Carreira de comissárias e comissários de voo : gênero, masculinidades e feminilidades a bordo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Aline Mendonça
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203696
Resumo: Carreiras compõem espaços históricos, dinâmicos e em processo de mudanças, assim como gênero. Dessa forma, a aproximação de ambos os campos permite múltiplas discussões. Com esse propósito, alia-se a abordagem teórico-empírica do interacionismo simbólico, a partir de Everett Hughes, com a teoria de gênero desenvolvida por Raewyn Connel. Considera-se a pluralidade de vivências de carreiras em interlocução com estudos de gênero, masculinidades e feminilidades, estabelecendo-se como objetivo geral desta tese compreender a construção de carreira na perspectiva de gênero e suas intersecções com outros marcadores sociais de diferença. Utiliza-se como campo de análise a carreira de comissárias e comissários de voo vivenciadas pela produção de gênero, masculinidades e feminilidades. A tese defendida é de que as carreiras, que fazem referência à dimensão passada, presente e futura de contextos individuais e coletivos, são inevitavelmente marcadas por gênero e se entrelaçam com outros marcadores sociais de diferença. Os movimentos articulados em contextos e espaços generificados expandem e limitam mobilidades profissionais, ao mesmo tempo em que produzem projetos de gênero emoldurados por masculinidades e feminilidades, negociadas e vivenciadas em metamorfoses. Considera-se que o estudo da carreira de comissárias e comissários oportuniza avanço teórico e alinha-se com gênero em perspectiva interseccional, tendo em vista o histórico da aviação e o estereótipo produzido e reproduzido de forma binária e heteronormativa. Para ancorar essa construção, a tese está dividida em quatro capítulos, em formato de artigos, além da trajetória epistemológica e metodológica da pesquisa(dora), introdu(imagina)ção, introdução e considerações finais. O primeiro capítulo objetiva mapear a produção científica em carreira e gênero, de 1945 a 2017, indexada na base de dados Web of Science (WoS). Apresenta o cenário da produção (estado da arte), aponta para as discussões que ampliam o entendimento de gênero, revelada pelas mudanças, a incipiência dos estudos brasileiros e da área de Administração e a hierarquia do Norte global na produção de conhecimento, denunciando a colonialidade das pesquisas de gênero. O segundo artigo argumenta teoricamente sobre os limites da mobilidade para mulheres em razão de fronteiras que engendram pontos de imobilidade, ancorados por relações socioculturais, políticas, organizacionais e biológicas. As dinâmicas de mobilidade direcionam as mulheres para labirintos que tensionam os limites das fronteiras móveis. O terceiro artigo discute a carreira genuinamente móvel e tradicionalmente feminina de comissárias e comissários de voo, ao analisar o(s) projeto(s) de gênero que emoldura(m) a profissão. A construção profissional em projeto(s) de gênero se dá em processo(s) de padronização generificada ou generificação padronizada que se inicia nos cursos de formação de comissárias e comissários e passa por negociações e metamorfoses. Por fim, o quarto artigo analisa as intersecções das (i)mobilidades de classe social, gênero e sexualidade na carreira de homens comissários de voo. A construção de diferentes formas de mobilidade dentro da aviação, ligadas a marcadores sociais de diferença e as relações entre as intersecções da mobilidade social, geográfica, de gênero e de sexualidade são destacadas. As interrelações entre essas mobilidades evidenciam a relevância da interseccionalidade na pesquisa em relações de trabalho e gestão de pessoas para vislumbrar a produção de diferença em grupos sociais que atuam em um mesmo campo profissional. As contribuições do conjunto de artigos, respondem ao objetivo geral e aos específicos, trazendo aportes à teoria que se intercruzam. De tal modo, a interdisciplinaridade proposta, por meio da aliança dos estudos de gênero com o olhar sociológico de interacionistas e demais autoras/es inspiradas/os por essa corrente, mostra-se potencial e corrobora avanços para o campo teórico. A multiplicidade de questões, conceitos e contradições que emergem na pesquisa com gênero é um dos principais limitadores e concomitantemente é uma fronteira aberta para a pluralidade de discussões.
