Gestão ambiental em instituições de ensino superior : o caso da Universidade Federal do Acre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Anajara Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180091
Resumo: A gravidade dos problemas ambientais exige o engajamento de vários setores da sociedade, principalmente, o da educação. As instituições de ensino superior devem atuar como protagonistas no combate aos impactos ambientais gerados pela sociedade. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo analisar a presença da gestão ambiental nas estruturas curriculares dos cursos de graduação, nas ações de extensão desenvolvidas, nos projetos de pesquisa e nas atividades operacionais realizadas no campus Rio Branco da Universidade Federal do Acre (UFAC), uma instituição de ensino superior localizada na região Norte do Brasil. Para atingir este objetivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dirigentes da IES, análise de documentos oficiais da instituição e observação assistemática nas dependências do campus. Esta análise também permitiu identificar os aspectos e impactos ambientais decorrentes das atividades desenvolvidas nos seguintes setores do campus: restaurante universitário, salas de aula e de atendimento administrativo, banheiros e laboratórios. Analisadas as condições vigentes, foram propostas ações visando a redução dos impactos ambientais identificados. Os dados coletados, analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, identificaram que, dos 33 cursos de graduação oferecidos pela UFAC, 75,76% deles apresentam alguma disciplina na sua estrutura curricular que aborda a temática ambiental Por outro lado, foram identificadas poucas ações de extensão e poucos projetos de pesquisa relacionados as questões ambientais do campus. Em 2017, entre as atividades operacionais, havia apenas uma ação institucionalizada de gestão ambiental, que se relacionava a distribuição de garrafas para substituir o uso dos copos descartáveis, ação que desde seu início não teve descontinuidade. A UFAC possui um Plano de Gestão de Logística Sustentável, porém ainda não foi aprovado e não foi iniciada a sua execução. Observou-se que, por falta de conhecimento dos dirigentes e de sensibilização de toda a comunidade universitária, a gestão ambiental na UFAC encontra-se em um estágio inicial, o que demonstra a importância da implantação de uma ferramenta que sistematize as ações de gestão ambiental envolvendo todo o campus, buscando reduzir os impactos ambientais gerados, evitar o desperdício de recursos e tornar esta IES um exemplo para a região Norte.
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Esta análise também permitiu identificar os aspectos e impactos ambientais decorrentes das atividades desenvolvidas nos seguintes setores do campus: restaurante universitário, salas de aula e de atendimento administrativo, banheiros e laboratórios. Analisadas as condições vigentes, foram propostas ações visando a redução dos impactos ambientais identificados. Os dados coletados, analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, identificaram que, dos 33 cursos de graduação oferecidos pela UFAC, 75,76% deles apresentam alguma disciplina na sua estrutura curricular que aborda a temática ambiental Por outro lado, foram identificadas poucas ações de extensão e poucos projetos de pesquisa relacionados as questões ambientais do campus. Em 2017, entre as atividades operacionais, havia apenas uma ação institucionalizada de gestão ambiental, que se relacionava a distribuição de garrafas para substituir o uso dos copos descartáveis, ação que desde seu início não teve descontinuidade. A UFAC possui um Plano de Gestão de Logística Sustentável, porém ainda não foi aprovado e não foi iniciada a sua execução. Observou-se que, por falta de conhecimento dos dirigentes e de sensibilização de toda a comunidade universitária, a gestão ambiental na UFAC encontra-se em um estágio inicial, o que demonstra a importância da implantação de uma ferramenta que sistematize as ações de gestão ambiental envolvendo todo o campus, buscando reduzir os impactos ambientais gerados, evitar o desperdício de recursos e tornar esta IES um exemplo para a região Norte.The seriousness of environmental problems requires the engagement of various sectors of society, especially education. Higher education institutions should act as protagonists in combating the environmental impacts generated by society. Thereby, the present study aims to analyze the presence of environmental management in the curricular structures of undergraduate courses, in the extension actions developed, in the research projects and in the operational activities carried out at the Rio Branco campus of the Federal University of Acre (UFAC), a higher education institution located in the northern region of Brazil. To achieve this objective, semi-structured interviews were conducted with HEI leaders, analysis of official institution documents and non-systematic observation on campus premises. This analysis also allowed to identify environmental aspects and impacts resulting from the activities carried out in the following sectors of the campus: university restaurant, classrooms and administrative service, restrooms and laboratories. Analyzed the current conditions, actions were proposed to reduce the identified environmental impacts. The data collected, analyzed through the content analysis technique, identified that of the 33 undergraduate courses offered by UFAC, 75.76% of them present some discipline in their curricular structure that addresses the environmental theme On the other hand, few extension actions and few research projects related to campus environmental issues were identified. In 2017, among the operational activities, there was only one institutionalized action of environmental management, which is related to the distribution of bottles to replace the use of disposable cups, an action that from the beginning did not have discontinuity. UFAC has a Sustainable Logistics Management Plan, but it has not been approved yet and its execution has not been initiated. It was observed that, due to the lack of knowledge of the leaders and the awareness of the entire university community, environmental management at UFAC is at an early stage, which demonstrates the importance of the implementation of a tool that systematizes environmental management actions involving the entire campus, seeking to reduce the environmental impacts generated, avoid wasting resources and make this HEI an example for the Northern region.application/pdfporGestão ambientalInstituições de ensino superiorHEIUFACEnvironmental impactsGestão ambiental em instituições de ensino superior : o caso da Universidade Federal do Acreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001070175.pdf001070175.pdfTexto completoapplication/pdf3000001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180091/1/001070175.pdfa7803afe90ddbc83a75d1eb30bd93c97MD51TEXT001070175.pdf.txt001070175.pdf.txtExtracted Texttext/plain207740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180091/2/001070175.pdf.txt782a0dde917b56616ebf157f22621b8bMD5210183/1800912018-07-06 02:26:45.625997oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180091Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-07-06T05:26:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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