement, I point out the need to broaden the view when the objective is to reflect on our profession in the light of the theory of history, in the sense of perceiving multiple professional activities that are dedicated, rather than operating historiographically to produce narratives about the past, to scientifically mobilize history. The theoretical reflection was supported by extensive work of surveying questionnaires and conducting interviews with historians currently based in Brazilian state public archives, as well as in the analysis of the products of the daily work of these professionals.application/pdfporArquivos públicosHistoriografiaHistoriadoresHistoriographical operationHistorians in archivesPublic historyBrazilian state public archivesOperações historiográficas em arquivos? : uma análise sobre o ofício de historiadoras e historiadores em arquivos públicos estaduais brasileiros na atualidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115126.pdf.txt001115126.pdf.txtExtracted Texttext/plain880520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211499/2/001115126.pdf.txt7b93842d18798a19d7e633b7656f2e4dMD52ORIGINAL001115126.pdfTexto completoapplication/pdf5624081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211499/1/001115126.pdf76e816245b8a54a6ff28c3966341845aMD5110183/2114992020-07-09 03:41:24.318776oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211499Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-09T06:41:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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