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spelling Fraga, Aline MendonçaRocha-de-Oliveira, Sidinei2019-12-24T03:59:43Z2019http://hdl.handle.net/10183/203696001108896Carreiras compõem espaços históricos, dinâmicos e em processo de mudanças, assim como gênero. Dessa forma, a aproximação de ambos os campos permite múltiplas discussões. Com esse propósito, alia-se a abordagem teórico-empírica do interacionismo simbólico, a partir de Everett Hughes, com a teoria de gênero desenvolvida por Raewyn Connel. Considera-se a pluralidade de vivências de carreiras em interlocução com estudos de gênero, masculinidades e feminilidades, estabelecendo-se como objetivo geral desta tese compreender a construção de carreira na perspectiva de gênero e suas intersecções com outros marcadores sociais de diferença. Utiliza-se como campo de análise a carreira de comissárias e comissários de voo vivenciadas pela produção de gênero, masculinidades e feminilidades. A tese defendida é de que as carreiras, que fazem referência à dimensão passada, presente e futura de contextos individuais e coletivos, são inevitavelmente marcadas por gênero e se entrelaçam com outros marcadores sociais de diferença. Os movimentos articulados em contextos e espaços generificados expandem e limitam mobilidades profissionais, ao mesmo tempo em que produzem projetos de gênero emoldurados por masculinidades e feminilidades, negociadas e vivenciadas em metamorfoses. Considera-se que o estudo da carreira de comissárias e comissários oportuniza avanço teórico e alinha-se com gênero em perspectiva interseccional, tendo em vista o histórico da aviação e o estereótipo produzido e reproduzido de forma binária e heteronormativa. Para ancorar essa construção, a tese está dividida em quatro capítulos, em formato de artigos, além da trajetória epistemológica e metodológica da pesquisa(dora), introdu(imagina)ção, introdução e considerações finais. O primeiro capítulo objetiva mapear a produção científica em carreira e gênero, de 1945 a 2017, indexada na base de dados Web of Science (WoS). Apresenta o cenário da produção (estado da arte), aponta para as discussões que ampliam o entendimento de gênero, revelada pelas mudanças, a incipiência dos estudos brasileiros e da área de Administração e a hierarquia do Norte global na produção de conhecimento, denunciando a colonialidade das pesquisas de gênero. O segundo artigo argumenta teoricamente sobre os limites da mobilidade para mulheres em razão de fronteiras que engendram pontos de imobilidade, ancorados por relações socioculturais, políticas, organizacionais e biológicas. As dinâmicas de mobilidade direcionam as mulheres para labirintos que tensionam os limites das fronteiras móveis. O terceiro artigo discute a carreira genuinamente móvel e tradicionalmente feminina de comissárias e comissários de voo, ao analisar o(s) projeto(s) de gênero que emoldura(m) a profissão. A construção profissional em projeto(s) de gênero se dá em processo(s) de padronização generificada ou generificação padronizada que se inicia nos cursos de formação de comissárias e comissários e passa por negociações e metamorfoses. Por fim, o quarto artigo analisa as intersecções das (i)mobilidades de classe social, gênero e sexualidade na carreira de homens comissários de voo. A construção de diferentes formas de mobilidade dentro da aviação, ligadas a marcadores sociais de diferença e as relações entre as intersecções da mobilidade social, geográfica, de gênero e de sexualidade são destacadas. As interrelações entre essas mobilidades evidenciam a relevância da interseccionalidade na pesquisa em relações de trabalho e gestão de pessoas para vislumbrar a produção de diferença em grupos sociais que atuam em um mesmo campo profissional. As contribuições do conjunto de artigos, respondem ao objetivo geral e aos específicos, trazendo aportes à teoria que se intercruzam. De tal modo, a interdisciplinaridade proposta, por meio da aliança dos estudos de gênero com o olhar sociológico de interacionistas e demais autoras/es inspiradas/os por essa corrente, mostra-se potencial e corrobora avanços para o campo teórico. A multiplicidade de questões, conceitos e contradições que emergem na pesquisa com gênero é um dos principais limitadores e concomitantemente é uma fronteira aberta para a pluralidade de discussões.Careers are constructed in historical, dynamic and changing spaces, as well as gender. Thus, the approximation of both fields allows multiple discussions. For this purpose, the theoreticalempirical approach of symbolic interactionism, from Everett Hughes, is combined with the theory of gender developed by Raewyn Connel. Considered the plurality of career experiences in dialogue with gender studies, masculinities and femininities, and we establish as a general objective of this doctoral dissertation understanding of the construction of a career from a gender perspective and its intersections with other social markers of difference. It is used as a field of analysis the career of male and female flight attendants that is experienced by the production of gender, masculinities and femininities. The argument is that careers, which refer to the past, present, and future dimension of individual and collective contexts, are inevitably gendered and intertwined with other social markers of difference. Movements articulated in contexts and in gendered spaces expand and limit professional mobilities, while producing gender projects framed by masculinities and femininities, negotiated and experienced in metamorphoses. We considered that the study of the career of male and female flight attendants provides theoretic advance and aligns with gender in intersectional perspective, considering the history of aviation and the binary and heteronormative stereotype produced and reproduced. In order to anchor this discussion, the doctoral dissertation is divided into four chapters, as a collection of articles, in addition to the epistemological and methodological trajectory of the research(er), introduc(imagina)tion, introduction and conclusions. The first article aims to map career and gender scientific production from 1945 to 2017, indexed in the Web of Science (WoS) database. It presents the production scenario (state of art), points to discussions that broaden the understanding of gender, revealed by the changes, an incipience of Brazilian and management studies and the global North hierarchy in knowledge production, denouncing a coloniality of gender research. The second theoretically argues about the mobility limits for women due to boundaries that involve points of immobility, anchored in socio-cultural, political, organizational and biological relations. The dynamics of mobility direct women to labyrinths that tension the limits of mobile boundaries. The third discusses the genuinely mobile and traditionally female career of flight attendants to analyze the gender project(s) that frame the occupation. Professional construction in gender project(s) takes place in the process of gendered standards or standardized genderification that begins in the training courses and goes through negotiations and metamorphoses. Finally, the fourth paper explores the intersections of social class, gender, and sexuality (i)mmobilities in the career of male flight attendants. The construction of different forms of mobility within aviation, connected to social production of difference and the relationships between interfaces of social, geographical, gender and sexuality mobility are highlighted. The multiple relations between such mobilities call attention to the relevance of intersectionality in labor and human relations research in order to highlight the production of difference in social groups working in the same professional field. The collection of articles responds to the general and specific objectives by bringing forward intersecting theory suggestions. Thus, a proposal of interdisciplinarity studies, through the alliance of gender studies with the sociological eye of interactionists and other authors inspired by this current, shows the potential and corroborates the advances in the theoretical field. The multiplicity of questions, concepts and contradictions that arise in gender research is one of the main limitations and, concomitantly, it is an opening to the plurality of discussions.application/pdfporCarreira profissionalInteracionismo simbólicoGêneroCareerGenderMasculinitiesFemininitiesSymbolic interactionismCarreira de comissárias e comissários de voo : gênero, masculinidades e feminilidades a bordoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108896.pdf.txt001108896.pdf.txtExtracted Texttext/plain96064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203696/2/001108896.pdf.txtb45a156a2197811c85afa76eae6e02ecMD52ORIGINAL001108896.pdfTexto completoapplication/pdf1317880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203696/1/001108896.pdf37c84e508790020ab288058d75c99eb4MD5110183/2036962019-12-25 05:05:05.41073oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203696Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-25T07:05:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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